Seu navegador não suporta Javascript.


Em Agricolândia tem mais mulheres do que homens

29/06/2011 - 10h03min
ampliar Em Agricolândia tem mais mulheres do que homens Em Agricolândia tem mais mulheres do que homens

Eu Maurício Alves estava navegando pela internet quando achei esses dados bem interessantes sobre a nossa cidade, nestas informações fatos curiosos daqui da cidade vejam :


Domícilios ocupados em Agricolândia: 1.527


Crescimento populacional em Agricolândia na última década: -4,23% 


População em Agricolândia: 5.114 


População masculina em Agricolândia: 2.467(Quantidade de homens em Agricolândia) 


População feminina em Agricolândia: 2.647(Quantidade de mulheres em Agricolândia) 


Em Agricolândia existem 1.07 mulheres para cada homem 


Em Agricolândia existem 0.93 homens para cada mulher 


População urbana em Agricolândia é de: 3.617 e representa 70,7% da população de Agricolândia


População rural em Agricolândia é de: 1.497 e representa 29,3% da população de Agricolândia 


Em Agricolândia 48,2% são homens 


Em Agricolândia 51,8% são mulheres 


Em Agricolândia existem mais mulheres do que homens


Fonte: Brasilogenial.com





TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

O site agricolandianews.com parabeniza o Vereador Mailson de Monsenhor Gil

29/06/2011 - 09h57min
ampliar Vereador Mailson de Monsenhor Gil Vereador Mailson de Monsenhor Gil

Na ultima segunda feira (27/07) o vereador Mailson de Monsenhor Gil reuniu amigos e familiares em sua casa em Teresina para comemorar a passagem de aniversario.


Estavam presente amigos e familiares de Monsenhor Gil e os Agricolândanses Walter Alencar, Dr Jose Alberto, Eduardo, Luizão, Anízio, Silva, Pirricha, Zé Donila e Claudio.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Do inferno aos céus, a saga do prefeito João de Deus

29/06/2011 - 09h15min
ampliar Prefeito João de deus Prefeito João de deus

Há quase um ano, o Prefeito João de Deus deu um “basta” na interferência exercida em sua administração pelo ex-prefeito Dr. Barradas e esposa. Para muitos, tarde demais! Foi quando João de Deus se deu conta do tamanho estrago em que ficaram as finanças da Prefeitura. Foram tantos os desvios praticados pelo ex-gestor, em cumplicidade com sua esposa e uma cambada de assessores infiltrados em todas as secretarias, que praticamente quebraram a prefeitura financeiramente.


Foi preciso um ano de duro trabalho para que João de Deus conseguisse tirar a prefeitura do mar de lama em que se encontrava: contas atrasadas, convênios sem prestação de contas, sumiço de documentos e notas ficais importantes, cheques sem fundos, contas de telefones celulares de toda família Barradas e assessores pagos com verbas públicas, empréstimo pessoais debitados da conta municipal, e muitos outros fatos vergonhosos.


A prefeitura ficou impossibilitada de celebrar qualquer convênio e receber repasses de verbas, por estar mais suja do que “pau de galinheiro”, com perdão da expressão. Neste período, o povo perdeu mais de R$ 1 Milhão em investimento não realizados em Agricolândia. O ex-gestor Barradas deixou diversas obras inacabadas, mas amealhou um patrimônio invejável, adquirido durante oito belos anos (para se próprio) que passou na Prefeitura.


João de Deus foi abandonado por muitas lideranças políticas, parte de sua familia, ninguém queria fica ao seu lado como se portasse uma grave doença contagiosa. Boatos afirmando que seria preso e que a vice assumiria a prefeitura circularam pela cidade. O chamaram de louco, que deveria voltar a Brasília de onde nunca deveria ter vindo e diziam que ele não se elegeria mais nem para presidência do CSA.


Mas João de Deus se manteve sereno, calmo (embora enfermo) e começou a juntar os cacos que deixaram a prefeitura e ajustar sua equipe, com erros e acertos, mas foi essa equipe que arregaçou as magas e tirou a prefeitura do buraco no qual se encontrava. João de Deus foi obrigado a ficar ausente da cidade na maioria dos dias da semana, no calvário da busca de apoios políticos, financiamentos e renegociação de dívidas, com o objetivo de tirar a prefeitura da inadimplência.


