Seu navegador não suporta Javascript.


Embalada, Seleção Vence Mais Uma e Garante a 1ª Colocação

13/09/2009 - 20h13min

A Seleção Agricolandense de Futebol venceu as suas três partidas que disputou no grupo 26, pela Copa Piauiense de Futebol Amador pelo placar de 2X0 sobre a seleção de Olho Dágua do Piaui, gols do atacante Franklin e Sansão no final do jogo, com isso a nossa seleção garante a primeira colocação do grupo. a seleção jogou e venceu com:Besouro, Dirceu, Tiago, Barão, Thuran, Joãozinho, Juniel, Sansão,  André (Ney) Sebastião, Franklin(Bentim).


Fonte: 180graus





TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

João de Deus participa de Inaugurações de obras em São Gonçalo

13/09/2009 - 20h12min

O prefeito de Agricolândia João de Deus se presente na festa de inaugurações no município de São Gonçalo, também estava presente vários prefeitos da região médio Parnaíba comoo prefeito de Água Branca Zito, Dr. Alcione de Lagoinha do Piauí, Dr. Matias de Lagoa do Piauí, Luiz Neto de Amarante, Seu Dua de Regeneração, Geraldo Junior de Demerval Lobão, José Noronha de Monsenhor Gil, Monique de Passagem Franca, Goio São Pedro e Afonso Damásio de São Miguel da Baixa Grande. E os deputados estaduais Wilson Brandão, João Madison e Robert Rios. Deputado federal Atila Lira, Senador João Vicente Claudino, prefeito de Teresina Silvio Mendes e o governador Wellington Dias.


Fonte: 180graus





SBF Divulga a Relação dos Aprovados Para 2ª Fase do Município

11/09/2009 - 20h10min

A Sociedade Brasileira de Física - SBF divulga a relação dos alunos aprovados do município de Agricolândia, para a 2ª Fase da Olimpíada Brasileira de Física 2009, ao todo foram 07 alunos da 8ª série da rede municipal de ensino e ambos são da U.E. Roque Alencar a única escola credenciada no município para a Olimpíada e que consegue um alto índice de aprovação. Confira a relação:




  • Paulo Pereira Cardoso Junior



  • Luelma Loiola dos santos



  • Paula Gonçala de Oliveira



  • Letícia Alves da C. Sousa



  • João Henrique da Silva Santos



  • Caroline da Silva Morais



  • Antonio Carlos de Araujo Barbosa



Fonte:180graus





Prefeitura Expande Rede de Abastecimento de Água do Município

11/09/2009 - 20h09min

A secretaria de Obras e Serviços Públicos está ampliando a rede de abastecimento do Residencial Novo horizonte, com isso os usuários do mercado publico que esta sendo construído podem contar com o benefício de água encanada, logo após a conclusão da obra que vem sendo realizada pela Prefeitura.


São mais de 200 metros de encanamento, que irá proporcionar melhores condições de vida aos municípes da cidade.


Fonte: 180graus





Professores Participam de Oficina Pedagógica

11/09/2009 - 20h07min

Professores da U.E. Evaristo Reis participam de oficina pedagógica que leva como tema: "Jogos Educativos" e tem o objetivo de proporcionar os educadores, uma reflexão a cerca da importância dos jogos educativos para o desenvolvimento cognitivo, físico, intelectual e mental dos educandos, através de jogos educativos com materiais alternativos. A oficina terá uma carga horária de 32 horas e tem como ministrante a professora e pedagoga Silvia V. Brito.


Fonte:180graus

Em busca de um sonho! O futuro primeiro padre agricolandense!

13/09/2009 - 12h39min
ampliar Futuro padre agricolandense Futuro padre agricolandense

Em busca de um sonho! O futuro primeiro padre agricolandense!

Muita gente pode não saber e conhecer, más em breve nossa cidade vai ter o privilégio de ter um padre. Isso mesmo um padre nascido em nossa cidade “Agricolândia”.
Agora aqui nesta simples homenagem, apresentaremos Francisco Filho.

