Seu navegador não suporta Javascript.

Notícia Destaque: Comunicado

05/05/2007 - 11h14min
ampliar Comunicado Comunicado

O MP (Ministério Público) na pessoa do Promotor de Justiça de Agricolândia Nielsen Lima convida os todos presidente de Partidos Eleitoral, pr&...
Leia a matéria completa



Prefeitura inicia obra de Calçamento na Comunidade Tamboril

04/03/2007 - 16h22min
ampliar Povoado Tamboril Povoado Tamboril

Na manhã desta sexta-feira (04/03), a prefeitura municipal de Agricolândia, através da Secretaria de Obras, iniciou os trabalhos para o calçamento na comunidade Tamboril zona rural de Agricolândia.


A obra está no processo de terraplanagem. Nos próximos dias deve se iniciar a segunda etapa que consiste na colocação dos meiosfios e paralelepipedos.


Segundo Marcos Secretário de Administração do municipio que esteve fiscalizando a obra na comunidade explica ao morador João Lucádio que o calçamento trará mais segurança aos pedestres, além de facilitar o tráfego de veiculos no bairro, solucionando o problema no inverno e a poeira no verão. Declarou


A companhando o Secretário de Administração Marcos estava o representante do Agricolândia-PREVE Bruno Viana, Secretário de Transporte Alexandre e o servidor municipal Maurarthu 


 


Texto e Fotos: MJ





TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

Secretários estaduais de Educação querem mudanças no ensino médio

04/03/2007 - 14h31min
ampliar Ensino Médio Ensino Médio

Secretários estaduais de Educação querem mudanças no ensino médio


A Base Nacional Comum Curricular não oferece respostas ao ensino médio e induz à manutenção do modelo atual, segundo secretários estaduais de Educação. Em reunião em Brasília, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) divulgou hoje (3) uma carta na qual sugere mudanças no documento, que está atualmente em discussão.


A base está prevista em lei, no Plano Nacional de Educação (PNE), e vai fixar conteúdos mínimos que os estudantes devem aprender a cada etapa da educação básica, que vai da educação infantil ao ensino médio. A expectativa é que o documento fique pronto até junho deste ano. Qualquer pessoa pode contribuir com sugestões e críticas por meio do site do Ministério da Educação, até o dia 15 de março.


Para o Consed, o documento deve ser aprimorado no que diz respeito ao ensino médio. Os estados são os responsáveis pela maior parte das matrículas na etapa. Para eles, um novo modelo do ensino médio deve possibilitar trajetórias flexíveis, um estudante deve poder escolher uma formação para um ensino técnico, tecnológico ou superior acadêmico, o que não está proposto na base.


Além disso, de acordo com os secretários, os objetivos da base não contemplam preparação para o mundo do trabalho. "A base prevê nos seus objetivos a formação de indivíduos autônomos capazes de intervir e transformar a realidade, com a preparação para o mundo do trabalho, todavia a proposta da Base Nacional Comum Curricular não faculta que tais objetivos sejam alcançados", diz o texto.


Os secretários dizem ainda que há excesso de disciplinas e de conteúdos propostos. Eles defendem que a base ocupe 1,6 mil horas, o equivalente a dois terços do total mínimo de 2,4 mil horas do ensino médio. O restante do tempo deve ser usado para a flexibilização de trajetórias e para as especificidades de cada rede de ensino no Brasil.


A carta foi apresentado no Conselho Nacional de Educação (CNE). Após o fim da consulta pública à base e a consolidação do documento, o CNE será responsável por analisá-la antes da Base Nacional Comum Curricular ser homologada pelo Ministério da Educação (MEC).


O ensino médio é hoje a etapa de ensino com os piores resultados do sistema educacional brasileiro. Apenas metade dos jovens conclui o ensino médio até os 19 anos. Na idade correta para cursar a etapa, de 15 a 17 anos, 16,7% dos jovens estão fora da escola.


http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/03/03/secretarios-estaduais-de-educacao-querem-mudancas-no-ensino-medio.htm





Universidade Aberta ofertará mais de 10 mil vagas para cidades do Piauí

03/03/2007 - 11h22min
ampliar Universidade Aberta do Piauí Universidade Aberta do Piauí

Universidade Aberta ofertará mais de 10 mil vagas para cidades do Piauí


A Universidade Aberta do Brasil irá oferecer cerca de 10.800 vagas para o Piauí somente este ano. A informação é do diretor do Centro de Ensino a Distância e Universidade Aberta do Piauí (CEAD/UAPI), o professor Gildásio Guedes Fernandes. As vagas estão distribuídas em 15 cursos das áreas de saúde, exatas, humanas e educação. 


Ainda de acordo com o diretor, o vestibular da Instituição deverá ocorrer até o mês de julho, mas o edital do vestibular aguarda a liberação de financiamento do Governo Federal através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As aulas deverão ser iniciadas no segundo semestre. 


“Estamos apenas aguardando a liberação do financiamento externo pela Capes. Nós oferecemos o maior vestibular do Brasil em relação à rede pública de ensino. Já temos cerca de dez mil alunos e iremos oferecer 10.800 novas vagas no vestibular deste ano. Em termos de programa, nos temos o maior alcance social porque é uma oportunidade de estudo para muita gente de Norte a Sul do país”, disse o diretor. 


