Seu navegador não suporta Javascript.

Notícia Destaque: Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho

15/06/2007 - 13h22min
ampliar Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho

 Nesta manhã de quinta-feira ás 11:30 a vereadora, Edith Alencar, de Agricolândia-Pi, esteve juntamente com o Sgt. Josemir, Comandante GPM, de Agricolandia , para receber mais uma solicita&cced...
Leia a matéria completa

MAIS FOTOS:

Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho


Confira algumas dicas da Nova Reforma Ortográfica

11/08/2009 - 21h00min
ampliar Nova Reforma Ortográfica Nova Reforma Ortográfica

   No dia 12 de janeiro, a Academia Brasileira de Letras (ABL) divulgou novas definições sobre o uso do hífen. Veja o arquivo aqui (ele está em pdf) ou acesse as mudanças diretamente aqui.


Trema – desaparece em todas as palavras 


                     
Antes  - Freqüente, lingüiça, agüentar


Depois - Frequente, linguiça, aguentar


* Fica o acento em nomes como Müller


Acentuação 1 – some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)


Antes - Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia    


Depois - Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia

* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)


Acentuação 2 – some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas


Antes - Baiúca, bocaiúva, feiúra


Depois - Baiuca, bocaiuva, feiura* Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí


Acentuação 3 – some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)


Antes - Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos    


Depois - Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos

 
Acentuação 4 – some o acento diferencial


Antes - Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa    


Depois - Para, pela, pelo, polo, pera, coa

* Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo

 
Acentuação 5 – some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar


Antes - Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você    


Depois - Averigue, apazigue, ele argui, enxague você


Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas


 


     Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar    


     Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão

     As novas regras ortográficas estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009. De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. No Ano Novo começa o chamado “período de transição”. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico, adotará as novas regras até 2014.

    O guia acima traz as mudanças que já estão definidas. Ainda há exceções - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.

     Vale lembrar que o que muda é a grafia. Ou seja, nada de pronunciar “lin-gui-ça”. A fala continua a mesma, mesmo sem os dois pontinhos em cima do “u”.


 


Fonte: professor Sérgio Nogueira

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

Anatel notifica operadora TIM e pode multá-la em até R$ 50 milhões

11/08/2009 - 20h33min
ampliar TIM apresenta problemas desde o fim de semana TIM apresenta problemas desde o fim de semana

      O problema dos usuários com as operadoras de telefonia parece não ter fim. Devido as dificuldades em receber e efetuar chamadas a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) notificou, ontem (10), a operadora TIM. A empresa tem até 48h para se pronunciar ou entrar em contato com qualquer unidade da Anatel e explicar as causas do problema.

     Em nota à imprensa a empresa esclareceu que o problema se deve à falha de equipamentos e informou que os serviços já foram normalizados. No entanto, usuários de todo o Estado continuam reclamando dos problemas com a rede.

     Se for comprovado que o problema é de responsabilidade da operadora, ela poderá pagar uma multa que pode chegar a R$ 50 milhões. "Vamos saber a extensão do problema, dos usuários prejudicados e tomar providências. No cumprimento da legislação, as sanções poderão ser multas", informou Carlos Bezerra, gerente da Anatel no Piauí

De acordo com o gerente da Anatel, a TIM deverá ressarcir os usuários pelo serviço que foi interrompido. "Os sistemas estão passíveis a apresentar esse tipo de problema, mas a operadora tem que ressarcir os prejuízos dos usuários proporcionalmente aos créditos", falou.

     Segundo informações da assessoria de imprensa da operadora Oi, que também vem apresentando problemas nos últimos dias, o problema em sua rede foi normalizado.


