Seu navegador não suporta Javascript.

Notícia Destaque: Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho

15/06/2007 - 13h22min
ampliar Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho

 Nesta manhã de quinta-feira ás 11:30 a vereadora, Edith Alencar, de Agricolândia-Pi, esteve juntamente com o Sgt. Josemir, Comandante GPM, de Agricolandia , para receber mais uma solicita&cced...
Leia a matéria completa

MAIS FOTOS:

Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho
Vereadora Edith Alencar Mostrando Trabalho


Cia de Dança Resurge com os Alunos do Projovem Adolescente

30/09/2009 - 15h06min
ampliar alunos projovem alunos projovem

Cia de Dança Resurge com os Alunos do Projovem Adolescente

Os alunos do Projovem Adolescente  Ensaiam coreografia que será apresentada dia 08/10 no VII Festival de Artes e Culturas da Unidade Escolar João Ferry, e a companhia de danças do município retorna com grande estilo pelos alunos do Projovem e na supervisão do professor e coreógrafo Maycon Fernandes.


 


Fonte 180graus.com/agricolandia





TV NEWS - VÍDEOS


   

Ver todos os vídeos

Seminario de Vida no Espirito Santos no Bairro Pitombeira.

30/09/2009 - 15h02min
ampliar Espirito Santos Espirito Santos

SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO

A comunidade pitombeira realizará Seminário de Vida no Espírito Santo e se prepara para abrir um grupo da Renovação Carismática Católico.

O mesmo será iniciado com uma palestra, quinta-feira dia 08 de outubro a partir das 19:00hs na Igreja Santo Antônio no povoado Pitombeira.

VENHA PARTICIPAR JUNTO CONOSCO, O SENHOR TE ESPERA!!!


 


Fonte meionorte.com(Mauricios Alves)





Restrição a Politicos Com Ficha Sujas

30/09/2009 - 06h38min
ampliar Arimateia Dantas no jornal nacional Arimateia Dantas no jornal nacional


Piauiense aparece na TV Globo: restrição a políticos ficha sujas
Nós percorremos o calor do Piauí, o sofrimento, tinha lugares que só tinha mandacaru e a gente colhe


O programa Jornal Nacional, da TV Globo, exibiu uma reportagem especial sobre a proposta que visa restrição a políticos com ficha suja. O projeto tem apoio de 1,3 milhão de assinaturas e quer proibir a candidatura de quem tem ficha suja na Justiça. O advogado piauiense Arimateia Dantas foi mostrado na reportagem, dando entrevista explicando o projeto. "Nós percorremos o calor do Piauí, o sofrimento, tinha lugares que só tinha mandacaru e a gente colhendo assinaturas", disse Dantas, em entrevista exibida na Globo.

CONFIRA ABAIXO NA ÍNTEGRA:

O Congresso recebeu nesta terça-feira uma proposta para barrar a candidatura dos políticos com a ficha suja na Justiça. O projeto tem um apoio de 1,3 milhão de assinaturas.

Os documentos com as assinaturas foram colocados em frente ao Congresso Nacional. É o resultado do esforço de voluntários como Arimatéia Dantas, do Piauí, e José Carlos Soares, de Brasília.

“O povo quer se sentir partícipe dessa virada, dessa mobilização pela democracia”, contou José Carlos.

“Nós percorremos o calor do Piauí, o sofrimento, tinha lugares que só tinha mandacaru e a gente colhendo assinaturas”, disse Arimatéia.

A mobilização de Norte a Sul do país, ao longo de um ano e meio, recolheu 1,3 milhão de assinaturas e o apoio popular para um projeto de lei que quer proibir a candidatura de quem tem ficha suja na Justiça.

A coleta das assinaturas foi organizada pelo Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral (MNCCE), do qual faz parte a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“O nosso objetivo é lutar cada vez mais pela ética na política e a ética no trato da coisa pública”, declarou o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.

O projeto proíbe que políticos, que já tenham uma condenação em processo proposto pelo Ministério Público, disputem eleições. A regra valeria para condenações por crimes graves como corrupção, desvio de verba pública, tráfico de drogas, homicídio e estupro.

“O objetivo da sociedade brasileira, expressada nesse projeto de iniciativa popular, é de realizar profundas mudanças no cenário eleitoral permitindo que, cada vez mais, a política seja identificada como uma atribuição para pessoas de bem”, explicou Marlon Reis, do Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral.