 


Novos Polos 


Atualmente, o CEAD/UAPI possui 35 polos e, nesta quarta-feira (2), o Capes autorizou a candidatura de mais dois municípios como polos, que são os de Cajazeiras e São José do Peixe. Para a secretária estadual de Educação, Rajane Dias, essa é mais uma conquista para o nível superior de ensino público. 


“Isso significa que nós já podemos receber a vistoria da Capes nesses dois municípios e em todos os demais que já possuem pólos/UAB, considerados aptos a receber os técnicos”, comemora a secretária.


Rejane Dias disse ainda que as visitas da Capes em Cajazeiras e São José do Peixe deverão ocorrer em abril deste ano. “Após essas vistorias técnicas, os municípios poderão agendar vestibular e ofertar as vagas para os estudantes”, explicou a secretária, acrescentando que a Seduc será responsável por manter a administração dos pólos e a parte de infraestrutura disponibilizando todas as condições estruturais, de tecnologia, equipamentos e a mão-de-obra administrativa.


Já o Ministério da Educação (MEC) fornecerá os professores, de acordo com os cursos que serão ofertados pelas universidades. 


Flash Carliene Carpasso


redacao@cidadeverde.com





ProUni 2016/1 publica resultado da Lista de Espera

03/03/2007 - 10h47min
ampliar PROUNI - Lista de Espera PROUNI - Lista de Espera

ProUni 2016/1 publica resultado da Lista de Espera


Estudantes devem procurar as instituições de ensino para comprovar informações nos dias 8 e 9.


O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, 3 de março, a relação dos candidatos da Lista de Espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2016/1. As instituições vão utilizar a Lista de espera para o preenchimento das eventuais bolsas que não foram ocupadas em outras chamadas.


Somente as instituições de ensino poderão consultar a lista de espera no site do ProUni. Os estudantes devem procurar a faculdade, pessoalmente ou acessando o site da mesma, para saber se estão na lista.


Os candidatos cujos nomes estão na lista de espera terão que levar a documentação comprobatória para as instituições de ensino nos dias 8 e 9 de março. Entre os dias 10 e 15, as faculdades terão que registrar no site do Sisprouni a relação de candidatos aprovados e reprovados para as bolsas de estudo.


 


Participação


O ProUni 2016/1 recebeu inscrições para a Lista de Espera entre os dias 26 e 29 de fevereiro. Puderam participar os estudantes inclusos nos seguintes casos:


- Pré-selecionados na segunda opção de graduação e que foram reprovados pela não formação de turma, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção. 


E para a segunda opção: 


- Estudantes que não foram pré-selecionados nas convocações regulares, por não formação de turma na primeira opção de curso.


- Não pré-selecionados nas convocações regulares, por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.


- Pré-selecionados na primeira opção de curso, reprovados pela não formação de turma.


A primeira edição de 2016 do ProUni contou com 1.599.808 inscritos e 3.108.422 inscrições dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. 


Mais informações no Edital.





Oportunidades de Emprego! Fique ligado!

03/03/2007 - 08h55min

Themos Vagas  - 02/03/2016


Twitter - @themosvagas


Loja de conveniência contrata Caixa/Atendente


http://migre.me/t9H14


Assistente Administrativo(a) na Unimed Teresina


http://migre.me/t9GYd


Oportunidade para Estágio em Contabilidade


http://migre.me/t9GE1


Facid DeVry: Professor(a) Colaborador(a) Algoritmos Computacionais (Engenharias) http://migre.me/t9GEx


Facid DeVry seleciona estagiário(a) de Gastronomia


http://migre.me/t9GF6


Pizzaria na zona Leste contrata Garçom/Garçonete


http://migre.me/t9GFn


Oportunidade para Vendedor(a) Externo(a)


http://migre.me/t9GG1


Oportunidade para Arte finalista


http://migre.me/t9GGU


Estoquista e Auxiliar de Produção para fábrica de gelo


http://migre.me/t9GHi


Faculdade em Teresina abre oito oportunidades nas áreas de construção, manutenção e conservação http://migre.me/t9GHO


Gerente de gráfica rápida


http://migre.me/t9GIq


Gerente de Marketing na Humana Saúde


http://migre.me/t9GII


Vagas para Orientador(a) Educacional


http://migre.me/t9GJm


Rede de barbearias contrata Gerente em Teresina


http://migre.me/t9H1A


 


Receba informativos diários do Themos Vagas no seu Whatsapp! 


Siga fielmente esses passos - Adicione nosso número em sua lista de contatos (86 999174746) e depois faça o cadastro nesse link: http://migre.me/sMX4w . 


Aguarde, em até 48hs estaremos enviando nossos informativos!

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

WhatsApp ganha suporte para o envio de documentos

02/03/2007 - 15h33min
ampliar WhatsApp ganha suporte para o envio de documentos WhatsApp ganha suporte para o envio de documentos

WhatsApp ganha suporte para o envio de documentos


O aplicativo de mensagens WhatsApp ganhou suporte para o envio de documentos em sua última atualização. Agora, é possível mandar arquivos no formato PDF para os amigos. Textos do Word, planilhas do Excel ou apresentações do PowerPoint ainda não podem ser compartilhadas no aplicativo.  


A novidade foi anunciada há algum tempo, mas começa a chegar aos usuários nesta semana. O recurso pode ser útil para usuários corporativos – e WhatsApp já declarou seu interesse em ser usado em empresas, mediante assinatura do serviço.


