Seu navegador não suporta Javascript.

Notícia Destaque: Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho

15/06/2007 - 13h22min
ampliar Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho

 Nesta manhã de quinta-feira ás 11:30 a vereadora, Edith Alencar, de Agricolândia-Pi, esteve juntamente com o Sgt. Josemir, Comandante GPM, de Agricolandia , para receber mais uma solicita&cced...
Leia a matéria completa

MAIS FOTOS:

Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho


Agricolândia é umas das Cidades Contempladas

10/09/2009 - 06h24min
ampliar Ajuda nas atividades agrícolas Ajuda nas atividades agrícolas

Vários Municípios do Estado do Piauí foram contemplados ontem (08/08) pelo governo do estado em parceria e o PCPR com tratores. e o município de Agricolândia também foi contemplado com o trator para que os agricultores do município possam desempenhar as suas atividades agrícolas. O trator entregue ao município foi um projeto feito pela Associação dos Moradores do Povoado Boi Morto, na pessoa do Presidente o Sr. Ernesto e vai beneficiar as localidades, Tamboril, Pitombeira, Faveira, Buraco Dágua, Centro, Vila Nova e Boi Morto.


 


Fonte: 180graus





TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

Calçamento da Rua Pedro Leal Esta em Fase de Conclusão

10/09/2009 - 06h23min
ampliar Conclusãode mais uma benfeitoria para a nossa população Conclusãode mais uma benfeitoria para a nossa população

A secretária de Obras e Serviços Públicos do município de Agricolândia trabalha rijamente na pavimentação em paralelepípedo da Rua Pedro Leal, por isso a mesma esta em fase de conclusão,  assim que a obra for concluída será a vez da Rua Ernesto Ribeiro.


 


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Prefeito João de Deus participa da marcha dos prefeitos contra a queda da FPM

10/09/2009 - 06h17min
ampliar Prefeito João de Deus Prefeito João de Deus

A Manifestação dos Prefeitos piauienses reuniu cerca de 200 prefeitos, a "I caminhada dos Prefeitos Piauienses" contra a redução de 33% do FUNDEB e não cumprimento da Medida Provisória 462, complementação do FPM. A Caminhada saiu do Palácio de Governo em direção à Assembléia Legislativa. Os prefeitos vestiram a camisa da marcha onde estava a frase estampada, "Prefeituras Fechadas, o governo Federal quebrou os Municípios".


Nesta última terça-feira, dia 08/09, a I Marcha dos Prefeitos Piauienses contra as consecutivas quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A marcha dos prefeitos foi idealizada pela diretoria da Associação Piauiense de Municípios (APPM), que tem como presidente, o prefeito de Bocaína, Francisco de Macedo Neto.
90% dos prefeitos piauienses participaram da manifestação, que teve inicio em frente ao palácio de Karnak, em Teresina e seguiu até a Assembléia Legislativa do Piauí.
Os prefeitos foram recebidos pelos deputados estaduais em sessão especial e depois pelo governador Wellington Dias, que na oportunidade disse que o Estado assim como os municípios também está sendo prejudicado com a queda dos repasses federais.

O governador Wellington Dias disse ainda que o governo saberá encontrar uma saída para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos os municípios. Os prefeitos vestiram camisetas e levaram faixas com a frase: ?O Governo Federal quebrou os municípios.


Foto: Meionorte.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Comemorações da Indenpendência Atrai uma Multidão para Desfile

10/09/2009 - 06h15min
ampliar 7 de Setembro 7 de Setembro

Nas comemorações de 07 de Setembro dia da Independência do Brasil foi realizado com um grande desfile, no município organizado pelos professores, da U.E. Evaristo Reis no desfile além dos tradicionais nomes que marcaram a história do País, uma Ala no desfile chamou atenção do público presente era a ala que representava os filhos ilustres que já faleceram no nosso município a citar os nomes de Benedito Moura, Sr Santana, Cícero Beleza, Professora Marlene dentre outros. Em discurso o prefeito municipal falou que a intenção é de um desfile ainda maior a cada ano.


 


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Obras do Mercado Público estão a Todo Vapor.

10/09/2009 - 06h08min
ampliar Obras do novo mercado público Obras do novo mercado público

As Obras de Construção do Mercado Público  estão a todo vapor, A secretaria Municipal de Obras intensifica e até no feriado da Independência estão no trabalho pesado para a conclusão da Obra, O referido mercado fica localizado próximo Residencial Novo Horizonte.


