Seu navegador não suporta Javascript.

Notícia Destaque: Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho

15/06/2007 - 13h22min
ampliar Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho

 Nesta manhã de quinta-feira ás 11:30 a vereadora, Edith Alencar, de Agricolândia-Pi, esteve juntamente com o Sgt. Josemir, Comandante GPM, de Agricolandia , para receber mais uma solicita&cced...
Leia a matéria completa

MAIS FOTOS:

Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho


Sinal de Alerta

05/03/2014 - 15h55min
ampliar Sinal de Alerta Sinal de Alerta

2.014 é um ano com grandes expectativas, pois, além do passado carnaval, teremos a Copa e as Eleições Gerais, dando um excelente tempero para quem gosta de curtir uma boa festa. Nossa cidade sempre foi palco de bons eventos.


Enquanto muitos tem intenção de brincar o carnaval em Agricolândia, outros querem, na verdade, fazer um carnaval com nossa cidade.


O prefeito Walter Alencar vem fazendo uma boa administração, trabalhando muito em prol de nossa cidade, enquanto parcela de seus assessores vem  fazendo  uma  festa  a um palmo de seu nariz, com desmandos, muita fofoca e  humilhações a seus eleitores.


Os organizadores do Bloco “Com C Veja”, Márcio e Edivânia,  juntaram um grupo de amigos e compraram seus próprios “Abadás”, apresentando-se no domingo e tendo o apoio do carro de som patrocinado pelo Prefeito, sempre preocupado em melhorar e investir no carnaval.


Mas, após a noticia da organização deste bloco, o coordenador de Eventos e CÚltura da Prefeitura tentou por todas as maneiras, usando o nome do Prefeito, impedir o evento destes jovens.


 O prefeito Walter Alencar buscou inovar, ao fazer um carnaval de rua para toda cidade, investindo e buscando principalmente dar aos jovens uma opção em nossa cidade, evitando que estes fossem para outros locais. No domingo, o grupo de jovens do Bloco “Com C Veja”  partiu da Praça da Vó Dita, com muita animação, até a Praça Central da cidade. A animação foi um sucesso, tomando conta de todos os foliões e sem nenhuma confusão registrada.


Já na segunda feira, comandou a folia o Bloco “Ai quem se importa” (na verdade uma carreata, quase um “corso”), festa essa que muitos diziam ser patrocinada pelo Prefeito, enquanto outros diziam ser do Coordenador de Eventos e CÚltura, mesmo porque os patrocinadores estampados nas camisas eram os ditos organizadores Nathan, a esposa do Nathan e a Primeira Dama Kelly. Chamou também a atenção o fato de que várias pessoas saírem pedindo dinheiro no comércio local para patrocínio deste bloco. A cada cinco minutos, aproximadamente, o nome do dito coordenador  Nathan e Produções  era divulgado na carreata.


Grande confusão foi patrocinada, já na chegada da Praça Central, quando o carro do Márcio (organizador da festa da véspera e concorrente direto do Nathan) estava estacionado em frente ao Bar do Geléia. Diante de tal situação, o Coordenador de Eventos e Cutura tratou de inflamar os ânimos, procurando a policia para intimidar o concorrente, dizendo falar em nome do Prefeito, enfim.A partir daí, uma briga generalizada acabou com a festa.


Após toda esta confusão, alguns foliões ligaram o som em seus carros particulares, sendo reprimidos pela policia a mando do Coordenador de Eventos Nathan, este falando sempre que era a mando do Prefeito. 


Apuramos que o evento da segunda feira de Carnaval era realmente patrocinada pelo Prefeito, não sabendo-se se era dinheiro público ou privado. Afinal, foi ele quem contribuiu com o combustível utilizado pelos veículos que participaram da carreata e franqueou a cerveja distribuída. Mas quem levou a fama de “bonzinho” e “organizador”, foi o Nathan, que desviou o interesse público para seus negócios privados. Ninguém ficou sabendo o que foi feito com o dinheiro arrecado junto ao comércio a título de “patrocínio”.