Para enviar um documento no WhatsApp, basta clicar no ícone de anexos, ao lado do botão de chamadas de voz. Lá, você verá que ainda existem seis opções e a primeira é chamada Documentos. Os ícones para envio de foto e vídeo foram unificados na galeria. 


Outra mudança no aplicativo do WhatsApp com essa atualização é o visual da página perfil de um contato ou grupo. O status e o número de telefone passam a aparecer juntos. Para ver o status de alguém, é preciso selecionar o item – deixando assim menos visível o recurso que deu vida ao WhatsApp. 


Quem quiser usar os novos recursos do app em um smartphone com sistema Android pode se inscrever gratuitamente no programa de testes da empresa. As novidades devem chegar a todos os usuários nas próximas semanas.


O WhatsApp libera as versões de teste para Android, tradicionalmente, via apk. Com atualizações em primeira mão, esses apps entregam novas funções antes das outras fontes. O recurso é ideal para quem gosta de experimentar as novidades, como emojis, antes da maioria das pessoas, no entanto, essa não é mais a única forma de baixar a versão beta do mensageiro no celular. 


 


Passo 1. Certifique-se de estar logado com a conta Google. Entre no programa de testes do WhatsApp na Play Store, acessando o site oficial. Depois disso, clique no botão “Become a tester”.


Passo 2. Em seguida, você verá a mensagem “You are now a tester”, indicando que você já está no programa beta.


Passo 3. A versão atualizada do app é enviada via OTA (over the air), método em que a atualização é enviada para o software e instalada automaticamente. Caso não queira esperar, entre na Google Play Store, vá em “Meus apps e jogos” e toque em “Atualizar” ao lado de WhatsApp.


Passo 4. Se você entrar nas informações do aplicativo, nas configurações do Android, verá que o WhatsApp foi atualizado para a versão mais recente.


Passo 5. A nova versão pode não trazer novas ferramentas. No entanto, quando houver novidades, você será um dos primeiros a receber.  


Passo 6. Se quiser sair do programa de testes do WhatsApp, basta acessar a página na Google Play Store e clicar no link “Leave the program”.


Fonte: Exame 

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Asteroide passará de raspão pela Terra no início de março

02/03/2007 - 10h52min
ampliar Asteroide passará de raspão pela Terra Asteroide passará de raspão pela Terra

Asteroide passará de raspão pela Terra no início de março, e a Nasa não sabe exatamente quando


POR SALVADOR NOGUEIRA


Um asteroide com cerca de 30 metros de diâmetro — capaz de produzir danos, portanto — deve passar de raspão pela Terra nos primeiros dias de março, mas não deve colidir, segundo a Nasa.


Em compensação, a essa altura, o nível de incerteza sobre quando ele vai passar de raspão — e quão perto será esse “quase” — ainda é bem grande. De início, imaginava-se que o objeto, que atende pelo nome 2013 TX68, fosse passar no dia 5, a cerca de 24 mil quilômetros da Terra — menos que duas vezes o diâmetro do nosso planeta e numa região mais interna do que a que abriga a maioria dos nossos satélites de telecomunicação. No futebolês, isso poderia ser qualificado como um “Uhhhh!”.


Outras observações de arquivo levantadas do asteroide, contudo, já sugerem que ele provavelmente vai passar bem mais longe, fazendo sua aproximação máxima só no dia 8, e a cerca de 5 milhões de quilômetros — várias vezes a distância Terra-Lua.


A despeito da incerteza, os cientistas afirmam que não há hipótese de colisão. “Não há preocupação nenhuma sobre esse asteroide — a não ser que você esteja interessado em vê-lo com um telescópio”, disse Paul Chodas, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa.


(Não se anime nem com isso, contudo: esse asteroide será muito difícil de observar, com toda essa incerteza e com a possibilidade maior de passar muito longe.)


 


OUTROS EVENTOS ASTRONÔMICOS DO MÊS


Aliás, março vai ser o grande mês dos eventos astronômicos que você NÃO vai ver. A começar por um eclipse total do Sol que rola na virada do dia 8 para o dia 9, mas só para quem estiver no Sudeste Asiático. E, no dia 14, a Lua vai ocultar Aldebarã, a estrela mais brilhante da constelação de Touro, mas você também não vai ver aqui do Brasil. No máximo, à noite, encontrará a Lua bem pertinho de Aldebarã, o que facilitará a identificação da bonita gigante vermelha.


A 65 anos-luz daqui, Aldebarã já foi no passado uma estrela muito parecida com o Sol, mas é bem mais velha que ele. A essa altura, ela já saiu da sequência principal e está na fase gigante, o que equivale a dizer que esgotou o hidrogênio em seu núcleo. Enquanto consumia elementos mais pesados no processo de fusão nuclear, ela inchou até atingir um diâmetro 44 vezes maior que o solar. É basicamente o que vai acontecer ao nosso Sol em mais uns 5 bilhões de anos.


Em um artigo publicado no ano passado, um grupo de astrônomos encabeçado por Artie Hatzes, da Universidade de Iena, na Alemanha, encontrou evidências de um planeta gigante (entre 6 e 7 vezes a massa de Júpiter) com órbita similar à de Marte (45% maior que a que a Terra descreve em torno do Sol) em torno de Aldebarã. A descoberta foi feita com base em análises das variações de velocidade radial da estrela colhidas durante três décadas. Será que Aldebarã, no passado, teve um sistema planetário parecido com o nosso? Pode muito bem ter sido esse o caso.


