Seu navegador não suporta Javascript.

Notícia Destaque: Entrevista com prefeito Walter Alencar

09/04/2015 - 09h45min
ampliar Entrevista com prefeito Walter Alencar Entrevista com prefeito Walter Alencar

O site da verdade,  agricolandianews.com, sai na frente em busca de uma entrevista exclusiva com o Prefeito Walter Alencar em busca de informações sobre investimentos, coligaç...
Leia a matéria completa



Sejam bem vindos

06/02/2015 - 09h43min
ampliar Sejam bem vindos Sejam bem vindos

Tem alguns assuntos que de tanto serem repetidos no noticiário acabam cansando. Como aquelas musiquinhas chatas que não saem de nossa cabeça e volta e meia, mesmo sem querermos, acabamos cantarolando. Os entendidos as chamam de música “chiclet”.

Nos últimos meses, o assunto em voga é a falta de água no sudeste.

Interessante ... No Nordeste sempre houve falta d’água, e nem por isso era notícia diária em todos os telejornais, e tampouco apareciam na TV zelosos consumidores dando soluções mirabolantes para o uso racional do precioso líquido. Meu filho não sabe qual o salário de seu professor na escola pública. Mas sabe qual o nível diário do reservatório que ele nem sabe onde fica.

Quando políticos daqui (sem querer defender qualquer político, pois são farinha do mesmo saco) iam à TV pedir recursos para a contratação de carros pipas ou para construção de cacimbões, tinha sempre alguém do sul maravilha que ia logo apontando: “Isto é a indústria da seca!”.

Agora governadores vão em romaria à Brasília exigir bilhões de reais para a execução de obras monumentais de emergência a serem executados em prazos exíguos, antevendo-se a possibilidade da roubalheira institucional. Como ocorreu com as verbas federais prontamente disponibilizadas para auxílio aos atingidos pelos deslizamentos de 2011.

Fala-se também nos apagões que virão. Grande coisa! Em algumas cidades do nosso interior falta energia elétrica diariamente, colapso que dura por horas e dias. Enquanto lá falta água para girar as enormes turbinas das potentes hidroelétricas, ou atrasaram as obras da usina nuclear, o motivo aqui é a falta de investimento em transformadores de pouca potência, em materiais de reposição e manutenção preventiva.

Um lunático qualquer previu que, se a seca continuar por mais alguns anos, talvez seja necessário evacuar as grandes cidades do sul. Evacuar para onde?

Antevejo grandes levas de compatriotas do sudeste aqui chegando, maltrapilhos, aboletados em carrocerias de caminhões (os “pau de flamingo” – em alusão ao antigo “pau de arara”), por estas bandas procurando refúgio, indo pernoitar ao relento (já que não temos os necessários viadutos para abrigá-los em seus baixos). Terão que procurar trabalho no cabo da enxada, já que não temos uma indústria de construção civil para acolhê-los. Aliás, não temos indústria de nada. Faltarão escolas para seus filhos, e os poucos que conseguirem estudar irão se deparar com professores despreparados e desmotivados.

Espero que eles não fiquem doentes, pois não temos leitos nem médicos sequer para os aqui nascidos. Que não venham de carro, pois não temos ruas ou estradas em condições de uso. Vão ter que enfrentar os ônibus velhos e sucateados, sem ar condicionado.

Se houvessem aqui criado estruturas para desenvolvimento, como indústrias, irrigação agrícola, treinamento de mão de obra, educação, saude pública, urbanização, enfim, tudo aquilo que lá fizeram e agora os sufoca, poderíamos recebê-los com maior dignidade. Coisas da vida.

Mas vamos a minha colaboração para a economia de água nestes tempos difíceis: a maioria das concessionárias de distribuição de água (aqui a Agespisa) cobra uma taxa mínima para a conta de água, no caso aqui 10 m³. Morando só, consumo em média 6 m³/mês, o que representa cerca de 200 litros/dia de água, bem acima do recomendado (algo em torno de 120 litros/dia/pessoa). Estou inclinado a rever minhas rotinas e racionalizar o consumo de água. Mas continuarei pagando o mesmo tanto mensalmente, por uma água que não consumi e sequer foi fornecida. Que incentivo?

*Arthur Teixeira Junior é articulador





TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

Na politica tem dessas coisas

04/02/2015 - 09h14min
ampliar Na politica tem dessas coisas Na politica tem dessas coisas

O site agricolandianews.com teve informações que o grupo político liderado pelo Dr. Barradas, está “de olho” nos cargos que são direcionados ao Governo Estadual em Agricolândia, como a direção e coordenação da Unidade Escolar João Ferry, o comando da delegacia e a Emater.