Não é a primeira vez que o Coordenador de Eventos, Nathan, beneficia-se a custa do dinheiro do povo (Prefeitura). Ainda na festa da posse, tentou acabar com o evento , desviando a cerveja ainda disponível para fins particulares. Na festa do dia 8, no festejo do bairro Baixa, constrangeu os barraqueiros, deixando-os a ver navios em benefício próprio. No aniversário da cidade, desviou a localização dos freezers, beneficiando-se e prejudicando seus desafetos, além de usar o carro da Prefeitura para comprar cerveja em Teresina, vendendo-a a menor preço, quebrando o acordo com os barraqueiros, isto sem falar da confusão da briga dos bolos.


Walter Alencar tem pretensões políticas que ultrapassam as fronteiras de Agricolândia. Ele nunca escondeu isto, mesmo porque é um direito inalienável de um homem público. Uma cadeira na Assembléia Legislativa Estadual, um cargo de destaque na estrutura de poder do próximo Governo Estadual, ou mesmo alçar vôos mais altos, talvez em Brasília. Cacife e competência ele tem para isto.


Mas conquistar um cargo destes, satisfazendo suas ambições pessoais e empresariais, não é como conquistar a Prefeitura de uma cidadezinha perdida no interior do Piauí. Requer um trabalho maior de grupo, com seus elementos sintonizados num objetivo comum.


Walter não tem oposição na cidade, pois aquela foi aniquilada nas últimas eleições e hoje está afundada em inúmeros processos judiciais. Em sua eleição de 2.012 conseguiu costurar uma aliança política complexa, que para muitos, inclusive para este articulista, pareceu espúria.


Hoje sua maior oposição é formada pelos seus próprios assessores, que usam a truculência para impor seus interesses pessoais e econômicos, por muitas vezes usando indevidamente seu nome (e, creio, sem sua autorização), intimidando e constrangendo muitos que foram, em 2.012, importantes cabos eleitorais em sua eleição.


Ou Walter coloca ordem na casa, urgentemente, freando os instintos totalitários e policialescos de alguns de seus assessores desequilibrados, ou não fará sequer seu sucessor.


O site agricolandianews.com que tem como meta a verdade por natureza fica a disposição para um direito de resposta, assim como abre o espaço ao prefeito Walter Alencar para esclarecimentos e tranqüilizar a população, não só em relação a este fato, mas também em relação a outros fatos de ameaças e humilhações promovidas por alguns de seus secretários e assessores contra seus eleitores.


Obs.: O empresario Ataide (Tatá) procurou a direção do site agricolandianews, nos informou que não fazia parte da organização do Bloco "Ha ha quem si importa" apenas ajudou como patrocinadores.





TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

2º Mela Mela do Bloco com C VEJA confira os clicks

04/03/2014 - 16h26min
ampliar 2º Mela Mela do Bloco com C VEJA confira os clicks 2º Mela Mela do Bloco com C VEJA confira os clicks

O 2º mela mela do bloco com Cveja  foi muito animado com a galera nas ruas de Agricolândia fazendo a folia e promete que no ano que vem a folia vai ser melhor


Os organizadores Marcio freire e Wallyson Lima agradecem a presença de todos e afirmam que vão trabalhar ainda mais para fazer o carnaval virar tradição na cidade 






por Edivania Albuquerque

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Jovem de Agricolândia é alvejado com tiro pela Força Tática apos resistir prisão

28/02/2014 - 07h43min
ampliar Jovem de Agricolândia é alvejado com tiro pela Força Tática apos resistir prisão Jovem de Agricolândia é alvejado com tiro pela Força Tática apos resistir prisão

Um jovem identificado apenas como Mailson morador do residencial novo horizonte foi alvejado com um tiro pelo grupo de policia da Força tática, segundo informações o mesmo resistiu a prisão depois de ser acusado de tentativa de agressão contra uma conselheira da cidade, a policia foi acionada para conter o jovem que tentou também agredir a equipe, a única forma de conter o jovem foi efetuando um disparo contra a perna do mesmo.


O jovem foi encaminhado até a cidade de Água Branca para procedimentos médicos e será preso e ficará a disposição da justiça.