Depois de um ano conseguiu, graças a determinação, a coragem, força e humildade de quatro pessoas especiais, que se mantiveram firmes e coesas nessa transição, são responsáveis por esta reviravolta: Dr. Raimundo, Drª  Heleni, Maria de Jesus (Nen Nen) e, claro, a primeira dama Rejane Ribeiro, que dividiu-se entre a família e os problemas de Agricolândia.


Hoje João de Deus, é um vitorioso, esbanjou popularidade em todos os festejos dos bairros de Agricolandia. Cogita-se ser um forte candidato à reeleição, tem o apoio da maioria dos vereadores, inclusive do grupo que fez oposição na ultima eleição! E agora, todos querem aparecer ao seu lado, como dizem os jovens “tá bem na fita”, e até o Padre Carvalho anda a sua procura.


Temos ainda a informação, colhida junto a assessores e secretariado, que o Prefeito João de Deus em breve estará anunciando inúmeras obras de grande porte para Agricolândia.


Vamos aguardar, torcendo para que tudo continue dando certo! O povo de Agricolândia não merece mais ser abandonado por gestores sem compromisso.





Policia prende 4 traficantes com aproximademente 200 pedras de Crack

28/06/2011 - 17h56min
ampliar Policia prende 4 traficantes com aproximademente 200 pedras de Crack Policia prende 4 traficantes com aproximademente 200 pedras de Crack

O serviço de inteligência da policia da secretaria de justiça no comando do Tenente Suediney e do soldado Edimar juntamente com o GPM de Agricolândia os Soldados Paulo, Gonçalo, Monteiro Odvaly e Franco, prenderam 04 traficantes com Crack. A Policia estava a procura do foragido Jonh Barbosa que havia cometido um delito a cerca de uma semana, o foragido foi encontrado em Agricolândia com mais 3 comparsas Fernando Paz, Carlos Rodrigues e Wesley Bruno embalando pedras de Crack, a droga apreendida esta avaliada em mais de mil reais e daria aproximadamente 200 pedras depois de embaladas, ainda foi encontrado aparelhos celulares e dinheiro. Os 04 homens foram encaminhado para a delegacia da cidade de Água Branca.


Fonte: 180graus.com/agricolandia





Fazendo a diferencia

28/06/2011 - 09h14min
ampliar Arthur Teixeira Arthur Teixeira

Meu falecido tio Júlio sempre contava esta estória para sobrinhos e netos, em nossa tenra infância:

“Um ancião caminhava pela praia, nos primeiros momentos do amanhecer, observando as estrelas do mar que jaziam por toda extensão da praia, lá depositadas pela maré alta da noite anterior. No sentido oposto, caminhava um menino com não mais de dez anos vividos, que colhia aleatoriamente algumas estrelas e atirava-as de volta ao mar.

_ O que está fazendo? – indagou-lhe o velho homem.
Com a pureza típica das crianças, o menino respondeu:

_ Estou salvando-lhes a vida, pois quando o sol se fizer alto, todas morrerão...

_ Mas são dezenas de milhares e o máximo que você conseguirá recolher não atingirá uma centena...
De pronto o menino finalizou, continuando a caminhar e recolher estrelas:

_ Mas para estas, eu farei a diferença...
O ancião continuou sua caminhada, pensativo, e, após alguns passos, começou a recolher e atirar estrelas ao mar.”

Confesso que no começo não entendia bem a moral desta estória, mas com a vida adulta veio a compreensão. É cômodo nos trancarmos em nós mesmos e acharmos que o problema dos outros realmente é dos outros e nada podemos fazer. Falta solidariedade e consciência social em nossos atos, no nosso dia a dia.

Alimentar quem não tem nada para comer, orientar uma adolescente ou ensinar um adulto a ler e escrever, não vai acabar com a fome, com a gravidez precoce ou com o analfabetismo no Brasil, nem sequer em nossa comunidade. Mas, se quem dispõe de um pouco de tempo, ou um pouco de recurso financeiro, ajudar no que pode alguém que está precisando, certamente teremos uma sociedade mais justa e igualitária. Ajudar não é ser paternalista. Ajudar é apontar o caminho, orientar, informar.

