Seu navegador não suporta Javascript.

Notícia Destaque: Entrevista com prefeito Walter Alencar

09/04/2015 - 09h45min
ampliar Entrevista com prefeito Walter Alencar Entrevista com prefeito Walter Alencar

O site da verdade,  agricolandianews.com, sai na frente em busca de uma entrevista exclusiva com o Prefeito Walter Alencar em busca de informações sobre investimentos, coligaç...
Leia a matéria completa



Prazo para fazer o recadastramento do Bolsa Família encerra na sexta feira 12

08/12/2014 - 13h41min
ampliar Prazo para fazer o recadastramento do Bolsa Família encerra na sexta feira 12 Prazo para fazer o recadastramento do Bolsa Família encerra na sexta feira 12

As famílias beneficiárias do Bolsa Família em Agricolandia que ainda não fizeram o recadastramento e correm risco de perder o benefício. O prazo para os beneficiários regularizarem a situação encerra na sexta-feira (12).O coordenador estadual do Bolsa Família, contou que as informações contidas no cadastro também servem para outros benefícios do governo federal.

“Quem não fizer o recadastramento pode perder o Bolsa Família e estará impossibilitado de ter outros benefícios como o Minha Casa Minha Vida, isenção em taxas de concurso, redução nas tarifas de energia elétrica”, citou.

 “A partir deste processo, podem conseguimos identificar as pessoas que melhoraram de vida e que não se enquadram no perfil do programa, isso possibilita que novas pessoas sejam beneficiadas”.

Para fazer a atualização dos dados é necessário que o beneficiário procure o Centro de Referencia da Assistência Social (Cras) e apresente a documentação pessoal e das pessoas que residem na casa. Também é necessário apresentar comprovante de residência no momento do recadastramento.





TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

Café, melancia, chocolate e muita pimenta

02/12/2014 - 13h45min
ampliar Café, melancia, chocolate e muita pimenta Café, melancia, chocolate e muita pimenta



 


Um evento tradicional que ocorre (ou ocorria) no início dos festejos nos bairros de Agricolândia é o café da manhã que o prefeito oferece, marcando assim o inicio dos festejos.


No inicio eram uma multidão, uma atração à parte, mas hoje não tem mais aquele atrativo perante as comunidades locais. O exemplo desta decadência foi o café da manhã do bairro “Baixa” ocorrido do último sábado, que sempre foi um dos mais tradicionais mas que neste ano foi uma negação de público, uma total falta de organização, literalmente, pois parte significativa do grupo de organizadores sequer compareceu ao evento.


Segundo relatos de alguns membros do grupo organizador do café da manhã, já não agüentam mais serem tratados com brutal grosseria pelos secretários e organizadores   do  prefeito. Alguns dos mais atuantes organizadores já se afastaram do grupo, pois, assim como parte da população, já foram humilhados e postos fora das filas por esses ditos “Secretários e Organizadores”, que são mais conhecidos como leões de chácara por sua truculência e falta de habilidade com a população da cidade e eleitores do prefeito.


Grande parte dos moradores do bairro “Baixa” se recusou a participar do café, simplesmente por temerem ser destratados pelos secretários e organizadores do prefeito.


A rapidez com a qual colocaram a mesa foi a mesma com a qual a desfizeram, deixando assim muitos sem possibilidade de degustarem o café, já que um grupo do dito “primeiro escalão”, como abutres esfomeados, esperavam afoitos para levarem aquilo que sobrou. Mas, cabe aqui uma pergunta: o evento não era para comunidade local, patrocinada com recursos públicos, ou era somente para uns poucos privilegiados?


Certo mesmo é que o site da verdade vem sempre denunciando tais fatos e se o prefeito e a primeira dama não controlarem com urgência o que seus assessores estão fazendo com seus eleitores, em um futuro próximo em vez de “paizim” pode aparecer uma “mãezinha”.


Meu Avô já dizia, o pior cego é aquele que não quer ver!


 


MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Festival de Artes e Culturas no CETI João Ferry

27/11/2014 - 17h13min
ampliar Festival de Artes e Culturas no CETI João Ferry Festival de Artes e Culturas no CETI João Ferry

O festival de artes e cultura do  Centro de Ensino em Tempo Integral - CETI João Ferry movimentou toda a comunidade escolar durante os dias 26 e 27 ouve exposição dos trabalhos feitos pelos alunos como cartazes, maquetes e demais itens no CETI, representando os países da América Latina, "A magia da Cultura Latino Americana".