 


Por Mauricio Alves







Famílias Agricolandenses pedem o desligamento voluntário do Bolsa Família

27/02/2014 - 13h12min
ampliar Famílias Agricolandenses pedem o desligamento voluntário do Bolsa Família Famílias Agricolandenses pedem o desligamento voluntário do Bolsa Família

EM AGRICOLÂNDIA UM NUMERO SIGNIFICATIVO DE FAMILIAS JÁ ESTE ANO SOLICITARAM DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA


Os desligamentos voluntários foram por superação da pobreza


Nesse ano foram realizados vários desligamentos, onde a família se dirige voluntariamente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras),por ter superado a pobreza e extrema pobreza e solicita o cancelamento do benefício. Fazendo esta ação, a família poderá voltar a receber o benefício caso a renda sofra diminuição por um período de até 3 anos.


De acordo com a gestora do Bolsa Familia  da Assistência Social de Agricolândia, Mayara Sousa, beneficiários que solicitam desligamento voluntário do programa, dão espaço para novas famílias que se encaixem dentro do perfil.”, destacou.


As famílias beneficiárias do PBF que não mais necessitam receber o benefício  devem solicitar o desligamento voluntário do programa, procurar o Gestor Municipal e manifestar expressamente sua decisão de se desligar do Programa. Assim não serão obrigadas a devolverem todos os valores recebidos indevidamente, além de não responder penal e civilmente pelas fraudes cometidas.


 


Por Mauricio Alves com Informações da Gestora Mayara Sousa





Convite da missa de um ano de falecimento da Dona Gonçala Maria

27/02/2014 - 08h15min
ampliar Convite da missa de um ano de falecimento da Dona Gonçala Maria Convite da missa de um ano de falecimento da Dona Gonçala Maria

A Estrela convida amigos e familiares para participar da missa de um ano de falecimento da dona, Gonçala Maria da Conceição, que acontecerá no dia 01 de março na Capela ao lado do cemitério Catarina, a missa será realizada as 16:00 horas . 


 


Por Mauricio Alves

Avenida Nossa Senhora da Conceição Vai Ser Pavimentada

26/02/2014 - 15h04min
ampliar Avenida Nossa Senhora  da Conceição Vai Ser Pavimentada Avenida Nossa Senhora da Conceição Vai Ser Pavimentada

Atendendo o requerimento da Vereadora Edith Alencar, o prefeito Walter Alencar anunciou na sessão da câmara que irá pavimentar ainda esse ano de 2014 a Avenida Nossa Srª da Conceição localizada no bairro poeirão.


“Desde de janeiro de 2009 que luto por essa obra, é uma das ruas mais antiga de nossa cidade e ficou esquecida pelo gestores, agora ciente do compromisso da realização de pavimentação, só tenho que parabenizar a todos moradores desse bairro, e estou muito feliz por essa conquista, ressalto aqui que também era um pedido do meu saudoso Pai” Disse a Vereadora Edith Alencar.

Teve inicio os trabalhos legislativo

26/02/2014 - 09h41min
ampliar Teve inicio os trabalhos legislativo Teve inicio os trabalhos legislativo

Tiveram início na noite da última sexta-feira (21/02), na sede da Câmara Municipal de Agricolândia, os trabalhos legislativos do ano de 2.014, com a presença de todos os vereadores, além do prefeito Walter Alencar, alguns secretários e grande número de populares.


“Que seja um ano produtivo para nós”, comentou o Presidente da casa Jocione Silva ao saudar os colegas na abertura do ano legislativo, lembrando, porém, que será um ano complicado, devido a realização da Copa do Mundo e das Eleições Gerais.


Ao final da Sessão, o Prefeito Walter Alencar aproveitou para fazer um balanço das realizações no ano de 2013, surpreendendo a todos com o número de benefícios conseguido para a cidade. O Presidente da casa abriu espaço para perguntas e sugestões  sobre o trabalho do Prefeito, ocasião na qual a vereadora Edith Alencar cobrou o calçamento da Avenida Nossa Senhora da Conceição ao mesmo tempo que  elogiou o Prefeito Walter Alencar por ter conseguido fazer tanto em apenas um ano de trabalho. Aproveitou também para criticar os  prefeitos anteriores que pouco conseguiram fazer em quatro anos e muito menos tiveram coragem para prestar contas perante ao povo.