Na última sexta feira, a Câmara de Vereadores de minha cidade honrou-me em aprovar, por unanimidade, a minha indicação para concessão do título de Cidadão Agricolandense pelos relevantes serviços sociais por mim prestados à nossa comunidade. Por estes mesmos serviços sociais, a Administração Pública, a qual estou vinculado, insiste em processar-me.

Sendo os vereadores os mais próximos representantes do povo, acredito estar havendo algo estranho na distância entre os anseios populares e os dogmas do Serviço Público. Mas prefiro continuar ajudando efetivamente meus vizinhos, ao invés de passar o ano inteiro pisoteando o pessoal da faxina em meu local de trabalho e, no Natal, entrar em um rateio para presenteá-los com uma cesta básica mixuruca que não custará 1% do meu salário. E depois ir dormir tranqüilo, acreditando ser o mais justo dos justos...

*Arthur Teixeira Junior é articulista e escreve para o GP1

Moradores revitalizam praça

28/06/2011 - 08h47min
ampliar Moradores revitalizam praça Moradores revitalizam praça

Algumas moradoradoras do povoado resolveram agir de boa fé, plantando mudas de diversas plantas, dando a praça  a visibilidade que a praça merece, a praça foi construida com benéficio através da Associação de Moradores, atráves da presidente do bairro a dona Rosa Camilo, que desde de que foi construida vem ajudando no conforto dos moradores e de principalmente quem visita as missas da Igreja de Santa Terezinha, póis antes era muita areia em frente a mesma.Parabéns por essa ação do bem.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Arthur Teixeira Junior, agora é agricolandense

28/06/2011 - 08h36min
ampliar Arthur Teixeira Arthur Teixeira

Arthur Teixeira Junior recebeu na ultima sessão da Câmara dos Vereadores a concessão do Título de Cidadão Agricolandense, em reconhecimento pelos relevantes serviços assistenciais e informativos prestados aos Agricolandeses.


Parabèns!

Confira mais fotos do Arraia da Pingaio

28/06/2011 - 07h59min
ampliar Confira mais fotos do Arraia da Pingaio Confira mais fotos do Arraia da Pingaio

Veja mais fotos!

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

De volta ao trabalho

28/06/2011 - 01h12min
ampliar Edith Alencar Presidente da Câmara dos Vereadores Edith Alencar Presidente da Câmara dos Vereadores

Depois de dois meses sem sessões na Câmara, na noite de sexta-feira 24/06 finalmente os vereadores de Agricolândia resolveram trabalhar. Estavam presentes 8 dos 9 vereadores, com a ausência somente da vereadora Neuma, falta justificada por problemas de saúde.

Após a leitura da ata anterior, foram lidos e aprovados os requerimentos e projetos de Lei apresentados pelos vereadores, com destaque a concessão do Titulo de Cidadão Agricolandense ao Sr. Arthur Teixeira Junior (solicitado pelo vereador Walter Alencar), Projeto de Lei para criação do Conselho Municipal da Juventude e Projeto de Lei pra leiloar o veículo Gol da Câmara, considerado um bem imprestável e que foi transformado em sucata (estes apresentados pela presidente vereadora Edith Alencar). Já o vereador Manoel Roseno solicitou que fosse dado o nome de Raimunda Vieira do Nascimento (Raimunda Preciano) à Sala de Parto da Unidade Mista de Saúde de Agricolândia, bem como o nome Manoel Leonardo dos Santos para o logradouro que inicia na Rua João de Sousa Barros ligando-a a Av. Nossa Senhora da Conceição, no bairro Baixa.

Já no momento reservado para pronunciamentos dos vereadores, o vereador Walter Alencar anunciou que ira afastar-se por 90 dias e justifica seu requerimento de concessão do Título de Cidadão Agricolandense ao Sr. Arthur Teixeira Junior pelos relevantes serviços assistenciais e informativos prestados aos Agricolandeses pelo homenageado.