Texto escrito por o mesmo:

Eu sou o Ir. Francisco Filho, missionário saletino, ou seja, um religioso membro de uma congregação religiosa que nasceu na Franca no ano de 1846 e já existe aqui no Brasil a 75 anos. Meu nome completo é Francisco Gonçalves da Silva Filho, o mesmo nome do meu pai.

Enquanto vivia em Agricolândia todos me conheciam somente como Filho. Porem chegando em Goiânia por orientação de meus professores todos passaram a me chamar de Francisco Filho, e assim ficou bem. Porque na época em que cheguei a Goiânia fui fazer dança de teatro e esta era uma espécie de nome artístico. Hoje sempre falam Francisco filho.
Eu sou filho de Maria do Nascimento da Silva e de Francisco Gonçalves da Silva, sou neto da dona Diozira Maria do Nascimento irmã da dona Nega que mora na Pitombeira, sou bisneto do senhor João Lino que sempre morou no Boi morto.
E os meus parentes da parte de meu pai sempre foram do Tamboril, hoje todos espalhados por tantos lugares desde Brasil, mais ainda tenho ai nesta cidade linda tios, primos, afilhados e afilhadas, madrinhas e padrinhos e muitos amigos que pra mim são inesquecíveis.
Sempre em meu coração tenho nutrido um sentimento de amor e gratidão por estas pessoas e pela a minha cidade natal.
Eu sou filho de Agricolândia, nasci no dia 17 de outubro de 1976 às 8 horas e vinte minuto da manhã, numa casa bem pobre na localidade de Boi Morto.
Quando criança vivi um ano no maranhão, mais depois voltei pra cidade de Agricolândia.
Com relação aos meus estudos, eu estudei em todos os colégios da cidade, o ensino fundamental no colégio João Ferry, no Evaristo Reis e o ginásio estudei no Rock Alencar e na antiga “CNEC” Cromwell Carvalho.
Eu sempre fui um aluno capaz! Porém muito envolvido com tudo que se passava na cidade, inquieto e sempre presente em todos os acontecimentos sociais da cidade, desde dos velórios até mesmo as festas. Posso citar algumas delas: participação ativa na Igreja Católica, grupos de jovens e adolescentes, grupos culturais de dança, dançarino de quadrilha e até mesmo animador de quadrilha. Fui uns dos pioneiros dançarinos na época da “Pricossão” do Reinaldo e Agnaldo.
Quando as quadrilhas de Agricolândia começaram a se destacar no Médio Parnaíba, inclusive estava no dia em que pela a primeira vez uma quadrilha de Agricolândia dançava na capital na Poty Cabana. Eu dançava neste período. Fui grande dançarino de lambada, enfim vivi na minha cidade momentos inesquecíveis e sou feliz por ser agricolandense, por ter vivido esta historia.