E o destaque astronômico do mês que os amantes da observação celeste no Brasil poderão de fato ver é o planeta Júpiter, que atinge sua oposição ao Sol no dia 8 e ganha seu brilho máximo, tornando-se ainda mais esplendoroso do que o normal. Em sua aproximação máxima da Terra, no mesmo dia, ele estará a 663,5 milhões de quilômetros de nós (pouco mais de quatro vezes a distância Terra-Sol, cerca de 150 milhões de km).


Na astronáutica, o mês é marcado pelo retorno à Terra do astronauta Scott Kelly e do cosmonauta Mikhail Kornienko, marcado para a primeira hora de quarta-feira (2), depois de uma estadia de quase um ano (340 dias) a bordo da Estação Espacial Internacional. Mais adiante, no dia 14, abre-se a janela de lançamento para o ExoMars Trace Gas Orbiter, satélite da ESA destinado a investigar o mistério do metano em Marte. Será que ele é sinal de vida no planeta vermelho?


 


http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/03/01/asteroide-passara-de-raspao-pela-terra-no-inicio-de-marco-e-a-nasa-nao-sabe-exatamente-quando/

PMA e Secretaria de Saúde debatem estratégia no Combate a Dengue

02/03/2007 - 10h45min
ampliar Luta contra Aedes Aegypti Luta contra Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Agricolândia, reuniu as equipes de endemias e Agentes Comunitário de Saúde para definir ações relacionadas ao Enfrentamento ao Vetor Aedes Aegypti.


A reunião aconteceu nesta Terça-Feira (01/03), na Unidade Básica Mâe Peda com o Supervisor em Vigilância em saúde do Estado Dr. Marcelo. Em sua fala parabenizou os trabalhos já realizados pelas equipes de saúde e disse que Agricolândia não corre risco de epidemia de Dengue. Pontuou


Nas ações a ser desenvolvidas foi estabelecido um plano que visa a alteração da rotina de trabalho das equipes e cobertura ao domicilios em 100%.


Segundo Dr. Marcelo nesse momento além das equipes da Saúde Municipal, outros setores podem somar força nessa batalha contra o Aedes, como as secretaria de Obra, Educação, Assistência Social, Unidade Mista de Saúde, dentre outras afirmou.


Segundo o Prefeito Municipal Walter Alencar as ações não fica somente nas residências, que são os principais locais com a presença de focos, mas também terrenos baldios, praças e calçadas. Os caminhões e caçambas da Secretaria de Infraestrutura recolhem materiais deixados nessas áreas sendo entulhos, que acumulam água da chuva, fazendo diversas viagens durante o dia inteiro.


Fonte e fotos: MJ

Estudo indica que zika pode realmente causar síndrome de Guillain-Barré

02/03/2007 - 10h44min
ampliar Síndrome de Guillain-Barr Síndrome de Guillain-Barr

Estudo indica que zika pode realmente causar síndrome de Guillain-Barré


Um estudo publicado nesta segunda-feira (29) encontrou novas evidências de que o vírus da zika pode estar relacionado a casos de Guillain-Barré. A síndrome afeta o sistema nervoso e pode provocar fraqueza muscular e paralisia – geralmente temporária – dos membros. A possível ligação entre zika e Guillain-Barré já vinha sendo avaliada por especialistas há algum tempo.


A pesquisa, liderada pelo Instituto Pasteur de Paris e divulgada na revista científica "The Lancet", avaliou amostras de sangue de 42 pessoas diagnosticadas com Guillain-Barré no Centro Hospitalar da Polinésia Francesa (CHPF) durante o surto de zika que afetou o território do Pacífico Sul entre outubro de 2013 e abril de 2014.


Todos os 42 pacientes tiveram amostras de sangue coletadas que passaram por testes sorológicos para verificar a presença de anticorpos contra o vírus da zika. Os resultados mostraram que 41 pacientes, 98% do total, tiveram zika.


Enquanto isso, na população geral, a incidência de zika foi de 36%. O grupo controle, usado para estimar a proporção de casos de zika na população geral, foi composto por 98 pessoas que se consultaram no CHPF por queixas não relacionadas a zika ou Guillain-Barré, das quais 35 apresentaram anticorpos que apontavam para a infecção por zika.


Em Teresina, em 2014, foram 26 casos confirmados. Já em 2015, 42 pessoas foram infectadas. Dos 25 casos investigados no ano passado, 50% apresentaram sintomas de dengue ou zika. 


Estudos anteriores já tinham apontado para a ocorrência de aumento de casos da síndrome simultaneamente à ocorrência de surtos de zika, porém esta foi a primeira vez que exames sorológicos foram feitos para constatar essa ligação.


"Este é o primeiro estudo a avaliar um grande número de pacientes que desenvolveram a síndrome de Guillain-Barré depois de uma infecção pelo vírus da zika e a fornecer evidência de que o vírus da zika pode causar a síndrome de Guillain-Barré", disse o principal autor do estudo, o professor Arnaud Fontanet, do Instituto Pasteur, em Paris.


O estudo também buscou identificar se um histórico de dengue poderia contribuir para o desenvolvimento de Guillain-Barré nos pacientes, mas não obteve resultados conclusivos sobre essa questão.


Durante o surto de zika na Polinésia Francesa, houve cerca de 32 mil casos suspeitos de zika.