São muitas especulações de quem vai assumir tais cargos, até porque o vice-prefeito Dr. Raimundo (que fumou o cachimbo da paz com o prefeito Walter Alencar) também apoiou a candidatura do governador no município e votou na deputada federal Rejane Dias.


Nesta semana muita coisa deverá acontecer. Segundo informações, até o momento não foi feita nenhuma nomeação, mas já tem líderes políticos buscando chaves de colégio. Torcemos para que qualquer mudança que se faça, pensem primeiro no bem da população, mesmo porque na direção do João Ferry o excelente trabalho da diretora é unânime na visão da maioria dos alunos, pais e a funcionários. Teme-se que esse grupo político liderado pelo Dr. Barradas e sua esposa traga de volta à cena os antigos policias, seus ex cabos eleitorais. A população não se esquece dos espancamentos e dos abusos que eles aprontaram na cidade, chegando alguns a responderem processo administrativo por má conduta e abuso de poder.


Como já dizia João Saldanha: “em time que está ganhando não se mexe”.


Mas Murphy sentenciou: “Não há nada tão ruim que não possa ficar pior”.


Estamos vigilantes.





Pref. Walter Alencar busca recursos para o termino da obra da creche municipal.

24/01/2015 - 14h23min
ampliar Creche municipal de Agricolândia Creche municipal de Agricolândia

O Prefeito Municipal de Agricolândia Walter Alencar esteve em Brasília-DF em busca de recursos para obras em nossa cidade. A prioridade é o termino da Creche Municipal Pró-infância. Nosso objetivo é terminar esta grande obra e colocá-la em funcionamento, assim beneficiando toda a população de nossa cidade. O projeto da construção da creche faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o Pró-infância criado em 2006 pelo Governo Federal.


A creche vai contar com berçários, Salas de educação infantil, pátio coberto, refeitório, bloco administrativo, blocos pedagógicos.


 


 

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Prefeito Walter Alencar participa da posse do novo presidente da AMPAR

24/01/2015 - 13h16min
ampliar Prefeito Walter Alencar com o Governador Wellington Dias Prefeito Walter Alencar com o Governador Wellington Dias

O prefeito Walter Alencar esteve presente na cerimônia de posse do novo presidente da AMPAR. Esteve presente muitas autoridades entre eles o governador Wellington Dias, e na oportunidade o prefeito Walter Alencar e o governador Wellington Dias traçaram futuros investimentos para o municipio de Agricolândia.


Hélio Rodrigues toma posse para um mandato de dois anos


Prefeitos, vereadores e secretários municipais, bem como o governador Wellington Dias, dentre outras autoridades, participaram neste sábado (17) da solenidade de posse do novo presidente da Associação dos Municípios da Região do Médio Parnaíba (AMPAR), Hélio Rodrigues. O prefeito de Hugo Napoleão toma posse para um mandato de dois anos.


A cerimônia foi aberta com um discurso do ex-presidente da associação, Walter Alencar, que falou sobre a sua gestão e disse acreditar que a aproximação de Hélio Rodrigues com o governador vai ajudar a trazer muitas coisas boas para aquela região.


“Tenho a certeza do dever cumprido. Nós da Ampar esperamos que a aproximação de Hélio com Wellington Dias traga bons frutos para essa região. Confio na capacidade de Hélio Rodrigues para presidir a Ampar, destacou Walter Alencar.”


Em seguida o novo presidente leu para os demais presentes o termo de compromisso da presidência e falou sobre a sua missão. “Honro a confiança que depositaram em mim. Buscarei força e companheirismo com o Governo do Estado para trazer recursos para esses municípios do Piauí”.


Na oportunidade Wellington Dias falou sobre a situação difícil pelo qual passa o Estado e que teve que tomar medidas duras e nada satisfatórias para poder controlar a folha de pagamento. Ele disse ainda que pretende investir na educação, segurança e, principalmente, desenvolver a saúde na região do médio Parnaíba. O governador destacou também que quer desenvolver o Piauí de forma geral, fazendo com que o Estado eleve o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a Distribuição de Renda (Gini) e a qualidade de vida dos piauienses.


“Queremos seguir para ser um estado rico. Tínhamos um IDH em torno de 0,4, passamos para 0,5 e entre os anos de 2000 a 2014 passamos para um patamar de classe média, chegando a 0,7, e para ser um Estado de desenvolvimento temos que passar para 0,8”, afirmou o governador.