Sem dúvida como qualquer pessoa dentro de mim é alimentada sonhos e muita esperança, tenho muitos objetivos nesta caminhada. No ano de 2001 eu iniciei uma caminhada vocacional indo para o seminário, deixei minha família para viver o projeto do reino de Deus.
Passei por muitas dificuldades passei dois anos fora trabalhando lecionando em escolas públicas em Goiânia e depois retornei. 
Com muita alegria em 2005 me tornei professor, no ano que vêm será meu terceiro ano como religioso consagrado de votos e caminhando rumo ao sacerdócio. Sou formado em filosofia  e agora fazendo uma outra faculdade de teologia no ITESP em São Paulo.
Na minha etapa de formação já vivi em vários lugares Goiânia, Brasília Salvador, Cocha bamba na Bolívia e Curitiba no Paraná e agora a minha última etapa de formação em São Paulo.
Como vocês viram para ser padre necessita tempo, dedicação, muitos estudos e muita fé para o seguimento de Cristo. Tenho nutrido em meu coração um sentimento profundo de ser um ministro da reconciliação ate porque esse é meu carisma, o carisma da congregação da qual eu faço parte (missionário de Nossa Senhora da Salette) de poder servir a Cristo simples pobre sofredor, crucificado e ressuscitado na pessoa de todo seu povo, fazendo o bem. Sendo pai espiritual e ajudando na caminhada de fé rumo ao céu com muita esperança, para que aconteça aqui entre nos nesta terra um reino de paz justiça e amor.
Aqui em São Paulo eu estou cursando teologia e no final dela serei ordenado diácono depois padre, é sempre difícil fazer previsão a longo prazo porque tudo ta no coração de Deus mais talvez ai para 2011 até 2012 e tenho um grande sonho de depois de padre rezar a primeira missa na minha cidade.
Sempre falei isso por aonde vou, dentro e fora deste país, claro isso depende do apoio que terei para realizar tudo isso.
Não é impossível mais seria difícil exercer meu ministério como padre ai na minha cidade, primeiro que não serei padre diocesano com o carisma de assumir paróquia, sou um religioso depois que minha congregação não tem casa ai no Piauí no nordeste, temos casa só na Bahia. Porém mesmo assim não é impossível. Tudo é graça de Deus, Tudo vem dele e nele nos lançamos com confiança. Entretanto gostaria que cada agricolandense sentisse no coração gratidão a Deus por ter dado um filho de sua terra para a vida religiosa e para ser sacerdote e servir tantas pessoas, por causa do reino de Deus.
E assim Deus que é tão generoso providenciará também para nossa terra outros padres que também vão servir nosso povo com toda a ternura de Deus, esta é a dinâmica da igreja. Assim vamos caminhando com esperança rumo ao céu, ao coração de Deus e a realização do seu sonho para nós, afinal ele nos criou para ser feliz, e eu sou muito feliz com minha escolha e minha caminhada e tenho vocês sempre em meu coração e em minhas orações.
Amo vocês, amo Agricolândia, e que Deus vos abençoe sempre.

Com gratidão Ir. Francisco Filho.

 

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Tradição e Fé leva os muitos agricolandenses a Santa Cruz dos Milagres

13/09/2009 - 11h37min
ampliar Santa Cruz dos Milagres Santa Cruz dos Milagres

Para os agricolandenses já é uma tradição todos os anos se encaminharem até o santuário de Santa Cruz dos Milagres. Todos os anos nesta data a população se reúne e se deslocam até o santuário para paragar as suas promessas e agradecer as graças alcançadas.


Entenda mais sobre Santa Cruz dos Milagres.


O Brasil é um país oficialmente católico, contudo vem apresentando continuamente uma diminuição desta população para religiões neopentecostais, religiões afro ou de procedência oriental. Apesar desta diminuição o Estado do Piauí ainda possui aproximadamente 91,3% de sua população que declara serem católicos.


Dentro desse espaço de forte característica religiosa, as expressões de fé se apresentam e explodem aos olhos de seus habitantes, sendo que as festas de padroeiros ou padroeiras marcam significativamente o calendário festivo das cidades piauienses. Dessa forma, as romarias, oferendas de ex-votos, pagamento de promessas, novenas, tornam-se práticas recorrentes ao povo na demonstração de sua religiosidade.


A influência religiosa e suas práticas devocionais, observadas na cidade de Santa Cruz dos Milagres, único santuário reconhecido pelo Vaticano para peregrinação no Piauí, já extrapolou as fronteiras e sua importância atualmente é percebida pela quantidade considerável de romeiros que para lá se dirigem, mesmo tendo como obstáculos os percalços geográficos e físicos que se impõem aos romeiros de vários estados nordestinos.


A construção desse local, no imaginário do sertanejo, remete as décadas finais do século XIX, misturando-se às várias narrativas que iam florescendo nas suas experiências cotidianas, apresentando uma quantidade significativa de símbolos e marcando sensivelmente a estrutura religiosa e suas práticas.