Câmara e Senado precisam aprovar o projeto até o dia 5 de junho do ano que vem para a nova regra valer para as próximas eleições. O presidente da Câmara apoiou a proposta, mas defendeu que a proibição de candidaturas se aplique para casos de condenação por tribunais, na segunda instância.

“Logo uma decisão de primeira instância, a pessoa ficar absolutamente impedida é uma coisa que aqui tem muita dificuldade. É preciso uma decisão de um órgão colegiado, portanto, de um tribunal para que se verifique a idoneidade moral de quem queira se candidatar”, declarou o deputado Michel Temer.


 


Fonte Jonal Nacional





Processo de Ação Civil Publica Contra o Prefeito de Agricolandia.

29/09/2009 - 12h02min
ampliar Prefeito João de Deus Prefeito João de Deus

Nesta segunda. 28 de setembro, o Promotor de Justiça da comarca de São Pedro Dr. Nielsen Silva Mendes Lima, entrou com um processo de ação civil publica para ato de Improbidade Administrativa contra o prefeito de Agricolândia João de Deus Ribeiro dos Santos.
Processo que se deve as diversas denuncia que o grupo de vereadores de oposição (Edith Alencar, Braga, Manoel Roseno e Valter Alencar), vem fazendo sobre a administração do Prefeito João de Deus.
 O que mais chama atenção é que ninguém sabe o destino das prestações de contas, onde estão os balancetes de janeiro, fevereiro e março de 2009 que ainda não chegaram ate câmara dos vereadores e os mesmo já se encontram no TCE.
Hoje a Prefeitura de Agricolândia encontra-se inadimplente junto ao Tribunal de Contas do Estado.


zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):





Vice Prefeita de Agricolandia Participa de Festa de Aniversario em Lagoinha

28/09/2009 - 11h40min
ampliar vice prefeita rosângela vice prefeita rosângela

A vice prefeita do município de Agricolândia Rosângela Ferreira participou com a família neste sábado 26/09 do aniversário do coreográfo e coordenador cultural da cidade de Lagoinha Domingos Pires, o tema era voltado para o futebol e a mesma vestiu a camisa do seu time do coração e marcou presença em uma festa oferecida aos amigos de Lagoinha e Agricolândia e é claro muitas autoridades estavam presentes como o prefeito municipal Alcione Viana, vereadores, secretarios e a da Top Drag do Piaui 2009 Suzi Scalibu, em seu discurso Domingos visivelmente emocionado agradeceu  o apoio dos amigos.


Fonte 180graus.com/agricolandia

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Policia Federal Apreende Revolver Calibre 38 de Vereador de Agricolandia

28/09/2009 - 11h34min
ampliar Polocia Federal Polocia Federal

Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal, Delegacia de Entorpecentes e Fiscalização Fazendária apreendeu na madrugada deste último sábado dia (19) apreendeu duas armas na operação sendo que uma pertencia a um caminhoneiro Durval Borges da Silva, de Barro Duro (PI) e a outra pertencia ao vereador Nilo Fernandes de Araújo, o mesmo estava portando um revólver Tauros calibre 38 de seis tiros com 6 munições.

De : Carlos Lustosa Filho.

Entrevista Com a Vereadora Edith Alencar no Portal meionorte.com/agricolandia

27/09/2009 - 06h56min
ampliar vereadora edith alencar vereadora edith alencar

CONFIRA UMA SUPER ENTREVISTA COM A VEREADORA EDITH ALENCAR:

COLUNISTA: QUAL SUA METAS PARA O FUTURO E QUAIS AS SUAS CONQUISTAS ATE O PRESENTE MOMENTO?

-VEREADORA: Minhas metas são as mesmas, fiscalizar como tenho feito cobrar meus requerimentos, nem que seja na justiça, mais o prefeito vai ter que acatar e respeitar o meu trabalho como vereadora, e sobre as conquistas foram muitas, veja só as licitações as quais não aconteciam a 8 anos ninguém nem ouvia fala e hoje está acontecendo, o bolsa família agora quem recebe é os pobres e com aumento, que de fato é quem tem direito, lamentavelmente a mascara da administração passada esta no chão e todos vão ver.


COLUNISTA: NA SUA OPNIÃO AGRICOLÂNDIA ESTA SE REVOLUCIONANDO?