 


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Projovem Adolescente Insere os Jovens na Arte e na Dança

10/09/2009 - 06h04min
ampliar Projovem Projovem

É Notório o trabalho que o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, desenvolve no município com os jovens, uma vez que o Projovem Adolescente tem a função de complementar a proteção social básica à família. Na cidade de Agricolândia com a implantação do Programa, as ações se expandiram ainda mais, pois é mais uma alternativa de inserir os jovens nas ações socioeducativas do ProJovem Adolescente, de caráter teórico-prático, apresentam-se em duas modalidades os Encontros e as Oficinas, nesta ultima é onde os jovens buscam espaços de vivências culturais, lúdicas e práticas esportivas, que estimulam a criatividade dos jovens com o Serviço e oportunizam o acesso à arte, à cultura e ao esporte.


 


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

MOTOCICLISTAS NÃO RESPEITAM REDUTOR DE VELOCIDADE.

10/09/2009 - 05h55min
ampliar Trecho em frente ao hospital municipal Trecho em frente ao hospital municipal

Alguns motoristas e motociclistas que trafegam na Avenida Hugo Napoleão não estão respeitando o redutor de velocidade que fica em frente ao hospital da cidade, pois eles passam pelas laterais do redutor ou seja passam pelo pequeno acostamento arriscando a vida de si próprio e de pedestres que circulam nas proximidades do hospital .Os motociclistas têm que se responsabilizar e respeitar as normas de transito para não acontecer o pior. A prefeitura até tentou aumentando o tamanho do redutor com cimento, mas não adiantou, pois os motociclistas imprudentes não respeitam o que é para ser respeitado, deveria haver uma fiscalização para punir com multas esse indivíduos


Redação: Mauricio Alves (86) 9970-1390


Edição: Sandra Maria (86) 9974-7681


Fonte: Mauricío Alves - Meionorte

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

VII FESTIVAL DE ARTES E CULTURA

10/09/2009 - 05h55min

A Unidade Escolar João Ferry promoverá a todos os estudantes como também para a toda a comunidade o VII Festival de Artes e Cultura, com o tema “Piauí terra querida" o evento acontecerá agora em setembro.Os trabalhos serão realizados por alunos, com ajuda de professores que viajarão com o objetivo de conhecer as principais cidades do estado para que seja explorado a historia de cada uma, a Unidade Escolar quer mostrar aos visitantes o que o Piauí tem de melhor e levar o conhecimento a muitas pessoas que não sabem o que o nosso estado oferece em termos de Turismo, as belezas ocultas que muitos não conhecem, dentre as cidades que serão visitadas, Oeiras, Piracuruca, Pedro II, Teresina dentre outras.Participe conosco colaborando com a valorização do nosso estado


 


Fonte: Mauricío Alves - Meionorte

7 DE SETEMBRO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

10/09/2009 - 05h52min
ampliar 7 de Setembro 7 de Setembro

Dia 7 de setembro, todas as cidades comemoram essa data aqui em Agricolândia não foi diferente.


A mesma foi lembrada por alunos da Unidade Escolar Evaristo Reis com o desfile que se iniciou em frente à unidade de ensino e encerrou-se na praça principal. Foi uma manifestação muito bonita, pois valoriza o desenvolvimento do nosso país.Entenda mais sobre a independência do Brasil:A independência do Brasil, enquanto processo histórico, se desenhou muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laços coloniais às margens do rio Ipiranga.


De fato, para entendermos como o Brasil se tornou uma nação independente, devemos perceber como as transformações políticas, econômicas e sociais inauguradas com a chegada da família da Corte Lusitana ao país abriram espaço para a possibilidade da independência.


A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil foi episódio de grande importância para que possamos iniciar as justificativas da nossa independência. Ao pisar em solo brasileiro, Dom João VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleão e escoltar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar à capital da colônia, o rei português realizou a abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo.Do ponto de vista econômico, essa medida pôde ser vista como um primeiro “grito de independência” onde a colônia brasileira não mais estaria atrelada ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial. Com tal medida, os grandes produtores agrícolas e comerciantes nacionais puderam avolumar os seus negócios e viver um tempo de prosperidade material nunca antes experimentado em toda história colonial.


A liberdade já era sentida no bolso de nossas elites.Para fora do campo da economia, podemos salientar como a reforma urbanística feita por Dom João VI promoveu um embelezamento do Rio de Janeiro até então nunca antes vivida na capital da colônia, que deixou de ser uma simples zona de exploração para ser elevada à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. Se a medida prestigiou os novos súditos tupiniquins, logo despertou a insatisfação dos portugueses que foram deixados à mercê da administração de Lorde Protetor do exército inglês.Essas medidas, tomadas até o ano de 1815, alimentaram um movimento de mudanças por parte das elites lusitanas, que se viam abandonadas por sua antiga autoridade política. Foi nesse contexto que uma revolução constitucionalista tomou conta dos quadros políticos portugueses em agosto de 1820.