O vereador Manoel Roseno, no uso da palavra, justificou que seus requerimentos são de suma importância para reconhecimento dos trabalhos prestado ao povo de Agricolândia por aqueles homenageados, e que seu trabalho estava sendo atrapalhando pela ausência de seus colegas vereadores nas sessões. Salientou que nunca faltou injustificadamente, diferentemente de muitos outros vereadores. Neste momento, o vereador Braga, visivelmente transtornado e com sinais de embriaguês, interrompeu o pronunciamento, questionando o porquê de tantos requerimentos, já que o Prefeito não atende a nenhum pois não estaria “nem aí” para a Câmara, que o único requerimento que atendeu foi do vereador Gilvan para fazer um serviço com utilização das máquinas do ex-prefeito Dr. Barradas e alertou ao vereador Manoel Roseno para não mais citar seu nome, que tudo aquilo era uma palhaçada e aquela Casa tornou-se uma “casa de fofoca”. Em seguida, surpreendentemente, retirou-se da Câmara, em ato que foi acompanhado pelo vereador Nilo, que alegou não aceitar ser cobrado já que não seria obrigado a ir às Sessões, ambos mostrando o total desinteresse aos trabalhos realizados na Câmara.

A Presidente da Casa Edith Alencar repudiou informação publicada por um site de notícias da cidade, que informava que “o Prefeito João de Deus construirá alguns redutores de velocidade ao longo da Avenida Hugo Napoleão a pedido do Secretário Municipal de Educação”.  Lembrou que há dois requerimentos no mesmo sentido, um dela e o outro do vereador Manoel Roseno, datados de fevereiro de 2009 com idêntica solicitação ao Prefeito, incluindo a construção de redutores de velocidades em outros locais, fato que mostra um descaso por parte do Poder Executivo para com a Câmara.

Caldiney “PC” usou a tribuna para justificar suas faltas aos trabalhos na Câmara.

Luzete Santos pediu mais união entre os vereadores e solicitou à Presidente da Casa para que marcasse uma reunião entre todos os vereadores para que pudessem chegar a um consenso, objetivando que os trabalhos sejam realizados com tranqüilidade.

Com a ausência dos vereadores Braga e Nilo, ficou prejudicada a votação da Lei de Diretrizes Orçamentária para 2012, que era de extremo interesse do prefeito e de toda a população, ficando a votação prevista para julho. O vereador Manoel Roseno, que havia, na primeira sessão, pedido “vistas” ao Projeto, manifestou-se a votar a favor da aprovação do mesmo na segunda sessão.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Lixo Hospitalar jogado na rua.Flagrei e clickei

27/06/2011 - 11h52min
ampliar Lixo Hospitalar jogado na rua.Flagrei e clickei Lixo Hospitalar jogado na rua.Flagrei e clickei

 


Gostaria de falar sobre a minha insatisfação e de muitos cidadãos Agricolandenses.Indo para a minha residência no povoado Buraco D'água, pela avenida Hugo Napoleão, a mesma avenida em que está situado o Hospital Municipal da cidade, a população podem observar a presença constante de lixo hospitalar e lixo domestico que cai do caminhão responsável pela coleta,no asfalto na avenida em sentido ao Povoado Buraco d’água. Atraindo insetos e pondo em risco a saúde de quem está próximo.


A quem mais se deve recorrer? A direção do hospital? Não, deve-se recorrer ao motorista do caminhão que transporta esse lixo, pois quando cai um saco ou coisa qualquer ele não para o veiculo para os trabalhadores recolher.


 

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

O carro da Câmara de Agricolândia será leiloado

27/06/2011 - 11h44min
ampliar O carro da Câmara de Agricolândia será leiloado O carro da Câmara de Agricolândia será leiloado

 


Na noite 06/09/2009 domingo véspera do feriado de 7 de setembro,  o vereador Caldinei conhecido como PC, se envolve em um acidente com o carro GOL placa LVK 1458 que é era pra ser usado em serviço da Câmara Municipal de Agricolândia, na BR316 próximo a placa Tele Brita já no município da Lagoa de São Francisco. O patrimônio do povo ficou totalmente destruído e o dinheiro arrecadado no leilão será invertido na câmara.