Aumento de casos na América Latina


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro estados do Nordeste - Alagoas, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte - tiveram aumento superior a 100% no número de casos da síndrome de Guillain-Barré em 2015. O aumento total na incidência do problema no país foi de 19% em 2015, em relação a outros anos.


Ainda segundo a OMS, os casos do distúrbio neurológico aumentaram em cinco países: Além do Brasil, também na Colômbia, El Salvador, Suriname e Venezuela.




Quais são os sintomas da síndrome de Guillain-Barré?


A síndrome de Guillain-Barré - que pode afetar pessoas de qualquer idade, especialmente adultos mais velhos - começa a se manifestar por formigamento nos pés e pernas. A sensação tem caráter ascendente, ou seja, vai subindo para os joelhos, coxas, mãos e braços.


O formigamento e a alteração da sensibilidade dos membros vêm acompanhado de fraqueza nos músculos e paralisia. Os sintomas podem atingir os músculos da face e da respiração, o que faz com que o paciente precise ser tratado em unidades de terapia intensiva (UTI).




Há risco de o paciente ficar com sequelas?


A síndrome de Guillain-Barré é considerada uma doença de prognóstico favorável pelos médicos. Em 85% dos casos, há uma recuperação praticamente completa que pode levar de dois a quatro meses. Em 15% dos casos, pode haver sequelas, desde as mais leves, como fraqueza nos pés ou dormência, até as mais significativas, em que os pacientes podem perder a capacidade de andar.




Quais são as causas da doença?


A síndrome de Guillain-Barré ocorre, na maioria das vezes, algumas semanas após uma infecção por vírus ou bactéria. O que ocorre é que o organismo do paciente desenvolve uma reação imunológica para combater a infecção e destruir os vírus ou bactérias. Mas existem estruturas nos vírus e bactérias que são muito parecidas com a bainha de mielina, estrutura que reveste as células nervosas.


Algumas infecções que já foram associadas ao desenvolvimento de Guillain-Barré são as infecções por citomegalovírus, vírus da gripe, da dengue, da hepatite, além de bactérias como a Campylobacter jejuni.


Considerando o aumento expressivo do número de casos de Guillain-Barré em regiões onde também se constatou a presença do zika vírus, especialistas consideram que existem fortes indícios de correlação.




Como é o tratamento?


A doença pode regredir de maneira espontânea, mas existem dois tratamentos que aceleram a recuperação. Um deles é a plasmaférese, procedimento que lembra a hemodiálise, em que o sangue é filtrado para remover os anticorpos que estão lesando os nervos do paciente. O tratamento exige uma estrutura hospitalar complexa e uma equipe com experiência em hemoterapia.


O outro é a injeção de imunoglobulina humana, que faz com que os anticorpos deixem de atacar os próprios nervos. O tratamento de um único paciente com essa estratégia pode custar entre R$ 30 e 40 mil. Segundo o neurologista Marcondes Cavalcante França Junior, da ABNeuro, os dois tratamentos estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), porém nem todos os hospitais têm a estrutura necessária para aplicá-los.


Além disso, é importante que o paciente fique internado durante a doença porque, caso a paralisia afete os músculos respiratórios, ele precisa ser submetido à ventilação mecânica. Mesmo pacientes com sintomas mais leves devem ser internados, pois a doença pode evoluir rapidamente.


Com informações Notícia da Manhã e G1

CRM Piauí abre Concurso Público para níveis médio e superior;acesse o edital

02/03/2007 - 10h14min

Este Concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período


O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM - PI) anunciou a abertura de novo Concurso Público a fim de preencher três vagas em cargos de nível médio e superior.


São oportunidades para os cargos de Assistente Administrativo (2) e Médico Fiscal (1), com remunerações entre R$ 1.297,31 a R$ 5.524,73, acrescido de auxílio alimentação no valor de R$ 845,25, auxílio combustível e plano de saúde.


As inscrições devem ser realizadas a partir das 10h do dia 02 de março de 2016 até 04 de abril de 2016, no site da empresa organizadora quadrix.org.br. Não esqueça de efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário.


Como forma de selecionar os profissionais serão realizadas Provas Objetivas, na data provável de 17 de abril de 2016, na cidade de Teresina - PI.


Este Concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.


ACESSE AQUI O EDITAL


Fonte: Com informações do PCI Concursos

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

IV Encontro Regional do PSD do Piauí

01/03/2007 - 19h54min
ampliar IV Encontro Regional do PSD do Piauí IV Encontro Regional do PSD do Piauí

IV Encontro Regional da PSD do Piauí

Funasa divulga lista de municípios que receberão apoio no saneamento

01/03/2007 - 14h07min
ampliar Funasa Funasa

Foi publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União, uma portaria com os 100 municípios piauienses contemplados com a capacitação na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico . O apoio técnico é oferecido pela Funasa- Fundação Nacional de Saúde- em parceria com o Governo do Estado.


O presidente nacional da Funasa, Henrique Pires, destaca que muitas cidades estão com dificuldade na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico por falta de técnicos capacitados. Isso pode acarretar em problemas e a perda de recursos do Governo Federal, que exige o planejamento para os investimentos na área. "Para que as cidades não percam recursos importantes, estamos dando esse apoio técnico para garantir um planejamento mais eficiente nas ações da área da saúde. 