A culminância do festival acontece nesta sexta-feira com várias apresentações que acontece na Quadra de Esportes Tenente Chico Preto, a partir das 19:00hs onde os alunos irão apresentar uma série de ritmos comum a cada país da América  Latina.


por Edivania Albuquerque

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Confira os clicks da 1º Trilha de Miguel Leão

27/11/2014 - 16h03min
ampliar Confira os clicks da 1º Trilha de Miguel Leão Confira os clicks da 1º Trilha de Miguel Leão

1º trilha de Miguel leão foi um grande show de velocidade e adrenalina aconteceu no dia 23 de novembro no poliesportivo de Miguel Leão com a participação de varios motoqueiros da região do medio parnaiba com a organização do Manoel da moto serra 


Confira os clicks 


por Edivania Albuquerque




Neste sábado na abertura dos festejos do bairro Francisco Filho realizará louvo

27/11/2014 - 15h55min
ampliar  Neste sábado na abertura dos festejos do bairro Francisco Filho realizará louvo Neste sábado na abertura dos festejos do bairro Francisco Filho realizará louvo

 A Comunidade Kyrios juntamente com toda a comunidade católica de Agricolândia, realizará no dia 29 deste mês um grande momento de louvor e adoração ao Senhor na abertura dos Festejos da Imaculada Nossa Senhora da Conceição, no bairro Baixa.então não fique de fora desse show de bençãos será uma noite muito abençoada com a precença do ilustre Missionário Católico Francisco Filho  juntamente com o Maestro Júlio vindo diretamente de Brasilia -DF. 


 


por Edivania Albuquerque

O prefeito Walter Alencar convida a todos para um grande café da manha

27/11/2014 - 15h36min
ampliar O prefeito Walter Alencar convida a todos para um grande café da manha O prefeito Walter Alencar convida a todos para um grande café da manha

O prefeito Walter Alencar e a primeira dama Kelly Alencar convida a todos os Agricolandenses para o grandioso café da manha na abertura dos festejos da Imaculada nossa senhora da Conceição no bairro baixa que será no dia 29 de novembro 


 desde já o prefeito e a primeira dama agradece a precença de todos 






por Edivania Albuquerque

Réveilon do Marcio em Agricolandia vai ser show

25/11/2014 - 23h17min
ampliar Réveilon do Marcio em Agricolandia vai ser show Réveilon do Marcio em Agricolandia vai ser show

O Marcio convida a todos para seu grande 3º Reveillon na cidade de Agricolandia na terra do nunca que começará apartir das 22:00 horas com varias atrações para animar a todos então voce não pode ficar de fora do melhor reveillon da cidade de Agricolandia no evento haerá também um bingo de um para voce entra o ano novo com mais felicidades então não esqueça que o melhor reveillon de agricolandia é o Reveillon do Marcio Na terra do nunca.


Tudo 0800.



Organização Marcio Freire

Eleição para presidência da câmara dos vereadores

21/11/2014 - 20h55min
ampliar Eleição para presidência da câmara dos vereadores Eleição para presidência da câmara dos vereadores

Eleição para Presidência da Câmara dos Vereadores - biênio 2015/2016,  a sorte está lançada.


O site agricolandianews.com, através de informações de fonte estritamente confiável, vem colocar a disposição dos seus internautas que a disputa para a Presidência da Câmara já começou, o vereador Silva Neto já se lançou oficialmente sua candidatura, já o vereador Presley trabalha nos bastidores com o seu pai em busca de apoio e o vereador Luizão em espera do apoio do prefeito.


Essa disputa vai ser boa, até porque são três candidatos da base do prefeito, sabe-se que o atual presidente vereador Jocione, foi uma indicação de acordo político feita na campanha eleitoral. Diga-se de passagem, com apoio unanime de todos os vereadores da base do prefeito. Já nesse biênio, haverá eleição o quer torna as coisas totalmente diferenciadas.


Seria interessante que a casa resolvesse essa pendenga interna, até porque são três candidatos de sua base e de sua confiança e com isso o mesmo não se desgastaria com os outro demais vereadores, o mesmo só poderá apoia-lo um vereador, nesse caso são seis vereadores e só é preciso cinco votos para eleger o presidente.


O site agriclandianews.com procurou falar com prefeito, “Só falo desse assunto no final do ano”, disse o prefeito Walter Alencar.