Os Vereadores aprovaram o requerimento apresentado pela Presidente da Câmara Edith Alencar, onde requereu do parlamento a autorização para leiloar o que resta do Carro Gol placa LVK 1458 adquirido pela Câmara, o referido requerimento foi aprovado por todos os vereadores presentes.


 

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Confira algumas fotos do Arraiá da Pingaio

27/06/2011 - 11h37min
ampliar Confira algumas fotos do Arraiá da Pingaio Confira algumas fotos do Arraiá da Pingaio

É durante o mês de junho que milhões de pessoas se divertem com as festas de São João. Algumas delas são simples, comemoradas em arraiais formados por bairros ou escolas, quem nunca dançou quadrilha na escola? Outras são maiores, chegando a mobilizar cidades inteiras e reunir mais de 1 milhão de visitantes. Pequenas ou grandiosas, em todas a fórmula é única: muito forró, quadrilhas, brincadeiras e guloseimas de fazer qualquer um babar. E em Agricolândia aconteceu no ultimo sábado dia 25 de junho o 5º Arraia do Pingáio, confira algumas fotos.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Dia 02 de Julho tem Laser Som em Agricolândia na Faculdade Eventos

27/06/2011 - 11h34min
ampliar Dia 02 de Julho tem Laser Som em Agricolândia na Faculdade Eventos Dia 02 de Julho tem Laser Som em Agricolândia na Faculdade Eventos

Neste sábado na Faculdade Eventos tem o baile de abertura das férias com o pancadão "Lazer Som" de volta a Agricolândia, só lembrando que as mulheres até 23:00h não pagar a entrada delas até este horário vai ser 0800. Mauricio Alves estará presente clikando a galera para aparecer aqui no Agricolandianews e portal Meionorte.

Comunicado aos Estudantes de Agricolandia

26/06/2011 - 21h27min
ampliar Comunicado aos Estudantes de Agricolandia Comunicado aos Estudantes de Agricolandia

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) comunicam que as matrículas para os alunos dos cursos técnicos subseqüentes à distância de Administração e Informática, das cidades de Água Branca e Castelo do Piauí, serão realizadas entre os dias 27 a 01 de julho do corrente ano.

Em Água Branca, as matriculas acontecem na sede da Supervisão de Ensino, das 9h às 17h. Em Castelo do Piauí, as matriculas podem ser feitas no pólo da Universidade Aberta do Brasil. 

A Unidade de Ensino Técnico Profissional da SEDUC informa ainda que os alunos deverão levar todos os seus documentos pessoais, incluindo certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração comprovando sua freqüência no último ano do Ensino Médio.

A aula inaugural será no dia 07 de agosto de 2011, às 19h, nas sedes de cada município.


Autor: Ascom

Ex-prefeito é condenado por desvio de verbas

24/06/2011 - 13h54min
ampliar Valdemar dos Santos Valdemar dos Santos


De acordo com a denúncia, o gestor desviou R$ 129.010,23 (cento e vinte e nove mil, dez reais e vinte e três centavos), valor recebido pelo Município, através do Convênio nº 356/96 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- FNDE. Além de elaborar termo de aceitação de obras ideologicamente falso, no qual afirmava que as obras foram consideradas conclusas.

O objetivo do Convênio era a aquisição de equipamentos para 4 (quatro) salas de aula, na substituição de equipamentos em 16 (dezesseis) outras, na reforma de 22 (vinte e duas) unidades de ensino e finalmente, na ampliação de 4 (quatro) escolas, mas que de acordo com relatório de inspeção realizada in loco, pelo Ministério da Educação, o projeto não foi realizado em razão de saque integral dos recursos.

Com base nesses fatos, a juíza federal Marina Rocha Cavalcanti Barros Mendes, da 5ª Vara Federal, condenou o ex-gestor a 4 anos de reclusão, sendo de 2 anos e 6 meses de reclusão e a inabilitação pelo prazo de 5 anos, ao exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, pelo desvio da verba (crime do art. 1º, inciso I, do DL 201/67) e a 1 ano e 4 meses de reclusão e a 30 dias-multa no valor de 1/10 do salário mínimo da época, pela falsificação de documento (crime do art. 299, parágrafo único, CP).