Dentre os critérios para a seleção dos municípios, foram priorizados os com população total (urbana e rural) de até 50.000 habitantes (Censo/2010) que foram contemplados com recursos da Funasa em obras ou projetos de saneamento; que possuam menores IDH-M, cujos dados estejam no PNUD de 2010; maiores percentuais em extrema pobreza; municípios em situação de risco de desastres naturais como seca; que possuam menores índices de cobertura de abastecimento de água; com maior porcentagem de população urbana; e aqueles com comunidades rurais, assentamentos, quilombos e outras comunidades ribeirinhas, extrativistas, entre outras.


Cada município dos 100 selecionados devem designar no mínimo cinco profissionais do quadro municipal para serem capacitados para compor o comitê de coordenação e cinco profissionais para compor o comitê executivo. Eles serão os responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.


Confira a relação dos municípios selecionados:


 


1º Marcolândia


2º Belém do Piauí


3º Tanque do Piauí


4º Guaribas


5º Morro Cabeça no Tempo


6º Curral Novo do Piauí


7º Caridade do Piauí


8º Cajueiro da Praia


9º Cocal


10º Capitão Gervásio Oliveira


 


88º Agricolândia


Cobrança extra na conta de energia cai para R$ 1,50 a partir desta terça

01/03/2007 - 14h01min
ampliar Energia Elétrica Energia Elétrica

Segundo Aneel, contas de luz vão ficar, em média, 6% mais baratas


A bandeira tarifária, que aplica uma cobrança extra nas contas de luz, sai da cor vermelha para a amarela a partir desta terça-feira (1º) em todo o país. Com a mudança, o custo adicional para os consumidores cai de R$ 3 para R$ 1,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a troca da bandeira para amarela vai gerar uma redução média de 3% no valor da tarifa de luz no Brasil em março. Esse barateamento pode chegar a 6%, em abril, quando a bandeira irá para verde e a cobrança extra será suspensa.


Esta é a primeira vez desde que o sistema de bandeiras entrou em vigor, em janeiro de 2015, que a bandeira sai do vermelho, cor que indica que o custo da produção de energia no país está muito alto. A passagem para a amarela significa que a situação apresentou melhora.


Em 2015, os brasileiros pagaram um total de R$ 14,712 bilhões a mais nas contas de luz devido à cobrança da bandeira tarifária.


O governo informou que serão desligadas em março 21 usinas termelétricas, que produzem energia mais cara que as hidrelétricas. Isso foi possível, segundo o Ministério de Minas e Energia, após avaliação de três fatores combinados: consumo de energia, nível dos reservatórios e entrada de energia nova no sistema.



Bandeira verde


Em abril começa a valer a bandeira verde – que representa a ausência de cobrança adicional nas contas de luz. Segundo o sistema, a bandeira verde indica que a situação no setor elétrico está normal.


Na semana passada, ao anunciar que a bandeira verde entra em vigor em abril, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que a tarifa de energia elétrica "efetivamente está no ciclo de viés de baixa", ou seja, está caindo. Entretanto, ele ponderou que, se houver necessidade, usinas térmicas que já foram desligadas podem ser acionadas novamente.


"Se porventura houver um desastre no risco hidrológico brasileiro, não significa que não podemos religar térmicas. A razão de ter regime de bandeiras é que tenhamos flexibilidade para administrar melhor o custo da tarifa de energia elétrica para o consumidor", disse.


Fonte: Com informações do G1

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Marinha abre 1.340 vagas para homens entre 18 e 22 anos

01/03/2007 - 13h59min
ampliar Concursos Públicos Concursos Públicos

A inscrição pode ser feita pela internet; a taxa é de R$ 20. Quem preferir poderá comparecer nas organizações militares da Marinha


Jovens que queiram ingressar na carreira militar podem se inscrever, até o dia 28 de março, no concurso público de admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros. São 1.340 vagas para homens, solteiros, entre 18 e menos de 22 anos no dia 1º de janeiro de 2017, com ensino médio completo na data prevista para verificação dos documentos.


A inscrição pode ser feita pela internet; a taxa é de R$ 20. Quem preferir poderá comparecer nas organizações militares da Marinha para se inscrever, nos dias úteis, das 8h às 16h. O candidato deverá escolher uma entre três áreas para se especializar: apoio, eletroeletrônica ou mecânica. De acordo com a classificação no concurso, a opção escolhida será seguida.


O concurso será feito por meio de provas objetivas com questões de ciências (física e química), matemática e português. As outras etapas são as verificações de dados biográficos, de documentos, a inspeção de saúde, o teste de aptidão física (natação e corrida), a avaliação psicológica e o curso de formação.


O curso de formação será realizado em duas etapas nas Escolas de Aprendizes Marinheiros de Florianópolis, Fortaleza, Recife e Vila Velha durante 48 semanas. Durante esse tempo, o aluno recebe uma bolsa-auxílio de R$ 790.


Quando se formar, ele será nomeado Marinheiro Especializado e será incorporado ao Corpo de Praças da Armada, permanecendo três anos nessa graduação. No terceiro ano, o militar fará o curso de especialização escolhido com duração de um ano e será nomeado Cabo, recebendo diploma, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), de formação técnica dentro da área escolhida. A remuneração será de cerca de R$ 2,5 mil.