Quem viver vera!

O fim de semana começou com chuva na cidade de Agricolândia

21/11/2014 - 19h07min
ampliar O fim de semana começou com chuva na cidade de Agricolândia O fim de semana começou com chuva na cidade de Agricolândia

Essa Sexta-feira (21), começou com chuva na cidade de Agricolândia, como podemos ver nessas imagens, a cidade amanheceu com uma agradável chuva fina para amenizar o calor que tem feito nesses meses sem registro de chuva na cidade e na região.


Existe registro de chuva em outros municípios do Piaui.

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Bandidos roubam moto em Agricolândia

21/11/2014 - 19h01min
ampliar Bandidos Roubam Moto em Agricolândia Bandidos Roubam Moto em Agricolândia

Na noite  desta quarta-feira (19), homens armados, tomaram de assalto na cidade de Agricolândia uma motocicleta Bros 150cc, cor branca, de placa PIF 4995. 


Segundo informações passadas pelo proprietário a polícia, o mesmo estava em frente ao posto de saúde da localidade Pitombeira quando dois ocupantes do carro modelo siena cor vermelha parou, os elementos já desceram e já renderam a vítima e conta que não esboçou nenhuma reação.


Após o assalto a vítima faz o seguinte apelo em sua rede social: "ae gente passando aqui pra dizer que fui roubado quarta-feira por volta das 22:00 horas, roubarão uma moto Bros branca placa PIF 4995, qualquer informação entra em contato (86) 9996-4920.


Após tomar a moto de assalto, os criminosos seguiram em direção ao centro da cidade. O B.O foi registrado e a polícia segue investigando o caso.

Seca coloca mais de mil cidades em estado de emergência Piaui lidera com 203

19/11/2014 - 15h17min
ampliar Gráfico da seca no país Gráfico da seca no país

De acordo com balanço do Ministério da Integração Nacional, 1.116 cidades estão em estado de emergência ou calamidade devido a seca ou estiagem. O número equivale a 20% dos municípios do país. A grande maioria dessas cidades estão no Nordeste – são 1.016 municípios, espalhados por oito estados.


Outras 100 cidades são da região Sudeste – 97 em Minas Gerais e 3 em São Paulo. O Piauí lidera o número de cidades com decreto de emergência, são 203 no total. De acordo com Bianca Lobo, meteorologista do Climatempo, a tendência agora é que as chuvas voltem à normalidade com a aproximação do verão, o que levará mais água para os locais que sofrem com a seca. “O verão vai trazer chuvas. A atmosfera já está mais úmida, os ventos já estão agindo, e não temos um bloqueio muito forte, como tínhamos no ano passado”, afirma.


De acordo com a meteorologista, apenas a região do sertão nordestino deve esperar um pouco mais pela água. “Lá, as chuvas costumam vir mais tarde, em março”, afirma. Bianca ressalta que, em Minas Gerais, que hoje tem 97 cidades em emergência ou calamidade pela seca, já são esperados grandes volumes de chuva na próxima semana.


“Não que isso vá resolver a seca. Não basta vir uma chuva forte, precisamos de chuvas mais regulares”, diz. A especialista afirma ainda que, mesmo com um verão mais chuvoso, os sistema de abastecimento de água e de geração de energia por hidrelétrica precisarão de mais tempo para se normalizarem. “Chegamos a uma situação muito crítica, nunca na história tínhamos atingido esse patamar. As chuvas vão dar um alívio, mas precisaremos de mais três anos com chuvas normais para ter tranquilidade”, afirma. Auxílio federal Os municípios que decretam estado de emergência ou calamidade podem pedir auxílio do governo federal. Para solicitar esses recursos, o município deve enviar um plano indicando qual é a necessidade para o repasse da verba. Para o enfrentamento da seca, os municípios podem conseguir ajuda para perfurar poços, fornecer água através de carros-pipa, além da Bolsa Estiagem e do programa Água para Todos.


 


Fonte:http://www.meionorte.com/noticias/seca-coloca-mais-de-mil-cidades-em-estado-de-emergencia-piaui-lidera-com-203-261527

Time feminino Agricolandense ganha de 20 X 03 do time de Jardim do mulato

15/11/2014 - 10h57min
ampliar Time Feminino de Futebol Agricolandense Time Feminino de Futebol Agricolandense

Na tarde de hoje 15/11, o time Feminino de Futebol Agricolandense venceu o time Feminino de Futebol da Cidade de Jardim do mulato, por 20 X 3.