-VEREADORA: Claro, onde já se viu um vereador procurar contrariar o prefeito, a oposição está unida, estamos trabalhando e procurando nos aperfeiçoar nossos conhecimentos em cursos, eu e seu Manoel Roseno estamos sempre fazendo curso de gestão administrativa, de licitação e com um único objetivo de defender os recursos do povo que estão sendo jogados no lixo, lixo esse de Agricolândia que está valendo ouro. E o povo já não se deixa mais ser enganados facilmente, haja vista que as pessoas estão presente nas sessões e também os recursos da mídia e internet que vem ajudando muito o trabalho do vereador.

COLUNISTA: COM RELAÇÃO AO PROJETO DE INCENTIVO A EDUCACAO CRIADO POR VOCÊ, QUAL FOI A SUA REAÇÃO AO SABER QUE ESTAVA SENDO DENUNCIADA POR PROPAGANDA ELEITORAL EXTEPORANEA?

-VEREADORA: Meu projeto foi único e exclusivamente de motivar principalmente os jovens a estudarem, esperando que através de seus próprios méritos ganhassem brindes, os quais estava doando para cada unidade escolar um computador para o primeiro colocado, e uma bicicleta para o segundo colocado pois quando trabalhava no João Ferry alguns anos atrás doava caixas bombons de chocolate. Sobre o processo, eles pensão que sou candidata em 2010, todos sabem que em 2010 a eleição é para presidente, governadores, deputados, acredito eu que isso foi só uma maneira de tentar me intimidar, mais não vai ser fácil não, não estou com medo, e acredito na justiça, não matei e nem roubei e quem está com medo é essa administração de saqueadores, pois tenho muitas denúncias graves a fazer.

COLUNISTA: VOCE PRETENDE DISPUTAR ALGUM CARGO NAS ELEIÇÕES DE 2010?

-VEREADORA: Não

COLUNISTA: VEREADORA VOCE E CONHECIDA POR TER UM ASPECTO POLEMICO, ISSO ATRAPALHA OU VOCE CONSIDERA UMA QUALIDADE SUA?

-VEREADORA: Não me acho polemica, apenas não admito ninguém querer humilhar o povo, através de perseguição e usar a mentira como se todos nós fôssemos idiotas.

Tenho essa postura independente de está na política ou não, se é qualidade isso tem me ajudado e muito!


COLUNISTA: SEU SLOGAM É “ACREDITE NA FORÇA DA MULHER" PQ?

-VEREADORA: Eu nunca aceitei que a mulher é um sexo frágil, pelo o contrario, a mulher a cada dia vem mostrando o seu papel. Hoje ela se encontra está presente em todas as profissões e cargos. Sobre o slogan foi idéia de meu esposo, gostei, aprovei e aceitei e ACREDITE NA FORÇA DA MULHER.

COLUNISTA: COMO VOCÊ AVALIA A ADMINISTRACAO ATUAL?

-VEREADORA: Não tenho com avaliar, essa administração atual que você se refere é a mesma, e nada mudou.

COLUNISTA: POR VOCÊ SER VEREADORA DA OPOSIÇÃO DO PREFEITO VOCÊ SOFRE COM ALGUMA OPRESSAO POR PARTE DE COLEGAS DE BANCADA?

-VEREADORA: Não, nem na câmara e nem na prefeitura, ate por que faço por onde que todos me respeitem.

COLUNISTA: QUAIS OS PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS EM SER UM VEREADOR?

-VEREADORA: Negativo, infelizmente devidos alguns maus vereadores, o povo ainda rejeita os vereadores.

Negativo, conviver com algum vereador que diz que está defendendo o povo e só prensa em se próprio.

Positivo é ser reconhecido pela população pelo seu trabalho e ver o povo vibrar por nossa luta, isso vem me motivando a cada dia.

Positivo, sem sombra de duvida as portas se abriram para cursos, principalmente de gestão publica. Isso é bom, estou participando sempre que posso.


COLUNISTA: CONSIDERAÇÕES FINAIS.

-VEREADORA: Só tenho que agradecer ao povo de Agricolândia por acreditar no meu trabalho, e peço ao povo de Agricolândia, vão ate a câmara dos vereadores assistirem as sessões, pois só vocês podem nos ajudar pressionando e cobrando mudanças em prol de melhorias para nossa cidade.

WAN MOTOS, UMA EMPRESA DE SUCESSO.