Na mesma oportunidade, quem se manifestou foi o diretor do site agricolandianews.com Claudio Alves, que aproveitou para parabenizar o Prefeito Walter Alencar por estar mudando a cara de nossa cidade. Porém, aproveitou para fazer uma critica construtiva e uma sugestão para o prefeito melhorar o atendimento de seus assessores com o povo: criar uma “Ouvidoria na Prefeitura”. Destacou que o site agricolandianews.com recebe dezenas de denúncias relatando perseguição, coação e muita humilhação realizadas por parte dos assessores municipais, afirmando que “temos o compromisso com a verdade e com povo agricolandense”. Justificando a proposta,  Claudio resaltou que a criação desta “Ouvidoria” ajudará muitos cidadãos carentes, já que os maiores prejudicados são as pessoas mais fragilizadas economicamente, os “pobres”. Finalizou destacando que tal implantação irá melhorar tanto a imagem do Prefeito como da Administração perante o povo, resaltando que muitos assessores só se ocupam em fazer fofocas.


Tanto o prefeito Walter como a vereadora Antonia Santana concordaram com a sugestão da possível “Ouvidoria”, ficando de estudar a sugestão. O prefeito também deixou bem claro que uma das metas para o ano de 2014 é asfaltar o centro da cidade de Agricolândia e pretende contar com a união de todos os vereadores e da própria população para colocar seus projetos em andamento. Reafirmou sua convicção que este será um ano de muitas obras, gerando assim mais trabalho e renda ao povo agricolandense.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Agricolandenses estão indignados com prestação de serviço meia boca da tim

24/02/2014 - 08h19min
ampliar Agricolandenses estão indignados com prestação de serviço meia boca da tim Agricolandenses estão indignados com prestação de serviço meia boca da tim

Tem sido péssimo o serviço prestado pela TIM essa empresa até então conceituada no ramo de telefonia móvel. Os Agricolandenses estão indignados se estressando cotidianamente e o pior sem ter a quem recorrer para tentar solucionar os problemas. Muitas pessoas ligando aqui para a redação do site cobrando soluções, nossa equipe então, decidiu publicar.


A população Agricolandense precisa dispor desse serviço com mais qualidade. Hoje o celular é indispensável na vida de qualquer pessoa e a TIM deveria estar atenta a prestar um serviço de qualidade visando até mesmo um crescimento maior da empresa na cidade.


 


Por Mauricio Alves


 

Segundo pesquisa Agricolândia tem mais mulheres do que homens

23/02/2014 - 23h10min
ampliar Segundo pesquisa Agricolândia tem mais mulheres do que homens Segundo pesquisa Agricolândia tem mais mulheres do que homens

Domicílios ocupados em Agricolândia: 1.527


Crescimento populacional em Agricolândia na última década: -4,23%


Em Agricolândia existem 1.07 mulheres para cada homem


Em Agricolândia existem 0.93 homens para cada mulher


População urbana em Agricolândia é de: 3.617 e representa 70,7% da população de Agricolândia


População rural em Agricolândia é de: 1.497 e representa 29,3% da população de Agricolândia


Em Agricolândia 48,2% são homens


Em Agricolândia 51,8% são mulheres


Em Agricolândia existem mais mulheres do que homens


 


Por Mauricio Alves

Alexandre assume Secretaria de Transporte de Agricolândia

23/02/2014 - 22h44min
ampliar Alexandre assume Secretaria de Transporte de Agricolândia Alexandre assume Secretaria de Transporte de Agricolândia

Por decisão administrativa no quadro de secretários do município de Agricolândia, o Prefeito Walter Alencar visando a melhoria e desempenho das atividades executadas pela Secretaria de Transportes do município, inseriu um novo secretário para a pasta citada anteriormente, trata-se do senhor Alexandre que já está desempenhando um ótimo trabalho em sua nova função.


Em breve o Agricolandianews.com também entrará em contato com o mesmo para uma entrevista na qual o mesmo vai poder repassar todos os trabalhos que estão sendo executados na sua área.