O time de Agricolândia vêm se destacando a cada jogo, e esta jogando em várias cidade e sempre ganhando. O time tem ótimas jogadoras que amam a arte de joga diz a técnica do time Raimunda Preciana.


Nós treinamos todos os dias e estamos preparadas para enfrentar qualquer time e contamos com o apoio da Prefeitura Municipal de Agricolândia no comando do prefeito: Walter Alencar e primeira dama Kelly Alencar diz a capitã do time Virginha

Prefeito Walter Alencar viaja para Brasília em busca de novos projetos

19/11/2014 - 10h49min
ampliar Prefeito Walter Alencar e a Dep. Federal Iracema Portela Prefeito Walter Alencar e a Dep. Federal Iracema Portela

O Prefeito Walter Alencar viaja a Brasília busca de recursos para o município. Em diversas áreas como saúde, educação e infraestrutura.


Tendo esse objetivo em mente, o Prefeito de Agricolândia, Presidente da AMPAR (Associação dos Municípios Piauienses do Médio-Parnaíba) irá cumprir uma agenda de trabalho, com o objetivo de buscar melhoria ao município.


Prefeito Walter sempre em busca de melhores condições ao município de Agricolândia.

Confirmada Festejos do bairro Baixa a grande atração BRASAS DO FORRÓ

19/11/2014 - 10h45min
ampliar Brasas do Forró Brasas do Forró

A grande atração do Festejos do bairro Baixa é a banda BRASAS DO FORRÓ, que animará o encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, e ainda terá a companhia da Banda Cite Gueto.

Erllen Alencar e Felipe Rodrigues são escolhidos garoto e garota Roque Alencar

19/11/2014 - 10h38min
ampliar Erllen Alencar e Felipe Rodrigues são escolhidos garoto e garota Roque Alencar Erllen Alencar e Felipe Rodrigues são escolhidos garoto e garota Roque Alencar

Em evento comemorativo e na culminância do projeto Anti-drogas realizado pela Unidade Escolar Roque Alencar foram escolhidos o garoto e garoto Roque Alencar 2014/2015 Erllen Alencar e Felipe Rodrigues foram os grandes vencedores.


No evento ainda aconteceu show de talentos onde alguns alunos soltaram a voz no concurso de show de calouros.


Confira algumas imagens!.

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

2ª CHAMADA Classificáveis Vestibular - UAPI - UFPI / EAD 2014

19/11/2014 - 09h52min

O Vice-Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Prof. Dr. Milton Batista, no exercício da Diretoria, no uso de suas atribuições legais e, considerando as vagas remanescentes dos cursos EaD/polos UAB/UFPI, divulga a 2ª Chamada de candidatos classificáveis cursos/CEAD/UFPI referente ao Edital em epígrafe, para cujas matrículas Institucional (MI) e Curricular (MC), informa:


Período da Matrícula Institucional (MI): 19 a 29 de novembro de 2014 (exceto domingo, 23) - nos Polos UAB/UFPI, horário comercial.


Obs.: Observar a documentação exigida no Edital em referência.


Período da Matrícula Curricular (MC): 09 e 10 de dezembro de 2014/Polos UAB/UFPI, horário comercial. 


Confira aqui a lista

Filme: ESTREIA - O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos

18/11/2014 - 12h02min
ampliar Vale apena assistir. Não perca! Vale apena assistir. Não perca!

Estreia: 11/12/2014


Gênero: Aventura, Fantasia


Origem: Estados Unidos, Nova Zelândia


Direção: Peter Jackson


Roteiro: Fran Walsh, Guillermo del Toro, + ver todos


Distribuidor: Warner Bros. Pictures


Classificação: 14 anos


Ano: 2014


Sinopse


Último filme da trilogia apresenta a conclusão da jornada épica de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), que se junta ao mago Gandalf (Ian McKellen) e os treze anões, liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage), para recuperar o Reino dos Anões de Erebor do temido dragão Smaug (dublado por Benedict Cumberbatch).


Depois de recuperar a vasta riqueza, agora os anões precisam enfrentar as consequências de terem libertado o aterrorizante dragão Smaug sobre homens, mulheres e crianças indefesas da Cidade do Lago.