26/09/2009 - 13h29min
ampliar wan motos wan motos

WAN MOTOS.
Wan Motos,  é uma empresa que vem se destacando com sucesso  no ramo de compra e vendas de motos novas e usada, de multimarcas, viste a loja do  Wan Motos, que temos  sempre uma condições que se reajusta com sua condição financeira, todas motos com garantias e revisadas.
Em Água Branca, com fone (86) 3282 1967 e 9989 5085

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Mesmo no Escuro, os Vereadores Trabalharam.

25/09/2009 - 21h50min
ampliar câmara dos vereadores câmara dos vereadores

Reunião da Câmara de Agricolândia Começa a Luz de Vela
Já virou rotina, quase todo dia o município vem enfrentando o problema da falta de energia, e hoje a reunião da Câmara Municipal começou a luz de vela pelo fato de não ter energia elétrica na cidade. Prevendo o problema os vereadores da situação levaram a Câmara Municipal um requerimento pedindo o aumento da capacidade de Rede de Energia Elétrica do município.
Foram colocados em votação o requerimento da vereadora Neuba (Criação do Conselho do Idoso),  (solicitação de copias Contratos de Prestadores de Serviço e das empresa que participaram das licitações) de autoria da vereadora Edith, ambos foram aprovados por unanimidade.
O vereador Manoel Roseno enviou requerimento pedindo ao prefeito o cumprimento da Lei Nº 9.452, relativo à transferência de recursos federais. Vereador Manoel Roseno pediu explicação ao vereador PC sobre a batida que deu no carro da câmara, o PC ficou calado e não se manifestou, Manoel Roseno relatou que essa situação é muito grave, trata-se de um patrimônio publico.  
Outro destaque da reunião foi à manifestação de desabafo do vereador Nilo, o mesmo relatou na tribuna que não está gostando da atitude do prefeito, que ainda é posição, mais estão tratando como se fosse da oposição. 

Prezada Amiga Edith Alencar, Um Feliz Aniversario

26/09/2009 - 05h20min
ampliar dep. federal julio cersar dep. federal julio cersar

Amiga Edith Alencar.


O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. Para alguém incomparável como você, desejo um dia inesquecível.Feliz Aniversário.


Dep. Julio Cérsar e Familia

Primeira Noite de Festejos Com Banda Tradição

24/09/2009 - 15h45min
ampliar festejo do buraco dágua festejo do buraco dágua

Ontem 23/09 na localidade Buraco Dágua, durante os festejos de Santa Teresinha teve inicio a programação festiva dos festejos da localidade e a Banda Tradição com sua atração espercial o  vocalista He-mem. Uma reclamação constante dos moradores é o caso da pouca iluminação no local tornando assim o bairro escuro, onde os mesmo vão levar a reclamação para a prefeitura ou Cepisa para que seja colocado iluminação.


 


fote 180graus/agricolandia

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Festejo de Santa Terezinha no Bairro Buraco Dágua

24/09/2009 - 15h36min
ampliar festejo do buraco dágua festejo do buraco dágua

Os festejos da localidade Buraco Dágua, no município de Agricolândia iniciou-se dia 23/09, pela manhã já teve a tradicional queima de fogos e café da manhã, a partir das 19:00h haverá celebração da palavra na igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus, os organizadores dos festejos construíram uma barraca para os mesmo venderem salgados, doces, etc, para ajudar nas despesas da paróquia. Também haverá a apresentação da Banda Tradição fazendo a abertura das festividades na localidade.


 


fote 180graus/agricolandia

Concurso 2009 do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

23/09/2009 - 12h15min
ampliar Concurso 2009 - IBGE Concurso 2009 - IBGE

Concurso do IBGE oferece (2) vagas para Agricolândia, confira.


Mais um concurso 2009 do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o senso de 2010, este concurso terá as inscrições abertas em 21 de setembro para seleção de 33.012 Agentes Censitários, de acordo com o Edital.


É preciso acessar o Edital antes de fazer a inscrição para entender o concurso e ler os requisitos básicos, datas, etapas, atribuições da função, etc.