Finalizando seu discurso o governador parabenizou Hélio Rodrigues pela posse ressaltando que vai apoiar a Ampar e contou que pretende elevar a renda por habitante no Piauí.


“Quero fazer a economia crescer. Precisamos criar uma mania de empreendedor e a solução é trabalhar na área do empreendedorismo, é nisso que vamos apostar, produzindo frutas e também outras coisas. Quero deixar aqui pra vocês essa mensagem de fé e esperança. Hélio, a Ampar tem meu apoio e vamos trabalhar muito. Cada um fazendo sua parte fica legal”, finalizou o governador.


 


Fonte:http://www.appm.org.br/noticias/geral/autoridades-participam-de-posse-do-novo-presidente-da-ampar-3881.html#.VMOz30fF_T8


Imagens: portalmpiaui.com


 

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Só felicidade para Julia Soares

19/01/2015 - 16h18min
ampliar Só felicidade para Julia Soares Só felicidade para Julia Soares

Na noite 17 de janeiro, foi comemorado no CSA - Clube Social de Agricolândia o aniversário de Julia Soares, conhecida popularmente, como Julia do Adé. Muita gente bonita veio prestigiar sua festa, além de muitos conterrâneos de Dn. Julia, havia também muitos de seus amigos de Teresina. “Foi uma festa maravilhosa, onde os convidados se divertiram muito ao som de uma Banda de Teresina. A festa foi só elogios, desde o jantar a decoração e principalmente a descontração dos convidados, em muitos momentos dava a impressão que não havia cadeiras na festa, pois ao som da música ninguém ficava sentado. Assim relatou a organizadora da festa Clarice Soares.

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Só felicidade para Julia Soares

19/01/2015 - 16h12min
ampliar Só felicidade para Julia Soares Só felicidade para Julia Soares

Na noite 17 de janeiro, foi comemorado no CSA - Clube Social de Agricolândia o aniversário de Julia Soares, conhecida popularmente, como Julia do Adé. Muita gente bonita veio prestigiar sua festa, além de muitos conterrâneos de Dn. Julia, havia também muitos de seus amigos de Teresina. “Foi uma festa maravilhosa, onde os convidados se divertiram muito ao som de uma Banda de Teresina. A festa foi só elogios, desde o jantar a decoração e principalmente a descontração dos convidados, em muitos momentos dava a impressão que não havia cadeiras na festa, pois ao som da música ninguém ficava sentado. Assim relatou a organizadora da festa Clarice Soares.

Só felicidade para Julia Soares

19/01/2015 - 15h53min
ampliar Só felicidade para Julia Soares Só felicidade para Julia Soares

Clik 02

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Só felicidade para Julia Soares

19/01/2015 - 15h39min
ampliar Só felicidade para Julia Soares Só felicidade para Julia Soares

Clik 03

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Só felicidade para Julia Soares

19/01/2015 - 15h06min
ampliar Só felicidade para Julia Soares Só felicidade para Julia Soares

Clik 04

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Trabalho e compromisso com o povo

09/01/2015 - 13h20min
ampliar Trabalho e compromisso com o povo Trabalho e compromisso com o povo

Em uma sessão extra ordinária realizada na Câmara Municipal de Agricolândia, a vereadora Edith Alencar apresentou um Requerimento o qual traz em seu conteúdo o pedido da construção e reforma de calçadas localizadas na Av Hugo Napoleão, justifica a vereadora que irá beneficiar a toda a sociedade principalmente aos pedestres que por ali transitam, “com isso a prefeitura irá custear os materiais necessários (cimentos, arreias e blocos de tijolos..) e o proprietário do imóvel irá custear apenas com a mão de obra”, quero ver minha Agricolandia linda e esse projeto beneficiará a todos, independente de partidos políticos . Disse Vereadora Edith Alencar.


Agradeço aos pares por aprovarem meu requerimento por unanimidade, e já é de conhecimento do prefeito, onde o mesmo diz que irar atender com celeridade.