A Revolução Liberal do Porto tinha como objetivo reestruturar a soberania política portuguesa por meio de uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei e reconduziria o Brasil à condição de colônia.


Os revolucionários lusitanos formaram uma espécie de Assembléia Nacional que ganhou o nome de “Cortes”. Nas Cortes, as principais figuras políticas lusitanas exigiam que o rei Dom João VI retornasse à terra natal para que o mesmo legitimasse as transformações políticas em andamento. Temendo perder sua autoridade real, D. João saiu do Brasil em 1821 e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil.


A medida ainda foi acompanhada pelo rombo dos cofres brasileiros, o que deixou a nação em péssimas condições financeiras. Em meio às conturbações políticas que se viam contrárias às intenções políticas dos lusitanos, Dom Pedro I tratou de tomar medidas em favor da população tupiniquim. Entre suas primeiras medidas, o príncipe regente baixou os impostos e equiparou as autoridades militares nacionais às lusitanas. Naturalmente, tais ações desagradaram bastante as Cortes de Portugal.Mediante as claras intenções de Dom Pedro, as Cortes exigiram que o príncipe retornasse para Portugal e entregasse o Brasil ao controle de uma junta administrativa formada pelas Cortes. A ameaça vinda de Portugal despertou a elite econômica brasileira para o risco que as benesses econômicas conquistadas ao longo do período joanino corriam. Dessa maneira, grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascensão política de Dom Pedro I à líder da independência brasileira.No final de 1821, quando as pressões das Cortes atingiram sua força máxima, os defensores da independência organizaram um grande abaixo-assinado requerendo a permanência e Dom Pedro no Brasil.


A demonstração de apoio dada foi retribuída quando, em 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro I reafirmou sua permanência no conhecido Dia do Fico. A partir desse ato público, o príncipe regente assinalou qual era seu posicionamento político.Logo em seguida, Dom Pedro I incorporou figuras políticas pró-independência aos quadros administrativos de seu governo. Entre eles estavam José Bonifácio, grande conselheiro político de Dom Pedro e defensor de um processo de independência conservador guiado pelas mãos de um regime monárquico.


Além disso, Dom Pedro I firmou uma resolução onde dizia que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização prévia.Essa última medida de Dom Pedro I tornou sua relação política com as Cortes praticamente insustentável. Em setembro de 1822, a assembléia lusitana enviou um novo documento para o Brasil exigindo o retorno do príncipe para Portugal sob a ameaça de invasão militar, caso a exigência não fosse imediatamente cumprida.


Ao tomar conhecimento do documento, Dom Pedro I (que estava em viagem) declarou a independência do país no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga.Por Rainer SousaGraduado em HistóriaEquipe Brasil Escola


Fonte: Mauricío Alves - Meionorte / Foto: Gilberto Alencar


 

Carro da Câmara Municipal de Agricolândia é batido na madrugada.

09/09/2009 - 11h56min
ampliar Um bem público ao serviço do povo? Um bem público ao serviço do povo?

O que era para ser mais um projeto do Patrimônio Público e valorização da Câmara Municipal de Agricolândia, transformou-se em fonte de vandalismo, descaso das autoridades municipais e desrespeito ao povo de Agricolândia.


Neste ultimo domingo 06/09, na madrugada o vereador Caldinei conhecido como PC, bateu o carro Gol placa LVK 1458 da Câmara Municipal de Agricolândia, na BR316 próximo a placa Telebrita já no município da Lagoa de São Francisco, segundo informação o mesmo desceu a estrada e bateu violentamente em uma arvore o vereador PC e os demais passageiros (ninguém sabe quem?), graças a Deus não aconteceu nada de grave com ninguém.


O carro sem condição de funcionamento ficou na estrada e os demais pegaram carona, mas o inesperado aconteceu  no dia seguinte quando o vereador PC foi pegar o carro, os vândalos já tinham quebrado os vidros e roubaram três rodas com os pneus novinhos.


O que todos os Agricolândense estão perguntando neste momento, o que é, que o carro de uso de exclusivo para serviço  da Câmara Municipal estaria fazendo na madrugada na BR.Não é de hoje que o povo já vinha reclamando do vereador PC com tal descaso e desrespeito com o patrimônio público "Carro da Câmara", vinha sendo usando em fins próprios, com uso em seresta e festas nos festejos dos bairros de Agricolândia.


Agora o povo quer saber? Quem vai pagar esse prejuízo.