O número de vagas, e os vencimentos mensais, todas as funções terão Auxilio Transporte e Alimentação, são assim dispostos de acordo com a função de Agente Censitátio:



  • - Administração 558 vagas e vencimentos de R$ 760,00;

  • - Informática 1.432 vagas e vencimentos de R$ 900,00;

  • - Municipal  6.722 vagas e vencimentos de R$ 1.150,00;

  • - Regional  400 vagas e vencimentos de R$ 1.600,00;

  • - Supervisor 23.900 vagas e vencimentos de R$ 900,00


O interessado deve acessar o site da organizadora www.cesgranrio.org.br/concursos para fazer a inscrição on-line no período de 00h de 21 de setembro até às 23h59m de 06 de outubro de 2009 e as taxas de inscrição será de acordo com a função que vai desempenhar: Administração de R$ 18,00; Regional R$ 30,00; Informática, Municipal, Supervisor R$ 22,00.


Para pedir a isenção da taxa, deverá dentro dos requisitos do capítulo 4.15 do Edital de 21 a 23 de setembro de 2009


INSCRIÇÕES PELA INTERNET


Ficha de Inscrição


Consulte o Edital de abertura em pdf


Quadro de vagas


Áreas de Trabalho


Polos de Provas


Perguntas Frequentes


Postos de Inscrição


Consulte o Quadro de vagas pelo Brasil


Em 06 de dezembro de 2009 está prevista a realização das provas objetivas e para saber o local, horário, confirmar o dia acesse o site da organizadora a partir de 23 de novembro de 2009.


Em busca de trabalho e um lugar ao Sol, Boa Sorte na caminhada deste.


Fonte: IBGE + CESGRANRIO


http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/ibge0509/ibge0509.html


 

Câmara aprova PEC dos Vereadores em segundo turno

23/09/2009 - 07h33min
ampliar PEC dos Vereadores PEC dos Vereadores


Há dúvidas, no entanto, se suplentes tomarão posse antes de 2010.


Projeto aumenta número de vereadores e reduz repasses.


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (22) por 380 votos a favor, 29 votos contra e duas abstenções, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta em cerca de 7 mil o número de vagas nas câmaras de vereadores em todo o país. O total de vagas nas câmaras irá de cerca de 52 mil para 59 mil. O projeto determina também a redução dos repasses de recursos para os legislativos municipais. Com a votação em segundo turno, a PEC poderá ser promulgada pelo Congresso, uma vez que já foi aprovada pelo Senado. 


 


Mais uma vez as galerias do plenário estavam lotadas de suplentes de vereadores de várias regiões do país. Eles viverão agora a expectativa sobre a posse. O texto da PEC determina que os efeitos da decisão são relativos a 2008, o que visa garantir a posse dos suplentes. 


Existem questionamentos jurídicos, no entanto, sobre a legalidade desta retroatividade. Após a aprovação em primeiro turno, ainda neste mês, os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, manifestaram dúvidas sobre a possibilidade da posse dos suplentes. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, já anunciou que acionará o STF caso a justiça eleitoral comece a dar posse aos suplentes. 


 


Opositor da PEC, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), enfatizou essa posição e classificou como “iludidos” os suplentes que acompanharam a sessão. “Os suplentes não tomarão posse. Esta eficácia produzirá efeitos para 2012, efetivamente. Esta minha posição foi ratificada pelo ministro Carlos Ayres Britto e também pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes”. 


 


O relator, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), subiu à tribuna e rebateu o petista e outros críticos da proposta. Ele afirmou que o Congresso tem a responsabilidade de fazer leis e cabe ao Judiciário apenas cumprir. “A legislação eleitoral quem faz é essa Casa, não é o TSE ou o Supremo. Essa emenda constitucional está acima de qualquer resolução do TSE”. 


Redução de repasse


 


A PEC trata também da redução de repasses para os legislativos municipais. Atualmente, o repasse de recursos dos municípios para as câmaras varia de 5% a 8% de acordo com o número de habitantes das cidades. Com a PEC, o repasse irá de 3,5% a 7%. O percentual se refere ao teto que pode ser repassado. Em alguns casos, as câmaras tem devolvido recursos ao caixa das prefeituras. 


A discussão sobre o repasse foi o que impediu a promulgação da PEC ainda em 2008, quando ela já tinha sido votada nas duas casas do Congresso. A proposta aprovada pela Câmara abrangia os dois temas, mas o Senado, no entanto, retirou do projeto a redução do repasse, deixando para análise em momento posterior. 


Como uma parte da PEC foi aprovada sem modificações, ela poderia ser promulgada parcialmente. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), no entanto, se recusou a assinar a promulgação por entender que os artigos estavam ligados e não poderiam ter sido desmembrados. Ele teve o respaldo da Mesa Diretora. A decisão foi mantida pelo novo presidente, Michel Temer (PMDB-SP). 