A vereadora diz que apresentou na sua vereança de 2009 a 2012 vários Requerimentos com esse nível de importância, inclusive um deles requer o calçamento da Av mais antiga de Agricolândia que é a de Nossa Senhora da Conceição que se estende do bairro Baixa até o bairro Poeirão. Segundo a vereadora em conversa com prefeito, ele diz que esse ano de 2015 irá fazer de tudo para atender seus requerimentos e que desde já anuncia a conclusão do término do calçamento da Rua Raimundo Pingalho  e iniciará o calçamento da rua Raimundo Ferreira Nunes ambas localizadas no centro da cidade. A vereadora Edith Alencar elogiou os trabalho do Prefeito, e criticou sumariamente a atitude de alguns de seus assessores em sua fala na tribuna, durante a sessão. Pediu que o prefeito tomasse providencia  em relação a erros e má conduta primaria de alguns de seus assessores para que essa realidade venha a mudar. “Assessor é pra servir o povo, e não pra se servir!”. Disse a vereadora Edith.

A música mais tocada no final de 2014 em Agricolêndia

03/01/2015 - 11h53min

MEC proíbe uso simultâneo de Fies e Prouni para cursos diferentes

02/01/2015 - 21h44min
ampliar MEC MEC

Se os benefícios se destinarem ao mesmo curso podem ser utilizados. Portaria também define nota mínima no Enem para requerer Fies. A portaria definiu também que para solicitar o Fies, o estudante concluinte do ensino médio a partir do ano letivo de 2010, tem de ter média mínima de 450 no Enem e não ter zerado na redação. Professores da rede pública que lecionam na educação básica e estejam matriculados em cursos de licenciatura, normal, superior ou pedagogia ficam isentos da regra.


O Ministério da Educação proibiu que estudantes utilizem simultaneamente financiamento com recursos do Fies e bolsa do Prouni para fazer cursos ou estudar em instituições diferentes. A medida prevista em portaria foi publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União. A regra vale também para ocorrência concomitante de bolsa integral do Prouni e utilização do Fies, e para ocupação de bolsa parcial do Prouni e Fies para mesmo curso e instituição de ensino se a soma dos benefícios resultar em valor superior às despesas escolares. Para se regularizar, o candidato pode encerrar o financiamento do Fies, caso opte pela bolsa do Prouni, ou, ainda, abrir mão da bolsa, se quiser contratar ou renovar o Fies. Ainda, de acordo com a portaria, o bolsista parcial do Prouni pode requerer o Fies para cobrir o restante dos custos se ambos os benefícios se destinarem ao mesmo curso.Nota do Enem para Fies.


Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/12/mec-proibe-uso-simultaneo-de-fies-e-prouni-para-cursos-diferentes.html

Piso nacional da Educação terá reajuste em janeiro

02/01/2015 - 21h34min
ampliar Professor o maior mestre! Professor o maior mestre!

Aproveitando-se de que a Lei 11.738 (de 2008) determina o reajuste anual para o piso nacional dos professores no mês de janeiro, o novo ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou ao Estado que o primeiro ato dele à frente da pasta será o anúncio do novo salário. A CNM (Confederação Nacional dos Municípios) estima que será de 13,1%, o que elevaria o piso dos atuais R$ 1.697,00 para R$ 1.917,30. Tanto a CNM quanto alguns governadores estaduais, como Tarso Genro (PT), do Rio Grande do Sul, que deixará o governo, reclamam do piso.


O porcentual do reajuste, no entanto, ainda não foi fechado. Os técnicos do Ministério da Fazenda e do MEC estão fazendo os cálculos dos valores que deverão ser anunciados por Cid Gomes. Como o reajuste é determinado por lei, não há como a nova equipe econômica tentar evitá-lo. Calcula-se que os cortes no Orçamento da União e o ajuste fiscal para o ano que vem ficarão em torno de R$ 100 bilhões.


Depois de anunciar o piso, Cid Gomes divulgará na segunda semana de sua gestão o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em seguida, fará o anúncio da abertura das matrículas para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O calendário de eventos do novo ministro foi acertado na segunda-feira com o ministro Henrique Paim, que deixa o cargo hoje.


De saída do governo do Ceará e de mudança para Brasília, Cid Gomes destaca como principal meta como ministro da Educação o debate sobre uma revisão da grade curricular do ensino médio. "Não será um currículo para todo o Brasil, mas vai procurar respeitar as questões regionais", ressaltou. A ideia, entretanto, já vem sendo trabalhada pelo ministro Henrique Paim, um dos defensores da flexibilidade do currículo de modo que o estudante não precise repetir o ano toda vez que for reprovado por uma ou duas disciplinas. No cerne das discussões dentro do governo está a tentativa de se evitar a evasão escolar.