Enquanto Thorin sucumbe à doença de Smaug, ele sacrifica amizade e honra em sua procura pelo lendário Arkenstone. Incapaz de ajudá-lo a enxergar a razão, Bilbo precisa fazer uma decisão arriscada, sem saber que há uma ameaça ainda maior pela frente. Sauron, o Senhor da Escuridão, está de volta a Terra-Média e envia exércitos de orcs para um ataque inesperado à Montanha Solitária.


Conforme a escuridão cresce, os anões, elfos e homens devem tomar escolher se entre unir-se ou serem destruídos. Então Bilbo passa a lutar por sua vida e pela de seus amigos enquanto os cinco grandes exércitos vão para a guerra.


Curiosidades


O filme é uma adaptação da obra The Hobbit (ou O Hobbit, no Brasil) de J.R.R. Tolkien. O livro foi dividido em três longas que se passam 60 anos antes da franquia O Senhor dos Anéis, também dirigida por Peter Jackson. O romance, publicado em 1937, foi o primeiro livro do autor.


A atriz Evangeline Lilly, a Kate, da série Lost, interpreta a elfa Tauriel, personagem vista na segunda e neste terceira produção. No entanto, a elfa não está presente no livro. O dragão Smaug é dublado pelo ator Benedict Cumberbatch.


A batalha final do filme terá 45 minutos de duração.


Inicialmente o filme se chamaria O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez, mas Peter Jackson preferiu trocar por O Hobbit: A Batalha dos


Cinco Exércitos. O diretor explicou que o primeiro título só faria sentido caso a história acontecesse em dois filmes, como no terceiro longa Bilbo já está lá, o título perderia o significado.


Assim como aconteceu com O Senhor dos Anéis, O Hobbit foi adaptado em uma animação em 1977. Orson Bean dublou Bilbo Baggins enquanto John Huston deu voz a Gandalf.


O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos teve um orçamento de US$ 250 milhões.


Elenco


Orlando Bloom


Christopher Lee


Ian McKellen


Luke Evans


-----------------


Adam Brown


Aidan Turner


Benedict Cumberbatch


Cate Blanchett


Christopher Winchester


Evangeline Lilly


Graham McTavish


Hugo Weaving


Jed Brophy


John Bell


John Callen


Lawrence Makoare


Lee Pace


Manu Bennett


Mark Hadlow


Martin Freeman


Mikael Persbrandt


Peter Hambleton


Richard Armitage


Ryan Gage


Stephen Fry


Stephen Hunter


Sylvester McCoy


------------------------


Confira o trailler do filme na TV NEWS


 

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Operação da PF prende quatro suspeitos de fraudar o Enem 2014

18/11/2014 - 11h36min
ampliar Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM

A Polícia Federal prendeu mais quatro pessoas, nesta sexta-feira (14) no Ceará e na Paraíba, acusadas de participarem de um esquema de fraude do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio). As prisões foram feitas dentro da Operação Apollo, que investiga uma quadrilha que seria responsável por repassar gabaritos para candidatos interessados em ingressar em cursos de Medicina em universidades públicas.


As quatro prisões têm relação com as outras duas realizadas em Juazeiro do Norte, a 560 quilômetros de Fortaleza, no sábado, 8, no primeiro dia prova do Enem 2014. Os presos foram indiciados pela prática dos crimes de fraudes em certames públicos e organização criminosa.


A Operação Apollo foi realizada simultaneamente nos Estados do Ceará, Paraíba e Piauí. Pela manhã, durante coletiva na Superintendência da PF no Ceará, a delegada responsável pelo caso, Andréa Karine Assunção, informou que dezenas estudantes foram mapeados e que serão investigados como beneficiados pelo suposto esquema.


As investigações começaram há 13 meses. Andréa Karine disse que o próximo passo será identificar todos os candidatos beneficiados nas edições do Enem deste ano e do ano passado. "Somente em 2013, foram cerca de 40. Estamos trabalhando na identificação dessas pessoas", disse a delegada. De acordo com ela, os gabaritos eram repassados durante a aplicação da prova.


Das quatro pessoas presas nesta sexta, duas são da Paraíba e as outras duas de Juazeiro do Norte, no Ceará. Os envolvidos captavam estudantes interessados em se beneficiar com a fraude. Os presos pela PF em Juazeiro do Norte no sábado haviam se inscrito como sabatistas, que fazem o exame em horário diferenciado (após o pôr-do-sol) por motivos religiosos.