Garibaldi Alves (PMDB-RN), então na presidência do Senado, chegou a acionar o Supremo contra a Câmara. José Sarney (PMDB-AP), no entanto, desistiu do recurso e devolveu a proposta para a análise da Câmara. Já sob a presidência de Sarney, a questão do repasse foi aprovada pelo Senado e seguiu para a Câmara, onde foi apensada para tramitar junto com a proposta original. Na votação desta noite, os deputados aprovaram as duas medidas, o aumento do número de vagas e a redução do repasse.



Fonte: G1


http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1314378-5601,00-CAMARA+APROVA+PEC+DOS+VEREADORES+EM+SEGUNDO+TURNO.html

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Escolas terão de tocar Hino Nacional uma vez por semana

22/09/2009 - 18h05min
ampliar Hino Nacional Brasileiro Hino Nacional Brasileiro

A partir de hoje, as escolas de ensino fundamental públicas e privadas de todo o país passam a ser obrigadas a executar uma vez por semana o Hino Nacional. A lei, de autoria do deputado Lincoln Portela (PR-MG), foi sancionada ontem (21) pelo vice-presidente no exercício da Presidência, José Alencar.

A lei não prevê data e horário para a execução do hino, ficando a critério dos estabelecimentos de ensino. O projeto também não prevê punição a quem não cumprir a lei.

Tramitam em várias Assembleias Legislativas e Câmaras do país projeto de lei estabelecendo a obrigatoriedade. Com a sanção presidencial, a obrigatoriedade passa a valer automaticamente, sem necessidade de estar prevista em legislações estaduais ou municipais.

Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, uma resolução obrigando à execução do Hino Nacional foi publicada pela prefeitura em junho deste ano.

Em 1936, o governo Getúlio Vargas determinou pela primeira vez a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas públicas e privadas de todo o país. Em 1971, durante o regime militar, passou a vigorar lei que trata dos símbolos nacionais, também obrigando à execução do hino nas escolas durante o hasteamento da bandeira, mas ela não definia a frequência com que ele deveria ser cantado pelos alunos.

Com a sanção presidencial, à lei 5700/71 é acrescido parágrafo obrigando a que ocorra uma vez por semana. Havia outros projetos tratando da obrigatoriedade de execução do Hino Nacional tramitando no Congresso.

Herói

Alencar também sancionou lei inscrevendo o índio guarani gaúcho Sepé Tiaraju no Livro de Heróis da Pátria. Tiaraju nasceu em uma aldeia jesuíta dos Sete Povos das Missões, no RS, e tornou-se líder dos índios que atuaram contra as tropas luso-brasileira e espanhola na Guerra Guaranítica.

Ele foi considerado santo popular e virou personagem lendário registrado na literatura brasileira no romance "O Tempo e o Vento", de Erico Veríssimo; e no poema épico "O Uraguay", de Basílio da Gama. A data de seu nascimento é desconhecida, mas ele morreu em 1756 em uma emboscada

Entre os inscritos no Livro dos Heróis da Pátria estão Tiradentes, Zumbi dos Palmares e D. Pedro 1º, entre outros.

Alencar sancionou as duas leis em sua casa, em São Paulo. O presidente interino segue em tratamento no Hospital Sírio-Libanês.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u627357.shtml

SIMONE IGLESIAS
da Folha de S.Paulo

Projovem Adolescente Cria "Radio Amadora" em Agricolandia

22/09/2009 - 09h25min
ampliar projovem agricolandia projovem agricolandia

O Projovem adolescente do município, estreou no dia 16 de setembro em Agricolândia o Projeto "Rádio Amadora". Esse projeto conta com duas rádios permanentes sendo elas: Força Jovem e Jovens Aprendizes, e tem como objetivos; informar a população trazendo o noticiário da cidade e do mundo, entretenimento para os jovens estimulando assim a sua capacidade criativa.

A rádio acontecerá mensalmente na praça central ao lado do mercado público, todo esse projeto foi idealizado e desenvolvido pelos alunos do Projovem Adolescente em parceria com os profissionais do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.


 


fonte 180graus/agricolandia

DEPOIS DA FEIRA DE SABADO NO MERCADO, BAR DO RIVER!