De forma resumida a lenda revela que num certo dia, no município de Valença em uma localidade chamada “Jatobá”, chegou um beato com a sua pregação habitual de fé e convenceu um vaqueiro a segui-lo até um morro próximo, dando-lhe um cavador de madeira mandou-lhe cavar a rocha bruta, mas o vaqueiro incrédulo somente ficou olhando e esperando o retorno do beato, que tinha descido o morro até um mato próximo, trazendo logo após uma cruz de 1,50 m por 80 cm, feita de “pau de chapada”, uma a árvore muito comum na região e abundante. Ao chegar e perceber que o vaqueiro nada fizera, o “velho” traçou com o dedo um círculo na pedra, sacando com a mão a pedra do buraco, onde colocou a cruz e disse ao vaqueiro que “… por aquele sinal, um dia aconteceriam maravilhas” (MENDES, s/d, p.6).


Depois disso desceu o morro e já próximo ao rio São Nicolau, mostrou-lhe uma nascente de água, desconhecida na região e disse “… por aquela água, até milagres ali haveria de acontecer” (MENDES, s/d, p.6).


Depois desse acontecimento, segundo a tradição oral, o vaqueiro teria voltado a seu cotidiano “normal”. Tempos depois, a sua filha adoeceria e apesar de todas as rezas e remédios não mostrava sinais de cura, lembrando da nascente d’água e conseqüentemente das advertências do beato, levou a criança para o local escolhido por aquele. Ao banhá-la e fazê-la beber da água aconteceu uma cura imediata, fazendo com que o acontecimento se espalhasse pelo sertão e, desde então, as romarias foram se formando no intuito de presenciarem os milagres acontecidos naquela região.


Por: C.Alves

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Parabéns a Drª. Conceição de Maria Costa Ribeiro Galvão de Sá

12/09/2009 - 08h07min
ampliar Direito pela FSA Direito pela FSA

Esta é uma simples homenagem que agricolandianews.com faz, o qual gostaria de compartilha com sua família de uma felicidade impar.

O momento que ora vivencio é de redenção e agradecimento.


Agradeço a vós, senhor glorioso Deus, por tudo e todos que tenho. Ao Gualberto, meu amor e companheiro, pelas eternas idas e vindas compartilhadas. Aos meus filhos Gualberto Jr, Danielle e Julianna pela ajuda sem igual durante todo este percurso. Agradeço aos meus pais Osvaldo e Anafé, minha avó-mãe Antonia Gertrude, por me fazerem lembrar, até através do silencio, quem eu sou quem eu posso ser. Obrigada a minha sogra, dona Zizi, ao meu tio irmão Luiz Francisco, minha cunhadas, meus irmãos Vera, Osvaldo, Otevaldo, Regina, Katiane, demais familiares e amigos (as) não citados aqui, mas presentes no meu coração, pelo apoio concedido durante estes anos?.

Conceição Ribeiro

Formando em DIREITO pela Faculdade Santo Agostino.


Por: C. Alves

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Uespi lança Vestibular e dará 30 minutos a mais em prova

10/09/2009 - 09h45min
ampliar Reitora Valéria Madeira Reitora Valéria Madeira

VESIBULAR 2010: A Uespi lançou edital na manhã de hoje. Provas acontecem dias 29 e 30 de novembro.


Confira!


O Vestibular 2010 da Universidade Estadual do Piauí foi lançado na manhã de hoje, em cerimônia no pátio da instituição.


A novidade é a destinação de vagas para funcionários públicos e a oferta do curso de Administração Pública. O resultado final será divulgado até 08 de janeiro. O edital prevê 8.035 vagas para cursos regulares, presencial especial e regular à distância. Serão destinadas 10% dessas vagas para alunos de escolas públicas, sendo que desses 10% metade é só para negros. 


As vagas estão assim distribuídas:


2.997 vagas para formação de professores


2.790 para cursos convencionais presenciais


1.728 para o presencial especial


270 para educação à distância


250 para educação à distância Pnad


O curso de Administração Pública terá 250 vagas, sendo 60% para funcionários públicos e 40% para a comunidade em geral, em 4 campi da instituição.O vestibular continua específico. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Português, língua estrangeira e redação. Já no segundo dia acontece as provas específicas. No primeiro dia os candidatos terão meia hora a mais para responder às questões.


A prova começa às 08h30 e vai até as 13h. Já no segundo dia será de 08h30 às 12h30.