 


Por Mauricio Alves



Festa de Carnaval 2014 em Agricolândia dia 03 de março

23/02/2014 - 22h35min
ampliar Festa de Carnaval 2014 em Agricolândia dia 03 de março Festa de Carnaval 2014 em Agricolândia dia 03 de março

O 1ª Carnaval de Agricolândia, promete agitar os foliões da cidade e Região.


Confira a Programação


Dia 03-03 paredão Dioges Motos, saindo do pé de arroz com parada no calçadão do mercado a parti das 17:00hsr.


Obs: Aqueles que queiram participar com sua moto procurar o "NATHAN" para maiores informações.


Quem queira participar com carro de som liberado,colocar freezer liberado...Venham todos que a festa tá liberada!!!


 


Agradece Prefeito Walter Alencar.


Por Mauricio Alves

2º Mela Mela do Bloco com C VEJA Participem dessa Folia

22/02/2014 - 10h10min
ampliar 2º Mela Mela do Bloco com C VEJA Participem dessa Folia 2º Mela Mela do Bloco com C VEJA Participem dessa Folia

É isso ai galera vamos animar o 2º Mela Mela do bloco com cerveja na cidade de Agricolândia vocês não podem ficar de fora dessa folia que  será no dia 02 de março apartir das 16:00 horas  


Concentração na Praça da Baixa com um percurso acompanhado de Carros de Som até a quadra de eventos no centro da cidade onde lá terá uma tenda eletrônica com o pancadão Raio de Som fazendo as melhora de carnaval para a diversão da galera 


Você que tem seu carro de Som se quiser se junta a Nós não fique parado vamos pra folia 


Promoção do bloco as primeiras dez pessoas que chegarem à concentração ganhará goma grátis para começar o Mela mela 


Organização Marcio Freire e Wallyson Lima 




por Edivania Albuquerque

Agricolandenses contam com mais um veículo a disposição da saúde

20/02/2014 - 06h41min
ampliar Agricolandenses contam com mais um veículo a disposição da saúde Agricolandenses contam com mais um veículo a disposição da saúde

O Prefeito de Agricolândia entregou um novo veículo para a Saúde, uma Perua Kombi, que está sendo utilizada no trabalho de levar os Agricolandenses até a capital para a realizações de consultas, exames e outros procedimentos que a rede municipal de saúde não cobre ,  aquisição do novo veículo vai dar agilidade aos trabalhos desenvolvidos pela Secretária e está atendendo uma demanda muito grande .


Por Mauricio Alves

Insituto de pesquisa mostra que Prefeito Walter Alencar tem grande aprovação

19/02/2014 - 22h44min
ampliar Insituto de pesquisa mostra que Prefeito Walter Alencar tem grande aprovação Insituto de pesquisa mostra que Prefeito Walter Alencar tem grande aprovação

Pesquisa do Instituto BrVox realizada na cidade de Agricolândia, que fica na região Centro do Piauí, e a 89 km de Teresina, mostra a aprovação do prefeito Walter Alencar (PSD).


Segundo o levantamento, feito nos dias 29 e 30 de janeiro de 2014, o prefeito tem aprovação de 56,31%. Já sua administração é avaliada como boa por 75.24% da população.


A pesquisa ouviu 412 eleitores da cidade e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) com o número 00015/2014.


 

Clay Ragazzone foi eleito o melhor Secretário da gestão segundo Instituto BrVox

19/02/2014 - 22h22min
ampliar Foto do repórter Mauricio Alves Foto do repórter Mauricio Alves

Não há dúvidas de que a Secretaria Municipal de Saúde é a que mais se destaca na gestão do  Prefeito Walter Alencar e as conquistas estão ai para atestar o bom desempenho, o Instituto de Pesquisa BrVox divulgou diversas avaliações da opinião do povo Agricolandense, quem se destacou como o melhor secretario da administração do Prefeito Walter Alencar foi o Secretario de saúde Clay Ragazzone ,este titulo para muitos sempre foi notório , já para quem duvidava a pesquisa foi feita.


Visando unicamente a melhoria da qualidade de vida da população, o Prefeito Walter Alencar e o Secretário Clay Ragazzone se empenharam na conclusão da UBA que irá ampliar ainda mais o atendimento de saúde na cidade.