Alfabetização


O futuro ministro da Educação, que toma posse amanhã, também defendeu a redução do período de alfabetização. "Acredito que a alfabetização pode ser feita até os 7 anos e não 8, como é hoje." No encontro que teve com a presidente Dilma Rousseff no início do mês, quando foi convidado para o Ministério da Educação, a petista reforçou o pedido de atenção à ampliação da oferta de vagas em tempo integral em todo o País.


Na campanha eleitoral deste ano, a então candidata à reeleição pelo PT prometeu que a rede de educação em tempo integral vai atingir 20% das vagas na rede pública até 2018. Sobre outra promessa de Dilma, a criação de creches, Cid Gomes considerou que ela deverá ser cumprida até 2017. "Já foram contratadas 6.180 creches. Acho que dá para concluí-las nos dois primeiros anos", afirmou.


Sem partidarismo


Ao falar sobre a divisão dos ministérios entre os partidos, Cid Gomes considerou que não foi convidado pelo fato de ser um dos principais expoentes do Pros, mas pelo perfil de gestor. "Na medida que aceitei o convite para assumir um ministério técnico, vou me abster de fazer comentários políticos. Mas fui convidado pela presidente, que tem lá suas preferências. Não foi por causa do Pros, que é muito pequeno. Não fui escolhido por uma questão partidária", disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2014/12/31/piso-nacional-da-educacao-tera-reajuste-em-janeiro.htm

Bandidos assaltam agência dos Correios de Agricolândia

02/01/2015 - 15h27min
ampliar Buraco na parede dos correios Buraco na parede dos correios

Bandidos cavaram um buraco em uma das paredes da agência dos Correios do município de Agricolândia, a 88 km de Teresina, e fugiram levando todo o dinheiro. De acordo com Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil de Água Branca, a ação criminosa ocorreu há três dias, mas devido ao recesso de fim de ano, só foi percebido na manhã desta sexta-feira (02).


"Eles teriam invadido o local por volta das 22h e tiveram acesso as dependências internas através de um buraco. Em seguida, arrombaram o cofre e levaram otdo o dinheiro", conta o escrivão João Rodrigues.


A quantia levada não foi informada. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. 



Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Márcia Filipe e Forró da Curtição fecham com chave de ouro o aniv. da cidade

02/01/2015 - 15h17min
ampliar Forró da Curtição e Márcia Filipi Forró da Curtição e Márcia Filipi

A Festa de encerramento da comemoração pelos 52 Anos de Agricolândia que seria em 30 de Dezembro foi transferida para 01 de Janeiro de 2015, onde a Banda Keltinho e Farra de play iniciaram o show e a Banda Forró da Curtição e Márcia Filipe fecharam com chave de ouro.


Antes do show tivemos duas apresentações de balé com o grupo Sapatinho de Balé que já existe há quatro meses no município de Agricolândia, e encantam por onde passam. A banda mais esperada Forró da Curtição e Márcia Filipe encantou e agitou um grande público que veio prestigiar o encerramento das comemorações de 52 Anos de emancipação política de Agricolândia. O prefeito Walter Alencar parabenizou a cidade e falou que o progresso de nossa cidade só está começando, temos que fazer mais porque nosso povo merece. 

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

O reveillon do Márcio na Terra do Nunca foi um sucesso total - Parte6

01/01/2015 - 15h04min
ampliar Reveillon na Terra do Nunca Reveillon na Terra do Nunca

Confira mais fotos do evento!

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

O reveillon do Márcio na Terra do Nunca foi um sucesso total - Parte5

01/01/2015 - 14h55min
ampliar Reveillon na Terra do Nunca Reveillon na Terra do Nunca

Confira mais fotos do evento!

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

O reveillon do Márcio na Terra do Nunca foi um sucesso total - Parte4

01/01/2015 - 14h46min
ampliar Reveillon na Terra do Nunca Reveillon na Terra do Nunca

Confira mais fotos do evento!

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

O reveillon do Márcio na Terra do Nunca foi um sucesso total - Parte3

01/01/2015 - 14h40min
ampliar Reveillon na Terra do Nunca Reveillon na Terra do Nunca

Confira mais fotos do evento.

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

O reveillon do Márcio na Terra do Nunca foi um sucesso total - Parte2

01/01/2015 - 14h32min
ampliar Reveillon na Terra do Nunca Reveillon na Terra do Nunca

Confira mais fotos do evento

MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

EnqueteVocê acredita que o prefeito Walter Alencar está apoiando os desmandos de seus secretariado?

Auditado por Google Analytics