As inscrições começam dia 21 de setembro e seguema até 9 de outubro, e custarão R$ 90 para candidatos treineiros e escolas particulares, R$ 45 para todo o ensino médio em escola pública e R$ 27 para os que fizeram ensino médio entre 2005 e 2009 só em escolas públicas estaduais.


Este ano, 676 estudantes tiveram isenção de taxa aceita pela instituição. 


ENEM


Durante o discurso de lançamento do Vestibular, a reitora Valéria Madeira falou sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo ela, a Uespi não aderiu ao Enem porque teve uma reunião com a comunidade e ficou decidido que as partes teriam que discutir amplamente a forma de avaliação proposta no Enem, já que ela legitimaria a credibilidade da instituição em aplitude nacional.


Fonte: cidadeverde.com


Carlos Lustosa Filho (flash da Uespi)


Leilane Nunes (redação)


redacao@cidadeverde.com


 


EDITAL - Vestibula 2010 UESPI


Ofertas de Vagas


Taxa de inscrição e documentação exigida


Município de realização das provas


Cronograma


Formulário para requerimento de atendimento especial para os portadores de deficiência


Modelo de autodeclaração Negro


Edital de Isenção de inscrição


Obras Literárias 2009 / 2010


Fonte: UESPI / NUCEPE


 

Agricolândia é umas das Cidades Contempladas

10/09/2009 - 06h24min
ampliar Ajuda nas atividades agrícolas Ajuda nas atividades agrícolas

Vários Municípios do Estado do Piauí foram contemplados ontem (08/08) pelo governo do estado em parceria e o PCPR com tratores. e o município de Agricolândia também foi contemplado com o trator para que os agricultores do município possam desempenhar as suas atividades agrícolas. O trator entregue ao município foi um projeto feito pela Associação dos Moradores do Povoado Boi Morto, na pessoa do Presidente o Sr. Ernesto e vai beneficiar as localidades, Tamboril, Pitombeira, Faveira, Buraco Dágua, Centro, Vila Nova e Boi Morto.


 


Fonte: 180graus

Calçamento da Rua Pedro Leal Esta em Fase de Conclusão

10/09/2009 - 06h23min
ampliar Conclusãode mais uma benfeitoria para a nossa população Conclusãode mais uma benfeitoria para a nossa população

A secretária de Obras e Serviços Públicos do município de Agricolândia trabalha rijamente na pavimentação em paralelepípedo da Rua Pedro Leal, por isso a mesma esta em fase de conclusão,  assim que a obra for concluída será a vez da Rua Ernesto Ribeiro.


 


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Prefeito João de Deus participa da marcha dos prefeitos contra a queda da FPM

10/09/2009 - 06h17min
ampliar Prefeito João de Deus Prefeito João de Deus

A Manifestação dos Prefeitos piauienses reuniu cerca de 200 prefeitos, a "I caminhada dos Prefeitos Piauienses" contra a redução de 33% do FUNDEB e não cumprimento da Medida Provisória 462, complementação do FPM. A Caminhada saiu do Palácio de Governo em direção à Assembléia Legislativa. Os prefeitos vestiram a camisa da marcha onde estava a frase estampada, "Prefeituras Fechadas, o governo Federal quebrou os Municípios".


Nesta última terça-feira, dia 08/09, a I Marcha dos Prefeitos Piauienses contra as consecutivas quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A marcha dos prefeitos foi idealizada pela diretoria da Associação Piauiense de Municípios (APPM), que tem como presidente, o prefeito de Bocaína, Francisco de Macedo Neto.
90% dos prefeitos piauienses participaram da manifestação, que teve inicio em frente ao palácio de Karnak, em Teresina e seguiu até a Assembléia Legislativa do Piauí.
Os prefeitos foram recebidos pelos deputados estaduais em sessão especial e depois pelo governador Wellington Dias, que na oportunidade disse que o Estado assim como os municípios também está sendo prejudicado com a queda dos repasses federais.

O governador Wellington Dias disse ainda que o governo saberá encontrar uma saída para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos os municípios. Os prefeitos vestiram camisetas e levaram faixas com a frase: ?O Governo Federal quebrou os municípios.