Receita recebe declaração do IR a partir desta terça-feira

01/03/2007 - 13h58min
ampliar Imposto de Renda Imposto de Renda

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de RendaPessoas Física 2016 (IRPF) começa nesta terça-feira (1º) e termina no dia 29 de abril. O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. A Receita liberou para download um “perguntão” elaborado para esclarecer dúvidas quanto à apresentação da declaração do imposto referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015.


Quem perder o prazo está sujeito à multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou de R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%.


O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) na versão Android para a Google Play deve ser liberado hoje na loja virtual da empresa. De acordo com a Receita, a versão iOS já foi enviada para a Apple e aguarda autorização.


A versão online da declaração, que estará disponível no Centro Virtual de Atendimento (eCAC) para usuários com certificado digital, é prevista também para ser disponibilizada hoje.


Cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016. A estimativa é do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O número representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado.

Confira as melhores Smart TVs LED de 40 polegadas por até R$ 2 mil

01/03/2007 - 13h45min
ampliar Smart Tv's Smart Tv's

 


As Smart TVs LED com 40 polegadas podem ser uma boa opção para os usuários que querem uma tela maior para assistir filmes e séries. Os modelos até R$ 2 mil oferecem um bom custo-benefício com conectividade Wi-Fi, acesso a aplicativos para vídeos, como o Globo Play, e resolução Full HD. Alguns aparelhos também oferecem tecnologia 3D com óculos.


Android TV, webOS ou Tizen: veja diferenças entre sistemas das Smart TVs


Para decidir qual Smart TV vale mais a pena, confira a lista completa de aparelhos da SamsungLGPhilips Philco com os melhores preços e principais recursos. 


1) Samsung LED N40H5103AG - R$ 1.999


O modelo da Samsung oferece tela de 40 polegadas com resolução Full HD LED. O sistema tem tecnologia Smart Hub e Clear Motion Rate, para melhor captura de movimentos. Estão incluídas no aparelho conectividades Wi-Fi, HDMI e USB, além de áudio com qualidade DTS Premium Sound nos alto-falantes e recurso Wide Color Enhancer para ajustes de balanço de cor. A TV também possui saídas LAN, vídeo componente, RCA e de áudio. O design tem dimensões de 90,5 x 52,5 x 9,1 cm com peso de 6,4 kg. 


2) Samsung LED Série 6 UN40J6400AG - R$ 1.899


Com configurações potentes e processador quad-core, a Smart TV da Samsung tem função Game, tela LED de 40 polegadas com resolução Full HD e tecnologia 3D, com dois óculos incluídos. O modelo oferece Wi-Fi, conversor integrado e sistema operacional com acesso aos principais apps de filmes e navegação online. O usuário encontra ainda saídas LAN, áudio, vídeo, USB e HDMI. O design tem 90,7 x 52,5 x 6,3 cm e peso de 7,8 kg.


3) LG LED 40LF6350 - R$ 1.803


A Smart TV da LG, com 40 polegadas, vem com conversor digital integrado. O aparelho oferece conectividade Wi-Fi e resolução de imagem Full HD. Com o sistema webOS 2.0, é possível acessar aplicativos como NetflixYouTube e navegador de Internet. O design tem bordas finas metálicas e dimensões de 91,1 x 52,8 x 5,5 cm com peso de 7,5 kg. Para manter o usuário conectado, a TV oferece saídas HDMI, USB, para antena, LAN, fone de ouvido, áudio e vídeo.


4) Philips LED 40PFG6309/78 - R$ 1.799


O modelo da Philips também é de LED e tem tela plana de 40 polegadas. O diferencial da Smart TV é a tecnologia 3D, que acompanha dois óculos. Com resolução de imagem Full HD, o usuário pode aproveitar o recurso Ambilight, em que as bordas laterais mudam de cor conforme a programação para uma melhor experiência de imagem. O design é ultrafino com dimensões de 91,1 x 52,8 x 5,6 cm e peso de 9,2 kg. Estão incluídas saídas HDMI, RGB, USB, áudio, vídeo, LAN e fone de ouvido. 


5) Semp Toshiba LED 40L5400 - R$ 1.614


O modelo da Semp Toshiba tem tela de 40 polegadas LED com resolução Full HD. O aparelho oferece conversor digital integrado e conexão Wi-Fi. É possível ter acesso aos principais apps de áudio, vídeo, redes sociais e navegar na Internet. Estão incluídas na Smart TV também conectividades como USB, HDMI, vídeo componente, RCA, LAN, PC e fone de ouvido, além de permitir gravar programações. As dimensões são de 92,3 x 54,9 x 9,0 cm com peso de 11 kg.


6) Philco LED PH40E36DSGW - R$ 1.519


O modelo de Smart TV da Philco com 40 polegadas LED oferece conexão Wi-Fi e conversor digital integrado. A resolução de imagem é Full HD e o usuário pode contar com saídas HDMI, USB, PC, LAN, áudio e vídeo. Estão disponíveis apps populares como YouTube, Facebook, navegador de internet e a Opera TV Store. Com tamanho de 91,0 x 52,4 x 9,3 cm, o modelo tem peso de 10,5 kg. 

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Concursos de prefeituras no Piauí oferecem 504 vagas

29/02/2007 - 15h25min
ampliar Concursos Públicos Concursos Públicos

Cinco prefeituras do Piauí estão com inscrições abertas para seus concursos, que juntos somam 504 vagas para todos os níveis de escolaridade. O certame de Uruçuí é o que tem o maior número de vagas (299), enquanto que o de Canto do Buriti oferece o maior salário: R$ 6.340.