21/09/2009 - 15h19min
ampliar bar do river no mercado bar do river no mercado

Depois da feira do mercado, o pointer de encontro dos amigos nas manhãs de sábados, é o Bar do River, em um dos Box do mercado municipal. Os amigos se divertem curtido uma boa musica, cerveja gelada, brejão, uma sinuca e também a presença de todos em uma harmonia de paz faz a diferença.
Não poderia deixar de ressaltar a carisma do proprietário “River” sempre com bom humor e muita paciência o qual o mesmo se diverte com seu trabalho.
Parabéns River.

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

O LIXO QUE VALE OURO

20/09/2009 - 09h01min
ampliar o lixo que vale ouro o lixo que vale ouro

A vereadora Edith Alencar e os vereadores Braga e Walter Alencar da oposição procuraram a redação do agricolandianews.com para mais uma vez denunciar um descaso da administração do Prefeito João de Deus, o que todos achavam que o lixo de Agricolândia não valia nada se encanaram, a prefeitura de Agricolândia pagou nestes últimos meses 22.500,00 (vinte e dois mil e quinhentos reais) por mês a uma empresa de Floriano-PI.


Com nome de LIMPECOL – Sandra M. S. Soares. Com CNPJ 05.154.678/0001-42 para fazer serviço de capina, roço manual e coleta de lixo na sede da cidade de Agricolândia conforme a nota fiscal nº 485 de 28 de janeiro de 2009.O mais inacreditável e absurdo, segundo os vereadores, é que toda Agricolândia sabe que a capina desde janeiro foi feita por uma pessoa, jogando veneno na cidade toda, contrariado assim todos os moradores da cidade e o que é pior, colocando as vidas das pessoas em risco.E quem recolhe o lixo da cidade é o caminhão da prefeitura e o trator, com combustível e motoristas pagos pela própria prefeitura, isso é um absurdo que estão fazendo com os recursos do povo.


Os vereadores não entendem por quer a prefeitura paga 22.500,00 para essa empresa LIMPECOL recolher o lixo, se é os próprios carros da prefeitura que colher o lixo da cidade. Sabemos que tem alguma coisa baixa ou baixinho e sujo acontecendo com o lixo de ouro de Agricolândia, relata os vereadores.


Na semana passada o caminhão e trator da prefeitura deixaram de recolher o lixo na cidade, e os defensores mais próximos da ala do prefeito e ex-prefeito andaram espalhando na cidade que os vereadores da oposição estavam impedidos o prefeito trabalhar, isso é um absurdo, o que nós vereadores estamos fazendo é não deixarem que desvie o dinheiro do povo, as licitações ninguém informa, ninguém sabe, é assim que trabalham toda equipe do prefeito, no escuro, declara os vereadores de oposição.


No ano de 2008 a prefeitura pagou quase 200.000,00(duzentos mil reais) a empresa para recolher lixo na cidade, isso mesmo meu povo, está tudo nos balancetes da prefeitura de Agricolândia, por isso o prefeito está tentando de tudo não deixar outras empresa participarem da carta convite nº 012/2009 que era para acontecer dia 14/09/09 as 10:00  horas, que tem por objetivo a contratação de empresa para realização dos serviços de coleta de lixo, de entulho, limpeza urbana e capina nas ruas de Agricolândia, e foi adiada pela segunda vez e as explicações são inexistente, segundo os vereadores, à mais de 8 anos não havia licitação na sede da prefeitura, só agora depois das denúncias e a fiscalização dos verdadeiros vereadores, o prefeito João de Deus, trocou pela terceira vez neste ano o presidente da comissão de licitação, e contratou uma pessoa para dar suporte técnico.


Ai sim, no mês de setembro aconteceu uma “inédita licitação” na sede da prefeitura de Agricolândia, essa é uma de muitas vitorias que viram para defender os recursos do povo, comemoram os vereadores. Os vereadores procuraram o prefeito João de Deus, ninguém sabe ninguém viu e na prefeitura ele não aparece, e segundo os vereadores marcaram um encontro com o prefeito em Teresina e o mesmo não apareceu.


Tornando assim impossível resolver de forma passiva alguns problemas emergentes de Agricolândia.


Por: C.Alves

zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Cenário é promissor para quem quer estudar matemática

20/09/2009 - 08h28min
ampliar matematica uma area promissora matematica uma area promissora


Profissionais são procurados tanto na sala de aula quanto no mercado.
Formação forte e dedicação são pré-requisitos para o sucesso.