Por Mauricio Alves

Prefeito Walter Alencar e o Compromisso com a Educação de Agricolândia

19/02/2014 - 22h13min
ampliar Prefeito Walter Alencar e o Compromisso com a Educação de Agricolândia Prefeito Walter Alencar e o Compromisso com a Educação de Agricolândia

O Prefeito Walter Alencar esta conseguindo  colocar a educação do município para frente, na tarde de ontem dia 19/02 o mesmo conseguiu 250 carteiras escolares para as unidades de ensino da cidade,  o material foi recepcionado pelo Secretario de Educação Gastão.


Um compromisso que o Prefeito está destacando é o imenso trabalho para tentar solucionar os problemas que a educação do município vem enfrentando, problemas esses , graças as administrações passadas em parcerias com diretoras e professores que de alguma forma contribuirão na época com os gestores para a educação formar um verdadeiro caos, que e breve estará solucionado e com resultados positivos.


Por Mauricio Alves

Enfermeira Lisiany Lima fala sobre a abrangência da vacinação do HPV na cidade

19/02/2014 - 09h23min
ampliar Enfermeira Lisiany Lima fala sobre a abrangência da vacinação do HPV na cidade Enfermeira Lisiany Lima fala sobre a abrangência da vacinação do HPV na cidade

A Enfermeira e Coordenadora da Secretaria Municipal de Sáude de Agricolândia, Lisiany Lima, destaca a todos os Agricolandenses que o ministério da saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 2014 ampliou o calendário nacional de vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o polilomavirus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação conjunta conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero possibilitará prevenir essa doença.


A meta é a vacinação de 80% da população , a vacinação nas escolas segundo Lisiany Lima, é decisiva para o alcance da meta vacinal dos adolescentes, e que a primeira dose da vacina HPV será administrada nas próprias escolas para as meninas de 11 a 13 anos e tem data prevista para o dia 10 de março ate o dia 10 de abril .


Por Mauricio Alves 



Este ano tem eleição para presidente da câmara e já tem vereador em campanha

18/02/2014 - 09h44min
ampliar Este ano tem eleição para presidente da câmara e já tem vereador em campanha Este ano tem eleição para presidente da câmara e já tem vereador em campanha

Este ano acontecerão às eleições para a mesa diretora, ou seja, a escolha do novo Presidente da Camarâ municipal de Agricolândia, que atulmente é Presidida por Jocione Silva e segundo informações já tem vereador fazendo campanha para aos demais, o  vereador que pretender pleitear o cargo de Presidente deverá elaborar a chapa, através de requerimento, obrigatoriamente subscrito pelos candidatos ao cargo, junto a secretaria da Câmara e assim estará apto a concorrer .


A reportagem não conseguiu confirmar a informação dos pré candidatos, mas segundo informações é muito vereador afim de sentar na cadeira do Presidente .


 


Por Mauricio Alves


 

Presidente da Câmara de Agricolândia convida todos para abertura da seção 2014

18/02/2014 - 09h15min
ampliar Presidente da Câmara de Agricolândia convida todos para abertura da seção 2014 Presidente da Câmara de Agricolândia convida todos para abertura da seção 2014

O Presidente Jocione Silva  convida todos munícipes de Agricolândia para se fazer presente na abertura dos trabalhos Legislativos de 2014.


De acordo com Jocione Silva, a primeira sessão será que se realizará  nesta sexta-feira (21), às 20h, na Câmara Municipal da cidade. A nossa reportagem estará presente em todos os detalhes dessa primeira Sessão você confere aqui no Agricolandianews.com.


O Prefeito Walter Alencar também estará presente na sessão de abertura dos trabalhos dos legisladores da cidade.


 


Compareça .


 


Por Mauricio Alves



Eu voltei mais uma vez

18/02/2014 - 09h12min
ampliar Eu voltei mais uma vez Eu voltei mais uma vez

Mais uma vez, ninguém me quis. Vou acabar com depressão.

Primeiro, fui mandado para um lugar meio quente, quase tão quente quanto Teresina. Tudo era meio avermelhado, um calor do cacete. Fui atendido por uma figuraça com chifres e um baita rabão pontiagudo. Tinha a fisionomia de alguém que conheço aqui da Repartição, mas não vou dizer quem, pois haja Sindicância para responder.