Prefeitura de Uruçuí


As inscrições para este concurso que oferece 299 vagas em diversas áreas de nível fundamental, médio, superior e técnico estão abertas e seguem até o dia 31 de março. Os salários variam de R$ 880 até R$ 4 mil.


As inscrições só poderão ser feitas pela internet através do site www.institutomachadodeassis.com.br.


Existem vagas para agente comunitário de saúde, agente de endemias, mecânico de manutenção, motorista, vigia, agente administrativo, digitador, recepcionista, advogado, enfermeiro, pedagogo, engenheiro civil, professor de várias disciplinas e outros cargos. A prova objetiva será aplicada no dia 17 de abril.


Prefeitura de Rio Grande do Piauí


O certame da Prefeitura de Rio Grande do Piauí oferece 100 vagas para todos os níveis de escolaridade e os salários variam entre R$ 880 a R$ 3,8 mil. Existem oportunidades para todos os níveis de escolaridade.


As inscrições devem ser realizadas pelo site da organizadora do concurso (www.institutomachadodeassis.com.br) até o dia 2 de março de 2016.


Prefeitura de Canto do Buriti


Estão abertas as inscrições do concurso público da Prefeitura de Canto do Buriti que oferece 84 vagas em seu quadro de pessoal, bem como para a formação de cadastro reserva para todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 880 a R$ 6.340.


As inscrições foram prorrogadas até o dia 29 de fevereiro pelo site da organizadora www.institutolegatus.com.br. A taxa varia entre R$ 52 a R$ 100, dependendo do cargo pretendido.


Prefeitura de São José do Piauí


A Prefeitura Municipal de São José do Piauí, a 283 km de Teresina, está com inscrições abertas para concurso público em todos os níveis de escolaridade com salários que variam de R$ 788 até R$ 2 mil reais.


As 15 vagas são para agente operacional de serviço, assistente social, auxiliar de dentista, dentista, fisioterapeuta, médico, motorista, nutricionista, orientador social, professor classe M, psicólogo e técnico de enfermagem.


As inscrições são feitas somente através do site do concurso (www.institutomachadodeassis.com.br) e vão até o dia 29 de fevereiro de 201


Prefeitura de Murici dos Portelas


Com inscrições abertas até o dia 21 de março, o concurso da Prefeitura de Murici dos Portelas oferece seis vagas com salários que variam de R$ 880,00 a R$ 1.800,0. 


Existem vagas pata biomédico (1 vaga), engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, farmacêutico (1 vaga), médico-veterinário, professor de biologia, professor nas áreas de espanhol, física (1 vaga), geografia, história, química (1 vaga), psicopedagogo, técnico agrícola, técnico de enfermagem - samu (1 vaga), técnico em higiene dental (1 vaga), técnico em meio ambiente, técnico em radiologia, motorista cat. B.As inscrições são feitas apenas pelo site da organizadora do certame www.fundacaomadrejuliana.org.br.

Construtora seleciona Recepcionista

29/02/2007 - 15h19min

Construtora Manhattan seleciona Recepcionista com ensino médio concluído ou superior em andamento.


Setor: Recepção
Quantidade de vagas: 01
Local: Teresina
Horário: Segunda a Sexta: 8h às 18h / Sábado: 8h às 12h
Salário: R$ 898,19


Benefícios:
Vale Transporte (Passcard)
Vale alimentação R$ 11,00 (diariamente)


Conhecimentos:
Experiência em Recepção
Conhecimento em informática (Pacote Office) e internet.


Atividades a serem desenvolvidas:
Atendimento a clientes
Interação com os demais setores da empresa


Currículos: rhselecao@construtoramanhattan.com.br
Assunto do e-mail: Recepcionista.


O prazo para envio de currículos é até 01/03/2016.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Sá Cavalcante seleciona estagiário(a) para setor de Auditoria

29/02/2007 - 15h18min

Empresa nacional Sá Cavalcante abre oportunidade de estágio em setor de Auditoria. A vaga é para estudantes de Administração ou Ciência Contábeis cursando a entre o 3º e o 5º período e com disponibilidade para estagiar no turno da tarde. Seriedade e responsabilidades são características essenciais para a função.


Atividades desenvolvidas:


Coleta de informações para preenchimento e porte de documentos sigilosos; elaboração de relatórios de auditoria; análise de dados de vendas; auxílio no fechamento das vendas; fiscalização de transações comerciais de lojas.


Benefícios: bolsa auxilio de R$ 750,00, vale transporte e oportunidade de ascensão.  Candidatos(as) devem enviar currículos para acaraujo@sacavalcante.com.br. Assunto: Vaga Estágio.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Vaga para Auxiliar de Escritório em Teresina

29/02/2007 - 15h16min

Empresa da zona norte de Teresina contrata Auxiliar de Escritório com ensino médio completo ou superior cursando, habilidade em informática com domínio no pacote office, conhecimentos de atendimento telefônico e ao cliente.


A empresa oferece salário mínimo e vales transportes. A carga horária é de 44hs semanais.


Interessados devem enviar o currículo para ribeiroeleite@hotmail.com . Título do e-mail “Auxiliar de Escritório THE”

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

EnqueteVocê é a favor ou contra da Lei da Ficha Limpa para nosso municipio. Vote SIM P/ a favor e NÃO P/ contra.

Auditado por Google Analytics