Foto: Meionorte.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Comemorações da Indenpendência Atrai uma Multidão para Desfile

10/09/2009 - 06h15min
ampliar 7 de Setembro 7 de Setembro

Nas comemorações de 07 de Setembro dia da Independência do Brasil foi realizado com um grande desfile, no município organizado pelos professores, da U.E. Evaristo Reis no desfile além dos tradicionais nomes que marcaram a história do País, uma Ala no desfile chamou atenção do público presente era a ala que representava os filhos ilustres que já faleceram no nosso município a citar os nomes de Benedito Moura, Sr Santana, Cícero Beleza, Professora Marlene dentre outros. Em discurso o prefeito municipal falou que a intenção é de um desfile ainda maior a cada ano.


 


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Obras do Mercado Público estão a Todo Vapor.

10/09/2009 - 06h08min
ampliar Obras do novo mercado público Obras do novo mercado público

As Obras de Construção do Mercado Público  estão a todo vapor, A secretaria Municipal de Obras intensifica e até no feriado da Independência estão no trabalho pesado para a conclusão da Obra, O referido mercado fica localizado próximo Residencial Novo Horizonte.


 


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Projovem Adolescente Insere os Jovens na Arte e na Dança

10/09/2009 - 06h04min
ampliar Projovem Projovem

É Notório o trabalho que o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, desenvolve no município com os jovens, uma vez que o Projovem Adolescente tem a função de complementar a proteção social básica à família. Na cidade de Agricolândia com a implantação do Programa, as ações se expandiram ainda mais, pois é mais uma alternativa de inserir os jovens nas ações socioeducativas do ProJovem Adolescente, de caráter teórico-prático, apresentam-se em duas modalidades os Encontros e as Oficinas, nesta ultima é onde os jovens buscam espaços de vivências culturais, lúdicas e práticas esportivas, que estimulam a criatividade dos jovens com o Serviço e oportunizam o acesso à arte, à cultura e ao esporte.


 


Fonte: 180graus

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

MOTOCICLISTAS NÃO RESPEITAM REDUTOR DE VELOCIDADE.

10/09/2009 - 05h55min
ampliar Trecho em frente ao hospital municipal Trecho em frente ao hospital municipal

Alguns motoristas e motociclistas que trafegam na Avenida Hugo Napoleão não estão respeitando o redutor de velocidade que fica em frente ao hospital da cidade, pois eles passam pelas laterais do redutor ou seja passam pelo pequeno acostamento arriscando a vida de si próprio e de pedestres que circulam nas proximidades do hospital .Os motociclistas têm que se responsabilizar e respeitar as normas de transito para não acontecer o pior. A prefeitura até tentou aumentando o tamanho do redutor com cimento, mas não adiantou, pois os motociclistas imprudentes não respeitam o que é para ser respeitado, deveria haver uma fiscalização para punir com multas esse indivíduos


Redação: Mauricio Alves (86) 9970-1390


Edição: Sandra Maria (86) 9974-7681


Fonte: Mauricío Alves - Meionorte

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

VII FESTIVAL DE ARTES E CULTURA

10/09/2009 - 05h55min

A Unidade Escolar João Ferry promoverá a todos os estudantes como também para a toda a comunidade o VII Festival de Artes e Cultura, com o tema “Piauí terra querida" o evento acontecerá agora em setembro.Os trabalhos serão realizados por alunos, com ajuda de professores que viajarão com o objetivo de conhecer as principais cidades do estado para que seja explorado a historia de cada uma, a Unidade Escolar quer mostrar aos visitantes o que o Piauí tem de melhor e levar o conhecimento a muitas pessoas que não sabem o que o nosso estado oferece em termos de Turismo, as belezas ocultas que muitos não conhecem, dentre as cidades que serão visitadas, Oeiras, Piracuruca, Pedro II, Teresina dentre outras.Participe conosco colaborando com a valorização do nosso estado


 


Fonte: Mauricío Alves - Meionorte

7 DE SETEMBRO DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

10/09/2009 - 05h52min
ampliar 7 de Setembro 7 de Setembro

Dia 7 de setembro, todas as cidades comemoram essa data aqui em Agricolândia não foi diferente.