De acordo com Andrea Karine, as duas pessoas estavam com os gabaritos das provas nos celulares. Apesar do flagrante, foram liberadas após pagamento de fiança no valor de R$ 6 mil e vão aguardar julgamento. Caso sejam condenadas, podem pegar até quatro anos de prisão.


Ainda segundo a PF, há informações de que cada estudante pagava R$ 30 mil pelo gabarito. Além das prisões, foram cumpridos dentro da operação 12 mandados de busca e apreensão (sete no Ceará, quatro na Paraíba e um no Piauí). O superintendente da PF no Ceará, Renato Cesarini, afirmou que as investigações irão prosseguir até que todos os envolvidos respondam criminalmente.


Presente à coletiva em Fortaleza, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Francisco Soares, descartou a possibilidade de cancelamento das provas. Ele diz se tratar de um caso isolado e que está sendo investigado. "Não há a menor possibilidade de o Enem ser cancelado", disse. O Inep é órgão responsável pelas provas do Enem.


Soares elogiou o trabalho da PF do Ceará e afirmou que as investigações deverão continuar para identificar e punir os candidatos que teriam se beneficiado. "Quem atentar contra o Enem será preso", garantiu.


Cesarini acredita que as prisões realizadas dentro da Operação Apollo não tenham relação com o suposto vazamento do tema da redação denunciado por alunos do Piauí e do Ceará nesta semana. Segundo ele, não há elementos que mostrem conexão entre os dois casos.


O Ministério Público Federal no Ceará informou, por meio de sua assessoria, que ainda não foi notificado sobre as prisões realizadas pela PF. Com relação às denúncias envolvendo supostos vazamentos no tema da redação, foi designada a procuradora Nilce Cunha Rodrigues para acompanhar o caso.


Ela disse que deverá ouvir em depoimento os três estudantes cearenses que disseram ter recebido mensagens pelo celular com o tema "Publicidade Infantil no Brasil" - tal como teria acontecido com estudantes do Piauí.


http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2014/11/14/operacao-da-pf-prende-4-suspeitos-de-fraudar-o-enem.htm

O que é o Prouni

18/11/2014 - 11h34min
ampliar O que é o Prouni O que é o Prouni

É o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.


Quem pode se inscrever às bolsas remanescentes


Pode se inscrever às bolsas remanescentes do Prouni 2º/2014 o candidato que atenda a uma das condições a seguir:


- tenha efetuado inscrição, em todas as suas opções, em cursos com registro de não formação de turma no processo seletivo do Prouni referente ao segundo semestre de 2014;


- seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou


- tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, a partir da edição de 2010, que tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.


Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos um dos requisitos abaixo:


- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;


- ser pessoa com deficiência; ou


- ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Com popularidade, WhatsApp vira alvo de hackers; veja como se proteger

18/11/2014 - 11h25min
ampliar Ataques Hackers Ataques Hackers

Com a expansão do WhatsApp --que tem ganhado em média 25 milhões de novos usuários por mês, segundo levantamento da própria empresa--, o aplicativo tem virado um dos principais alvos dos invasores de smartphones. É o que aponta Rovercy de Oliveira, especialista em segurança da informação da consultora Real Protect.


"Toda a ferramenta que é muito utilizada acaba chamando a atenção dos usuários maliciosos e não é diferente com o WhatsApp", diz Oliveira, que destaca a importância do 'bom uso' da ferramenta e da 'proteção' do smartphone para que você não seja pego por esse tipo de vetor cada vez mais utilizados pelos hackers. "É uma questão de educação digital", enfatiza.


Veja abaixo sete dicas que vão ajudá-lo a manter seu WhatsApp seguro, seu smartphone e, consequentemente, todas as senhas e informações pessoais armazenadas no dispositivo móvel, que se caírem nas mãos erradas podem causar um verdadeiro estrago.


1. Instale e mantenha atualizado um antivírus


Para se proteger de possíveis invasores, o primeiro passo, de acordo com Oliveira, é instalar e manter atualizado um antivírus, que desde que os celulares adotaram as funções de um computador, se faz cada vez mais necessário. "O mercado possui ótimas opções gratuitas e pagas, tanto para Android quanto para iOS", afirma o especialista.


A medida, segundo ele, ajudará o usuário a manter seu celular seguro contra invasões como vírus, trojans (programas maliciosos que entram no computador e criam uma porta para uma possível invasão), vulnerabilidades no sistema, adwares (programa que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios sem a permissão), spywares (programas automáticos que recolhem informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e os transmitem) e outras pragas virtuais.