A pena privativa foi convertida ao pagamento de prestação pecuniária, no valor de 5 (cinco) salários-mínimos, a ser destinada a instituição a ser designada pelo juízo da execução; uma pena de prestação de serviços à comunidade ou entidade pública, também a ser definida, devendo cumprir as tarefas à razão de uma hora de trabalho por dia de condenação, durante período não inferior à metade da pena privativa de liberdade aplicada. Com informações do MPF-PI

Atualmente o ex-prefeito Valdemar dos Santos é administrador do diretório regional do PMDB no Piauí, comandando as funções administrativas e financeiras do partido do qual o presidente é o deputado Marcelo Castro.


Fonte:GP1.com.br

Hoje André está de aniversário

24/06/2011 - 08h49min
ampliar Hoje André está de aniversário Hoje André está de aniversário


Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 


Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. 


Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. 


Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. 


Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. 


É ser grato, reconhecido, forte, destemido. 


É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; 


Parabéns a você nesse dia tão grandioso.


Confira os clicks da galera que compareceu ao show da Banda Amor Bandido

24/06/2011 - 08h43min
ampliar Confira os clicks da galera que compareceu ao show da Banda Amor Bandido Confira os clicks da galera que compareceu ao show da Banda Amor Bandido

Ontem aconteceu o show da Banda de forró Amor Bandido, eu Maurício Alves fiz alguns clicks e que você confere agora.


 


E hoje dia 24 tem a apresentação da banda Tatuagem direto de Fortaleza.


 


 

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Criança bebe água sanitária e passa mal em Agricolândia

23/06/2011 - 11h38min
ampliar Criança bebe água sanitária e passa mal em Agricolândia Criança bebe água sanitária e passa mal em Agricolândia

Uma  criança de aproximadamente dois anos de idade filha da senhora Adriana ,que reside na localidade Buraco D’água foi encaminhada ao hospital de Teresina hoje por voltas das 10:00 da manhã, a criança supostamente ingeriu água sanitária e ao perceber isso, a mãe da criança entrou em desespero e procurou ajuda de vizinhos para levá-la ao hospital de Agricolândia, que resolveram levar a criança para Teresina.


A criança já encontra-se em sua residência e graças a Deus passa bem, um susto em todos da comunidade.


 


 

Animais soltos na avenida de Agricolândia

23/06/2011 - 11h23min
ampliar você de Agricolândia já deve ter visto essa cena você de Agricolândia já deve ter visto essa cena

Uma cena que já faz parte do cenário das ruas e Avenida de Agricolândia são os animais soltos, vagando tranquilamente sem rumo e pondo em risco a vida dos motoristas de toda espécie de veículos (autos, motos, etc.) e pedestres como um todo. Este é um problema muito sério e deixa os habitantes das Cidades e os usuários das estradas indignados por não terem como se livrarem destes perigos que poderão lhe ocasionar a perda das suas vidas e de terceiros.


Este problema deveria ser um assunto para a Saúde, Segurança e outros órgãos públicos, pois estes animais, na maioria das vezes, eqüinos e bovinos trafegam livremente pelas ruas e avenida, durante o dia ou em ambientes sem iluminação, acarretando acidentes e sempre com vítimas fatais.


Esta é uma situação de difícil solução, pois não existe nenhuma punição para os proprietários de animais criados soltos e que fazem das ruas as suas moradias e lazer, pondo em risco a vida de todos. 


 


zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Corpus Christi 23 de Junho

23/06/2011 - 09h16min
ampliar Corpus Christi 23 de Junho Corpus Christi 23 de Junho

Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue (O Catolicismo declara que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus).


A seguir, veja como se iniciou esta comemoração:


A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de “contemplar” as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à igreja mais “verem” a hóstia do que para participarem efetivamente da eucaristia.


A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.


A todos um Feliz Feriado…


 


 

EnqueteVocê é a favor ou contra da Lei da Ficha Limpa para nosso municipio. Vote SIM P/ a favor e NÃO P/ contra.

Auditado por Google Analytics