A mesma foi lembrada por alunos da Unidade Escolar Evaristo Reis com o desfile que se iniciou em frente à unidade de ensino e encerrou-se na praça principal. Foi uma manifestação muito bonita, pois valoriza o desenvolvimento do nosso país.Entenda mais sobre a independência do Brasil:A independência do Brasil, enquanto processo histórico, se desenhou muito tempo antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laços coloniais às margens do rio Ipiranga.


De fato, para entendermos como o Brasil se tornou uma nação independente, devemos perceber como as transformações políticas, econômicas e sociais inauguradas com a chegada da família da Corte Lusitana ao país abriram espaço para a possibilidade da independência.


A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil foi episódio de grande importância para que possamos iniciar as justificativas da nossa independência. Ao pisar em solo brasileiro, Dom João VI tratou de cumprir os acordos firmados com a Inglaterra, que se comprometera em defender Portugal das tropas de Napoleão e escoltar a Corte Portuguesa ao litoral brasileiro. Por isso, mesmo antes de chegar à capital da colônia, o rei português realizou a abertura dos portos brasileiros às demais nações do mundo.Do ponto de vista econômico, essa medida pôde ser vista como um primeiro “grito de independência” onde a colônia brasileira não mais estaria atrelada ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial. Com tal medida, os grandes produtores agrícolas e comerciantes nacionais puderam avolumar os seus negócios e viver um tempo de prosperidade material nunca antes experimentado em toda história colonial.


A liberdade já era sentida no bolso de nossas elites.Para fora do campo da economia, podemos salientar como a reforma urbanística feita por Dom João VI promoveu um embelezamento do Rio de Janeiro até então nunca antes vivida na capital da colônia, que deixou de ser uma simples zona de exploração para ser elevada à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. Se a medida prestigiou os novos súditos tupiniquins, logo despertou a insatisfação dos portugueses que foram deixados à mercê da administração de Lorde Protetor do exército inglês.Essas medidas, tomadas até o ano de 1815, alimentaram um movimento de mudanças por parte das elites lusitanas, que se viam abandonadas por sua antiga autoridade política. Foi nesse contexto que uma revolução constitucionalista tomou conta dos quadros políticos portugueses em agosto de 1820.


A Revolução Liberal do Porto tinha como objetivo reestruturar a soberania política portuguesa por meio de uma reforma liberal que limitaria os poderes do rei e reconduziria o Brasil à condição de colônia.


Os revolucionários lusitanos formaram uma espécie de Assembléia Nacional que ganhou o nome de “Cortes”. Nas Cortes, as principais figuras políticas lusitanas exigiam que o rei Dom João VI retornasse à terra natal para que o mesmo legitimasse as transformações políticas em andamento. Temendo perder sua autoridade real, D. João saiu do Brasil em 1821 e nomeou seu filho, Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil.


A medida ainda foi acompanhada pelo rombo dos cofres brasileiros, o que deixou a nação em péssimas condições financeiras. Em meio às conturbações políticas que se viam contrárias às intenções políticas dos lusitanos, Dom Pedro I tratou de tomar medidas em favor da população tupiniquim. Entre suas primeiras medidas, o príncipe regente baixou os impostos e equiparou as autoridades militares nacionais às lusitanas. Naturalmente, tais ações desagradaram bastante as Cortes de Portugal.Mediante as claras intenções de Dom Pedro, as Cortes exigiram que o príncipe retornasse para Portugal e entregasse o Brasil ao controle de uma junta administrativa formada pelas Cortes. A ameaça vinda de Portugal despertou a elite econômica brasileira para o risco que as benesses econômicas conquistadas ao longo do período joanino corriam. Dessa maneira, grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascensão política de Dom Pedro I à líder da independência brasileira.No final de 1821, quando as pressões das Cortes atingiram sua força máxima, os defensores da independência organizaram um grande abaixo-assinado requerendo a permanência e Dom Pedro no Brasil.