Foi logo dizendo que ali não havia vagas, estava tudo lotado por um pessoal de um certo Partido Político que estava achando-se em casa, agitando suas bandeiras da mesma cor do ambiente, mascarados e que estavam quebrando tudo. Havia somente uma vaga, mas já estava reservada para uma pessoa conhecida minha, que, espiei de rabo de olho na ficha que ele carregava, e o nome terminava com “ITA”. Deve ser Ruanita, Benedita ou mesmo Expedita.

O jeito foi tomar um busão para o Céu. O preço da passagem estava pela hora da morte, mas se pulasse a catraca, voltava para o Inferno. Pedro recebeu-me no ponto final, braços abertos (um sovaco de derrubar jumento), todo sorridente, disse admirador destas minhas polêmicas crônicas. Levou-me para falar com um tal de “JC”, o manda-chuva do local. Não teve como ajeitar uma vaga: estavam todas reservadas para o pessoal que reza o Terço nas quartas-feiras. Não faltará torcida para que elas ocupem logo estas suas vagas.

Pois se não tem jeito, que assim fique. Vou tornar-me mais um funcionário fantasma. Com um diferencial: continuar perturbando o Sistema. Antes de sair dos dois locais onde estive, em cada um jurei que responderia a última Sindicância de minha vida.

Minha cirurgia foi uma esculhambação. Deveria durar três horas, levou sete. A enfermeira, ao invés de depilar meu peito, depilou minha virilha. Disse que iriam acessar meu coração por ali. Ainda bem que não operei a coluna vertebral. Imagino por onde enfiariam a sonda.

Pena que não levei uma câmera para filmar a expressão do pessoal da Repartição quando fui trabalhar na outra semana, são e salvo. Um misto de frustração, indignação e inconformismo.

Alguns poucos sorrisos de bem vindo (ou bom retorno). Alguns colegas se entreolhavam, relembrando minha última crônica sobre meu próprio velório: “Mas não era verdade?”, perguntavam-se.

Divirto-me. Muitas vezes no elevador, do nada, pergunto a algum colega: “_Leu minha última crônica no GP1?”. Na maioria das vezes o interrogado faz uma cara de espanto, espreme os lábios, agita a cabeça negativamente. Quando não, responde asperamente: “_ Não leio artigos da imprensa marrom ...”. Na minha opinião ele não lê nada, pois é analfabeto funcional.

Mas o interessante é que, quando escrevo algo que envolve a estrutura de nossa Repartição, o comentário nos corredores é geral. Quando escrevi sobre a qualidade do café que nos é servido, embora a responsável seja de pouca leitura e certamente não tem acesso a Internet nem em seu local de alquimia nem em sua residência, foi a primeira a saber. Todos comentavam pelos corredores a indignação de Dona “X” (vou omitir o nome para não lhe dar mais IBOPE). Contabilizamos 8.000 acessos, a metade, talvez, desta Repartição que não lê minhas crônicas.

Meu editor telefonou-me ontem cobrando uma nova crônica. Mas como vou escrever, se estou afastado do trabalho e, portanto, afastado de minha fonte inspiradora? Assim como o repórter, o cronista se alimenta dos acontecimentos diários, que constituem a base da crônica. Após cercar-me desses acontecimentos diários, dou-lhes um toque próprio, incluindo no texto elementos como ficção, fantasia e crítica, elementos que o texto essencialmente informativo não contém. A crônica situa-se entre o Jornalismo e a Literatura, e o cronista deve ser considerado o poeta dos acontecimentos do dia-a-dia.

Sei que sou muito lido, apreciado e odiado. Mas nunca desejei ser unânime, longe disto.
Torço muito para que o Sistema processe-me pelas minhas crônicas, pois assim talvez, com a publicidade e o debate que isto iria criar, talvez eu deixe de acovardar-me, assumindo aquilo que gosto de fazer.

*Arthur Teixeira Junior é funcionário público

EnqueteVocê é a favor ou contra da Lei da Ficha Limpa para nosso municipio. Vote SIM P/ a favor e NÃO P/ contra.

Auditado por Google Analytics