 


Fonte: http://www.sistemaodia.com/


Foto: Thiago Amaral





Comunidade Boi Morto realiza os festejos de Santo Onofre

10/08/2009 - 21h55min
ampliar Festejos do Bairro Boi Morto Festejos do Bairro Boi Morto

     A comunidade Boi Morto esta em festa, durante os festejos do Padroeiro da localidade Santo Onofre que acontece de 10 a 19 de agosto e tem como Tema central: Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei". Na manhã de hoje foi iniciado os festejos com café da manhã para os moradores do município, e terá uma vasta programação festiva, sexta feira começa as festas e até a presente data já tem confirmados a Banda Acordes Musical com a presença de Chico Seresteiro, e dia 18 haverá a presença do cantor Francilio. haverá tambem corridas de ciclismos e pedestres, durante todo festejo acontece o novenário apartir das 17:30h.


 


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Vereador Braga esclarece matéria do Portal Meio Norte

10/08/2009 - 21h38min
ampliar Vereador Braga Vereador Braga

Nó último dia 06/08/2009, o Portal Meio Norte exibiu uma matéria sobre uma Operação da  Delegacia de Entorpecentes, Polícia Rodoviária Federal (P.R.F), Polícia Militar, Secretaria de Fazenda na qual um vereador de Agricolândia havia sido preso.
O vereador procurou o agricolandianews para esclarecer o ocorrido e deixar a população informada do com realmente aconteceu.


O vereador fez um vídeo de 4 min no qual expõem o ocorrido:


Vídeo:









 


 

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Pais Agricolandenses se Confraternizam durante a Festa

10/08/2009 - 11h49min
ampliar Prefeito João de Deus, o Presidente da Câmara Gilvan e o vereador PC Prefeito João de Deus, o Presidente da Câmara Gilvan e o vereador PC

     Como ja era esperado um grande numero de pais compareceram durante a festa realizada para comemorar o seu dia no municipio. durante a festa um farto jantar foi servido aos pais presentes além de sorteio de vários brindes. Estavam presentes na festa o Prefeito João de Deus a primeira dama do municipio Reijane, acompanhados dos vereadores PC, Gilvan Alencar, Neuba e a Vereadora Luzete Santos que também prestigiaram o evento.


     Em discurso o prefeito Municipal parabenizou todos os pais presentes e falou que a intenção é fazer uma festa maior a cada ano para os mesmos.


 


 


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Trailer Curtição dá show, e organiza uma super discoteca.

09/08/2009 - 22h30min
ampliar Pancadões do Reggae - Laser Som & New Som um sucesso total!!! Pancadões do Reggae - Laser Som & New Som um sucesso total!!!

     A discoteca do último sábado realizada pelo Trailer Curtição foi um sucesso!    


     Para quem penso que a discoteca ia ser fraca ou que não teria muita gente se enganou!    


     A discoteca foi animada primeiramente pela discoteca Laser Som que mostrou toda a potência das suas caixas de som animando a galera. Em algumas músicas que marcaram épocas a galera ia ao delírio curtindo ao máximo. Muito reggae, dance, Rock nacional e outros estilos tocaram e levantaram o público presente. Depois da Laser Som foi a vez da discoteca New Som agitar a galera com reggaes lindos que deixavam o salão central do CSA (Clube Social Agricolandense) lotado.    


     A organização do evento ficou por conta do senhor Luiz, mais conhecido como Luiz do Trailer, que em breve anunciará uma nova programação para o Trailer Curtição.Então você que perdeu essa super festa, fique ligado no agricolandianews. Pois em breve estaremos anunciando muitos outros eventos.


     Abaixo confira os vídeos da festa.











 

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Secretaria de Assistência Social promove cursos para as famílas

08/08/2009 - 08h54min

     A Secretaria de Assistência Social do município de Agricolândia está realizando cursos para a confecção de bolsas e calçados com as mães das famílias atendidas pelo programa “Bolsa Família”. O objetivo do curso e fazer com que as mães aumentem a renda familiar. Os produtos serão trazidos e demonstrados na feira dos municípios que acontece na próxima semana em Teresina. Além desses produtos a prefeitura promete trazer para o estande do município, vários produtos do artesanato local, pratos típicos da culinária local e diversos outros atrativos para quem quiser visitar ao estande.