A câmara?


O prefeito?


Ou será que o jeitinho de sempre vai prevalecer?


Segundo informação do próprio presidente da Câmara Sr. Gilvan, o vereador PC pediu o carro e não informou pra onde ia, mais que não estava a serviço da Câmara e lamentava, mais o responsabilidade é do vereador PC.Esperamos que as autoridades competente não deixe este caso em vão.E fica aberto o direito de respostas ao vereador PC.


 


Por: C.Alves

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Seu Catoba realiza sua tradicional seresta

08/09/2009 - 18h57min
ampliar Seu Catoba Seu Catoba

No último sábado (05/09/2009) aconteceu mais uma edição da Seresta do Seu Catoba, pessoa tradicional do bairro Pitombeira que já há alguns anos realizado uma maravilhosa seresta, que reune muitas pessoas da localidade e de muitos outros bairros. A seresta mais uma vez reuniu muitas pessoas que marcaram presença e prestigiaram o evento.


Por: C.Alves

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Precisa lavar o seu carro ou moto? Conheça o Novo Posto de Lavagem!

08/09/2009 - 18h44min
ampliar Novo Posto de Lavagem de Agricolândia Novo Posto de Lavagem de Agricolândia

Esta funcionando em Agriolândia o Posto de Lavagem de Carro e Motos,  o proprietario do Neto do Chicão batizou como "Posto Terra do Nunca" na Av. Hugo Napoleão na entrada da cidade, também possui um ótimo bar uma opção para tomar uma cerveja gelada com os amigos, jorgar uma sinuca.


Comparareça e comprovo os serviços do NOVO POSTO DE LAVAGEM.


 


por: C.Alves

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Melhoria no Sistema de Comunicação em Agricolândia

04/09/2009 - 16h49min
ampliar Telefone público um bem de toda a população Telefone público um bem de toda a população

O vereador Manoel Roseno(PT) vendo a necessidade de instalação de linhas telefônicas públicas(orelhões) em alguns pontos da cidade, apresentou um requerimento (em anexo), dia 21 de Agosto do ano em curso, no plenário da câmara municipal, solicitando uma audiência pública com o Gerente Regional da Oi Telefônica para discutir a instalação das mesma., inclusive no bairro vila Vintém, conjunto Habitacional Novo Horizonte e outros.


Em menos de 15 dias já obteve resultados, pois na tarde de quarta-feira 02/09, foi instalado um orelhão no bairro Vila Vintém e ontem Quinta-feira 03/09, foi instalado um orelhão no conjunto Habitacional Novo Habitacional Novo Horizonte e na vila São Vicente beneficiando assim mais 500 famílias.


Lembrando que, segundo o vereador, não estar sendo descartada a possibilidade de acontecer a audiência pública solicitada conforme requerimento. Pois ainda há outros pontos com a mesma necessidade do benefício como a Vila São Francisco (Tamboril), rua João de Sousa Barros(proximidades do Sr. Cícero Venerano) e mais um conjunto Habitacional Novo Horizonte, pois “apenas uma linha telefônica pode não suprir a necessidade dessa população”, comenta o vereador.


Por: Waldir Roseno

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

07 de Setembro é Lembrado em Agricolândia com Caminhada

04/09/2009 - 16h29min
ampliar Comemoração ao Dia da Independência - 7 de Setembro Comemoração ao Dia da Independência - 7 de Setembro

Os alunos da U.E. Roque Alencar lembraram ontem a tarde (03/09) do dia 07 de Setembro, realizando a 1ª caminhada independência, na caminhada os alunos dos turnos manhã e tarde da referida unidade saíram pelas ruas da cidade sendo supervisionados pelos professores e pelo conselho tutelar local que deram apoio para lembrar o grito de Dom Pedro II. A caminhada tem como objetivo resgatar valores de cidadania, incentivar e comemorar o patriotismo, promover a integração das instituições com a comunidade, difundir a cultura nacional e para os agricolandenses, resgatar o espírito cívico na comunidade utilizando valores patrióticos.


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Fundespi confirma jogo da Seleção Agricolandense

04/09/2009 - 16h26min

O Coordenador da V Copa Piauiense De Futebol Amador, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 1º Regulamento da competição,


R E S O L V E, alterar, em conformidade com o disposto nos itens A, C e D, Parágrafo Primeiro do Artigo 3º, a data e horário dos confrontos dos jogos, que serão conforme abaixo. Pedimos desconsiderar tabelas anteriores. 