Ter um antivírus não significa, porém, que não será preciso tomar os demais cuidados de segurança. "Por melhor que seja o antivírus, ele não detecta 100% das ameaças. Como eles analisam comportamentos e/ou assinaturas, acabam não detectando novas ameaças ou comportamentos que, incialmente, não se demostram maliciosos", explica Oliveira.


2. Apague periodicamente as conversas


Não transforme o seu WhatsApp em um arquivo de sua vida. O ideal, conforme orientação de Oliveira, é que as conversas sejam apagadas periodicamente. Ainda que o aplicativo de bate-papo salve automaticamente no celular as fotos e vídeos visualizados na tela, é possível --e bastante recomendado-- que a opção seja desabilitada.


Também é recomendado que informações sigilosas, tais como senhas e dados bancários, não sejam transmitidas pela ferramenta, mesmo que para pessoas confiáveis. "Quem te garante que o celular desse amigo é seguro?", questiona o Oliveira. Quando necessário passar esse tipo de dados, opte por um telefonema. "Mas, se o WhatsApp for a única solução, lembre-se de apagar o histórico e pedir que o receptor faça o mesmo." 


3. Não receba arquivos de desconhecidos


Evite receber arquivos de desconhecidos, bem como baixar fotos, mensagens de voz ou vídeos quando não tiver certeza da origem do conteúdo. "Um cuidado que deve ser estendido --ainda que em menor grau-- aos materiais divulgados pelos amigos, que mesmo sem saber, podem estar propagando vírus", diz Oliveira.


Recentemente, segundo o especialista em segurança da informação, foi descoberto um código malicioso, chamado J.Laucher, que chega por meio da troca de dados por mensagem e se instala no smartphone de maneira imperceptível. O malware permite que o invasor acesse arquivos como fotos, conversas no WhatsApp, vídeos, acesso a sua lista de contatos, acesso as suas mensagens de voz e até mesmo interceptar chamadas telefônicas. "Em alguns casos, o usuário malicioso consegue até manter total controle do smartphone."


4. Cuidado redobrado com os grupos


"Quanto mais pessoas em uma conversa, menor o controle", aponta Oliveira, que afirma que os grupos --comuns no aplicativo-- podem conter arquivos contaminados sem que os demais membros saibam. A recomendação, portanto, é manter cuidado no compartilhamento de dados. As informações podem estar infectadas e o risco de ser infectado involuntariamente é ainda maior.


5. Se atente às imagens comprometedoras


Procure não divulgar fotos íntimas no aplicativo de bate-papo para evitar que futuramente seja mais uma vítima da "vingança pornô" ou que as imagens --caso caiam na mão de usuários maliciosos-- sejam usadas como uma possível moeda de troca.


Oliveira recomenda ainda o cuidado com a troca de fotos de pedofilia, sexo e racismo, mesmo que se tratem de piadas de mau gosto. "Apesar de ser bastante comum no WhatsApp, essas práticas são consideradas crime e, ainda que não concorde com elas, pode ser considerado conivente simplesmente por armazenar esse tipo de imagem em seu smartphone." Essa é mais uma razão para você desabilitar a opção que salva automaticamente no computador as imagens vistas na tela.


6. Redes públicas de Wi-Fi


Evite ao máximo as redes públicas de Wi-Fi, que, de acordo com o especialista em segurança da informação, são perigosas não apenas para quem usa WhatsApp, mas para qualquer tipo de aplicativo que transmita dados pela web.


"As redes públicas corporativas são, teoricamente, mais seguras, já que temem manchar sua imagem mediante qualquer invasão. Duvide das redes privadas de desconhecidos, principalmente daquelas que não possuem senha para acesso", orienta Oliveira. "Na dúvida: não se conecte. É melhor ficar sem internet do que o transtorno de ter todos os seus dados roubados."


7. Bloqueie o smartphone


É importante também adotar uma senha de acesso smartphone para se proteger dos invasores, que nem sempre são virtuais. Entre as senhas numéricas e de reconhecimento de padrão, Oliveira aponta a primeira opção como a mais segura. "É mais fácil para os espiões de plantão ver o desenho do que os números." Alguns modelos disponibilizam ainda a biometria como proteção.

EnqueteVocê acredita que o prefeito Walter Alencar está apoiando os desmandos de seus secretariado?

Auditado por Google Analytics