O cenário profissional dos matemáticos é bastante promissor, segundo especialistas ouvidos pelo G1. A graduação em matemática e o campo de trabalho de quem gosta da disciplina são o tema do Guia de Carreiras do G1 desta quarta-feira (9). Tanto na atuação tradicional em sala de aula quanto no estudo de riscos financeiros ou de processos industriais, há a necessidade de matemáticos. Mas, para isso, boa formação é fundamental.

“A matemática tem certa semelhança com medicina, pois o médico, mesmo depois de seis anos de estudo universitário, ao concluir e receber seu diploma, ainda precisa realizar a residência”, explica o professor João Lucas Barbosa, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). “No caso do matemático, sua formação só se completa com o doutorado.”

E a trajetória até a pós-graduação é bastante árida. Já nos primeiros anos da faculdade, o estudante enfrenta diversas disciplinas de cálculo, álgebra, geometria, além de disciplinas de probabilidade e estatística e computação. Mas, diferentemente do que se imagina, não é necessário inteligência fora do comum para fazer o curso.

“Para ser bem sucedido na matemática é preciso ser medianamente inteligente, gostar de matemática e ser trabalhador, que é a condição mais importante”, afirma Barbosa.

“Amor à matemática e dom não são suficientes. Muito aluno pode não vingar, porque não deu o sangue. Estudar matemática exige demais. É necessário um tempo de aprendizado solitário e só depois tem a discussão com os colegas”, concorda o diretor do Instituto de Matemática da Universidade de São Paulo (IME – USP), Paulo Domingos Cordaro.

Tipos de cursos

Existem alguns tipos de graduações que levam “matemática” no nome. O Conselho Nacional de Educação recomenda que o tempo mínimo para conclusão seja de 3 a 4 anos. A que mais se diferencia é a licenciatura em matemática, voltada para formar professores para o ensino fundamental e médio. Para cursá-la, além de gostar de matemática, o estudante deve ter vontade de lecionar.

Quem optar pela docência no ensino fundamental e médio não deve enfrentar desemprego, já que existe uma demanda muito grande por professores. Mas os salários não são tão atrativos e variam muito conforme a região e o tipo de escola (particular ou pública). Tramita no Congresso um projeto de lei para criar um piso salarial para o professor que prevê remuneração mínima de R$ 950 para 40 horas semanais.
Foto: Reprodução/Reprodução

Para a formação de professores de matemática, existem 592 cursos no país de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC) referentes a 2006.

Bacharelados

Existem também 79 bacharelados de matemática no país, que pretendem formar pesquisadores e profissionais. Entre estes cursos, há alguns tipos: como o de matemática aplicada, o de matemática computacional (relacionada à informática) ou o de matemática industrial.

No IME, na USP, por exemplo, há o curso de matemática pura, o de matemática aplicada e o de matemática aplicada e computacional. De acordo com Cordaro, o terceiro curso é o que libera mais graduados para a indústria e iniciativa privada. Já a matemática pura é o mais teórico e a aplicada, um meio termo.

Qual curso escolher

Se você gosta de exatas e não tem certeza de qual curso fazer na faculdade, pense nas suas aptidões. Se você gosta de pensar abstratamente, sua vocação pode estar relacionada com a matemática. Gosta você gosta de experimentos e aplicação, pode procurar a física. Se gosta de computação, pode procurar a matemática computacional.
Se você pelo menos tem a noção de que quer exatas, pode se beneficiar com o que fazem diversas instituições. Elas fornecem um ciclo básico, comum para todas as variações de cursos. Informe-se na instituição de seu interesse.

Leia mais notícias de Vestibular e Educação

Representante da Oi Participa de Audiência em Agricolândia

18/09/2009 - 11h59min
ampliar Operadora - Oi Operadora - Oi


Em atendimento ao requerimento do vereador Manoel Roseno (PT), foi realizado uma audiência pública na câmara municipal de Agricolândia, o Presidente convocou o Presidente da Oi Telefônica para a que o mesmo em seu discurso falou dos serviços de telefonia ofertados no município em seguida respondeu as perguntas dos presentes na reunião, também recebeu alguns abaixo assinados da população fazendo reinvidicação de moradores do Residencial Novo Horizonte, Vila Vitém, Tamboril e rua João de Sousa Barros.


Fonte e Fotos: 180graus


zMAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

EnqueteVocê é a favor ou contra da Lei da Ficha Limpa para nosso municipio. Vote SIM P/ a favor e NÃO P/ contra.

Auditado por Google Analytics