 


 


Fonte: 180graus

Município prepara Festa para os Pais agricolandenses

06/08/2009 - 21h43min

     A Prefeitura Municipal de Agricolândia prepara uma grandiosa festa para celebrar o dia dos Pais, a festa vai ser realizada neste domingo na U.E. Evaristo Reis apartir das 19:00h, haverá sorteios de brindes, e musica ao vivo, a tendência é que este ano compareça um número maior de pais já que nos anos anteriores a tradicional "FESTA DOS PAIS" recebe um grande número de pais no evento que a cada ano melhora.


 


 


Fonte: 180graus

Prefeito João de Deus participou de diplomação em Amarante

06/08/2009 - 21h41min
ampliar Prefeito João de Deus Prefeito João de Deus

     O prefeito de Agricolândia João de Deus, participou juntamente com outros prefeitos do evento em que o vice-governador do estado, Wilson Martins (PSB), recebeu o título de cidadão amarantino. A solenidade foi prestigiada por políticos e por uma multidão de mais de três mil pessoas.


     O local da entrega do título seria na Câmara municipal, mas por conta da quantidade de pessoas teve que ser mudado para o palco que estava instalado na avenida principal da cidade, o evento aconteceu na noite desta terça-feira (04).


 


 


Fonte: 180graus

Operação prende vereador e mais nove acusados na BR-316

06/08/2009 - 11h54min
ampliar Vereador Braga Vereador Braga

     Uma operação da Delegacia de Entorpecentes, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Secretaria de Fazenda prendeu dez pessoas na manhã desta quinta-feira, dia 06, na BR-316, próximo a Estaca Zero e a entrada da cidade de Água Branca.    


     C. T. L. da S. foi preso ao portar crack e maconha, os outros presos foram enquadrados nos crimes de porte ilegal de arma, formação de quadrilha e por estarem dirigindo embriagado, entre eles o vereador de Agricolândia Antônio Braga, conhecido como "Toinho Branca". O vereador dirigia um veículo modelo Pampa.   


     Os presos são acusados de contrabandear eletroeletrônicos, alimentos, confecções bijouterias, além de crime ambiental através da venda clandestina de carvão apreendidos em operação da Sefaz e Ibama. No interior de um ônibus parado pelos policiais foi localizado uma monto desmontada, dois tatus e várias avuantes.


     De acordo com o inspetor Tony Rodrigues, da Polícia Rodoviária Federal o vereador estava em esta de embriaguês. Ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Água Branca. Para posteriores processos da polícia. A PRF fez o exame e constatou que Antonio Tosinho estava com 0,60% de álcool no sangue.


     Ele foi autuado em flagrante e levado para a Delegacia Regional de Água Branca por volta das 5h da manhã de hoje. De acordo com a delegacia, onde a ocorrência foi registrada, ele pagou uma fiança de R$ 307,05 e teve a carteira de habilitação apreendida


Fonte: www.meionorte.com


http://www.meionorte.com/noticias,operacao-na-br-316-prende-dez-acusados-de-varios-crimes-no-pi,78893.html



Bafinho vence jogo amistoso em Agricolândia

03/08/2009 - 11h36min
ampliar Barras Futebol Clube - Núcleo de Água Branca Barras Futebol Clube - Núcleo de Água Branca

     O Bafinho, time de Júniores do Barras Futebol Club, com jogadores do seu Sub-18, venceu na tarde de ontem a Seleção Sub-20 da cidade de Agricolândia pelo placar de 2x1. Para os jogadores da seleção de Agricolândia o jogo serviu para manter o intercambio e a amizade entre os jogadores do time de Barras, "foi gratificante para nós receber um time de grande expressão em nossa cidade é o caso do time do Barras ficamos imensamente honrados e satisfeitos com a visita do Bafinho em Agricolândia" falou o Coordenador de Esportes do municipio.