A demonstração de apoio dada foi retribuída quando, em 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro I reafirmou sua permanência no conhecido Dia do Fico. A partir desse ato público, o príncipe regente assinalou qual era seu posicionamento político.Logo em seguida, Dom Pedro I incorporou figuras políticas pró-independência aos quadros administrativos de seu governo. Entre eles estavam José Bonifácio, grande conselheiro político de Dom Pedro e defensor de um processo de independência conservador guiado pelas mãos de um regime monárquico.


Além disso, Dom Pedro I firmou uma resolução onde dizia que nenhuma ordem vinda de Portugal poderia ser adotada sem sua autorização prévia.Essa última medida de Dom Pedro I tornou sua relação política com as Cortes praticamente insustentável. Em setembro de 1822, a assembléia lusitana enviou um novo documento para o Brasil exigindo o retorno do príncipe para Portugal sob a ameaça de invasão militar, caso a exigência não fosse imediatamente cumprida.


Ao tomar conhecimento do documento, Dom Pedro I (que estava em viagem) declarou a independência do país no dia 7 de setembro de 1822, às margens do rio Ipiranga.Por Rainer SousaGraduado em HistóriaEquipe Brasil Escola


Fonte: Mauricío Alves - Meionorte / Foto: Gilberto Alencar


 

Carro da Câmara Municipal de Agricolândia é batido na madrugada.

09/09/2009 - 11h56min
ampliar Um bem público ao serviço do povo? Um bem público ao serviço do povo?

O que era para ser mais um projeto do Patrimônio Público e valorização da Câmara Municipal de Agricolândia, transformou-se em fonte de vandalismo, descaso das autoridades municipais e desrespeito ao povo de Agricolândia.


Neste ultimo domingo 06/09, na madrugada o vereador Caldinei conhecido como PC, bateu o carro Gol placa LVK 1458 da Câmara Municipal de Agricolândia, na BR316 próximo a placa Telebrita já no município da Lagoa de São Francisco, segundo informação o mesmo desceu a estrada e bateu violentamente em uma arvore o vereador PC e os demais passageiros (ninguém sabe quem?), graças a Deus não aconteceu nada de grave com ninguém.


O carro sem condição de funcionamento ficou na estrada e os demais pegaram carona, mas o inesperado aconteceu  no dia seguinte quando o vereador PC foi pegar o carro, os vândalos já tinham quebrado os vidros e roubaram três rodas com os pneus novinhos.


O que todos os Agricolândense estão perguntando neste momento, o que é, que o carro de uso de exclusivo para serviço  da Câmara Municipal estaria fazendo na madrugada na BR.Não é de hoje que o povo já vinha reclamando do vereador PC com tal descaso e desrespeito com o patrimônio público "Carro da Câmara", vinha sendo usando em fins próprios, com uso em seresta e festas nos festejos dos bairros de Agricolândia.


Agora o povo quer saber? Quem vai pagar esse prejuízo.


A câmara?


O prefeito?


Ou será que o jeitinho de sempre vai prevalecer?


Segundo informação do próprio presidente da Câmara Sr. Gilvan, o vereador PC pediu o carro e não informou pra onde ia, mais que não estava a serviço da Câmara e lamentava, mais o responsabilidade é do vereador PC.Esperamos que as autoridades competente não deixe este caso em vão.E fica aberto o direito de respostas ao vereador PC.


 


Por: C.Alves

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Seu Catoba realiza sua tradicional seresta

08/09/2009 - 18h57min
ampliar Seu Catoba Seu Catoba

No último sábado (05/09/2009) aconteceu mais uma edição da Seresta do Seu Catoba, pessoa tradicional do bairro Pitombeira que já há alguns anos realizado uma maravilhosa seresta, que reune muitas pessoas da localidade e de muitos outros bairros. A seresta mais uma vez reuniu muitas pessoas que marcaram presença e prestigiaram o evento.


Por: C.Alves

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

EnqueteVocê é a favor ou contra da Lei da Ficha Limpa para nosso municipio. Vote SIM P/ a favor e NÃO P/ contra.

Auditado por Google Analytics