Neste termos a Federação confirmou o jogo da Seleção de Agricolândia para o dia 13 de setembro às 16:00h, contra a equipe de Olho Dágua, e na mesma data temendo possivéis troca de resultados outros jogos aconteceram simultaneamente. além de Barro Duro X Hugo Napoleão outras 16 equipes jogaram pela Copa.


 


Fonte: 180graus

INTERATIVIDADE NA ESCOLA

02/09/2009 - 09h52min
ampliar Interatividade na Escola Interatividade na Escola

A professora de Biologia “Suzana” da Unidade Escolar João Ferry resolveu na última sexta-feira ministrar uma aula interativa com seus alunos do 2º ano do ensino médio, a mesma levou seus alunos para fora da unidade de ensino para debater assuntos relacionados a sociedade atual, na aula os alunos discutiram os assuntos propostos pela professora, esta não é a primeira vez em que a professora realiza este tipo de aula , pois no último dia 12 de agosto ela juntamente com seus alunos da mesma escola e série citada anteriormente foram pesquisar e ao mesmo tempo conhecer uma horta da cidade.


A professora Suzana esta de aprovada por estas iniciativas, pois o que parece tão vulgar aos olhos de muitas pessoas, é um incentivo que leva a seus alunos um conhecimento muito maior, sem contar que é uma aula super-interativa, pois as escola publicas de hoje a uma falta enorme de interatividade entre a escola e o aluno. Belo exemplo a professora Suzana esta dando e que muitos professores copiem esta idéia.


Fonte: Meionorte/agricolandia - Maurício Alves

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Governo Prorroga o Prazo para Atualização do Bolsa Família

02/09/2009 - 09h48min

O prazo para os beneficiários do Bolsa Família atualizarem os dados no (CadÚnico) foi prorrogado para dia 31 de outubro. A prorrogação deve-se a problemas constatados e não conseguiram concretizar a revisão cadastral até o dia 31 de agosto.

No município de Agricolândia mais de 90% das famílias já atualizaram o cadastro, e o serviço Social do Município alerta as famílias que ainda não atualizaram ou que estão viajando, que procure o CRAS para regularizar a sua situação.

Cso as famílias não cumpram o prazo estipulado, os recursos são imediatamente bloqueados e logo depois, em janeiro de 2010, suspensos. O desbloqueio pode acontecer se os cidadãos procurarem a prefeitura e provarem que estão dentro das condições para o recebimento do Bolsa Família.


 


Fonte: 180graus

Municípios têm até quinta-feira para aderir ao Encceja 2009

02/09/2009 - 09h47min

Os municípios brasileiros poderão aderir ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2009, no nível fundamental, até quinta-feira (3).


O Encceja é uma avaliação para identificar habilidades de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso ao ensino regular na idade apropriada.Em portaria publicada no Diário Oficial da União, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) prorrogou o prazo para a adesão dos municípios, que é voluntária. As secretarias de Educação e instituições interessadas em participar devem enviar correspondência à autarquia até essa data. No ano passado, o Encceja recebeu a adesão de 750 cidades. A expectativa é de que neste ano seja alcançado o mesmo número.


 


Fonte: 180graus

Conselho Tutelar Lança a Campanha Faça uma Criança Feliz

02/09/2009 - 09h46min
ampliar A Campanha é encabeçada pelos conselheiros: Kátia, Lamartine, Nathan, A Campanha é encabeçada pelos conselheiros: Kátia, Lamartine, Nathan,

O Conselho Tutelar do município de Agricolândia lançou na manhã desta terça feira (01/09) a campanha "Faça uma Criança Feliz", o propósito é arrecadar a maior quantidade de alimentos não perecíveis e de brinquedos possíveis, para isso foram colocados caixas coletora de alimentos e brinquedos que vão ser distribuídos para as crianças e familias carentes da cidade, no dia 12 de outubro dia da criança.



 


Fonte: 180graus

Policiais predem quadrilha de assaltantes de carro na cidade

02/09/2009 - 09h45min

Os Policiais do 3º BPM da cidade de Agricolândia em Parceria com a policia da cidade de Barro Duro prenderam na noite de ontem (31/08), uma quadrilha que roubou um veiculo  da marca HILUX ano 2007. o assalto aconteceu na capital Teresina e o veículo estava sendo transportado para a cidade de Picos. a policia interceptou e Primeiramente prendeu um bandido na cidade de Barro Duro, outros 02 meliantes foram presos em Estaca Zero, o restante da quadrilha se encontra na cidade de Picos para onde o veiculo seria levado.


 


Fonte: 180graus

EnqueteVocê é a favor ou contra da Lei da Ficha Limpa para nosso municipio. Vote SIM P/ a favor e NÃO P/ contra.

Auditado por Google Analytics