 


 


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Fim de jogo e 1ª colocação no grupo 26.

02/08/2009 - 10h18min
ampliar Seleção de Agricolândia Seleção de Agricolândia

    Agricolândia (2) x (0) Barro Duro



    Agricolândia jogou muito bem, foi mais time dentro de campo, soube tocar melhor a bola, e mostrou a que veio. Não se intimidou com a seleção de Barro Duro.
    A seleção atacou muito durante o jogo, mostrou ótimo entrosamento entre os seus jogadores, e mesmo fora de casa mostrou que joga muito bem sobre a pressão dos adversários.
    O destaque do jogo foi o camisa 10 Sé que realizou várias armações durante o jogo e que possibilitou vários ataques e ainda em cobrança de falta fez um golaço no 2º tempo.
     Agora a seleção de Agricolândia vai enfrentar a seleção vizinha de Olho D’água.
    Fiquem com o agricolandianews na cobertura do Campeonato Piauiense de Futebol Amador 2009.


Até mais...

Cobrança de falta no travessão do goleiro Bissouro

02/08/2009 - 10h10min
ampliar Bola no travessão Bola no travessão

Depois da falta de Thiago na entrada na área, a seleção de Barro Duro cobra no travessão do goleiro Bissouro aos 37 minutos.

Cartão amarelo para Thiago - camisa 3

02/08/2009 - 10h08min
ampliar cartão amarelo cartão amarelo

Mais um cartão amarelo, agora para Thiago camisa 3 aos 37 minutos do 2º tempo depois de entrada violenta no camisa 2 da seleção de Barro Duro.

Gooooollllllllllllllaaaaaaaaaaaaaaççççççooooooo !!!!

02/08/2009 - 10h02min
ampliar Gol...... Gol......

Sé camisa 10 marca um golaço na cobrança de falta aos 32 minutos do 2º tempo.

Cartão amarelo para André - camisa 8

02/08/2009 - 10h00min
ampliar cartão amarelo cartão amarelo

Cartão amarelo para André camisa 8.

Cartão amarelo para Sé - camisa 10

02/08/2009 - 09h59min
ampliar cartão amarelo cartão amarelo

Cartão amarelo para Sé...

Bola na trave do camisa 13..........

02/08/2009 - 09h52min
ampliar Bola na trave do camisa 13.......... Bola na trave do camisa 13..........

Depois de triangulação Frank Delano (13) chuta e a bola vai na tarve......

Goooooooool do Ricardo para seleção de Agricolândia

02/08/2009 - 09h35min
ampliar goooooooooolllllllllll goooooooooolllllllllll

Agricolândia abre o placar aos 2 minutos do 2º tempo com Ricardo, e continua a precionar a seleção da casa.


Acompanhe ao vivo a transmissão do jogo pela TV Antena 10


http://antena10.com.br/index.php/programacao

Seleção de Agricolândia da pressão no 1º tempo

02/08/2009 - 09h25min

     A seleção de Agricolândia a começou o jogo a todo vapor, e não se intimidou com a seleção da casa “Barro Duro”. O jogo começou com muita velocidade entre as equipes, mas a seleção de Agricolândia conseguiu ter a maior posse de bola no 1º tempo.     


     Barro Duro chegou poucas vezes ao gol do goleiro bisouro, que teve pouco trabalho, pois os zagueiros conseguiram segurar os atacantes de Barro Duro. Nossa seleção chegou várias vezes ao gol de Barro Duro e teve ainda um gol anulado neste primeiro tempo.     


     Vamos esperar que na etapa completar a seleção de Agricolândia chegue ao gol.


Acompanhe ao vivo a transmissão do jogo pela TV Antena 10


http://antena10.com.br/index.php/programacao

EnqueteVocê é a favor ou contra da Lei da Ficha Limpa para nosso municipio. Vote SIM P/ a favor e NÃO P/ contra.

Auditado por Google Analytics